Em preparação para a Operação Chuva 2024, Codesal realiza simulados de evacuação em áreas de risco
Ação tem o objetivo de avaliar, em tempo real, o processo de remoção das pessoas das regiões consideradas perigosas
Em preparação para a Operação Chuva 2024, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) iniciará, neste sábado (20), a realização de simulados de evacuação de áreas de risco. Neste primeiro momento, as comunidades de Vila Picasso, na Capelinha, e Voluntários da Pátria, ambas no Lobato, receberão a ação, que tem como objetivo avaliar, em tempo real, o processo de remoção das pessoas das áreas consideradas perigosas e preparar a comunidade para atuar em uma possível evacuação em períodos de intensa chuva. A atividade ocorerá de forma simultânea às 9h nas duas comunidades.
Ao Portal M!, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, explicou que os simulados são realizados todos os anos nas 14 comunidades que contam com o sistema de Alerta e Alarme da Codesal. Segundo ele, a ação é promovida não apenas com o objetivo de orientar a população, mas também de preparar as equipes que atuam no auxílio aos moradores das áreas de risco.
“A gente forma e capacita moradores de outras áreas de risco por meio dos núcleos comunitários da Defesa Civil, e as nossas crianças por meio do programa de Defesa Civil nas escolas da rede municipal. Mas naquelas localidades que têm os sistemas de alerta e alarme, as sirenes, nós fazemos esses simulados, não só para orientar a população, mas também para orientar os pares, ou seja, as equipes das secretarias e órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, o SMPDC”, explicou.
Macêdo acrescentou que será realizada agora a primeira edição dos simulados de 2024 justamente com essa finalidade e até o início da Operação Chuva, em abril, serão executadas as demais. Ainda segundo o gestor, os simulados deverão ter um intervalo em função do Carnaval, mas devem ser retomados logo após a festa.
Conforme o diretor-geral, os simulados contam com a presença das equipes de engenheiros e de articulação comunitária, que podem dar as orientações. “Fazemos o envio do SMS para a população, informando do acionamento da sirene. Depois disso, a gente faz também o teste sonoro, fazemos a ligação do próprio Centro de Monitoramento, o Cemadec, lá da sede da Codesal, e também o uso de megafones com as equipes de campo”, completou.
Durante o simulado e após o toque das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, os moradores são orientados a deixar suas casas e se dirigir para abrigos instalados em escolas da rede de ensino do municipío previamente escolhidas.
“Nós levamos as pessoas para as escolas, que já são previamente orientadas nesses simulados. As pessoas já sabem quais são as escolas que são os abrigos temporários, então elas se deslocam para lá, onde passarão por palestra, orientações, não só pelas equipes da Codesal, mas também da Secretaria de Promoção Social, Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação e outras que fazem parte desse processo”, complementou Sosthenes Macêdo.
Sistema previne tragédias
Realizada anualmente entre março a junho, quando são registrados os maiores volumes de precipitações na capital, a Operação Chuva adota ações de prevenção e de resposta implementadas pela Prefeitura de Salvador por meio do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC).
Nas últimas três operações, não foram registradas ocorrências fatais em decorrência das chuvas graças às atividades preventivas realizadas ao longo do ano nas comunidades situadas em áreas de risco. O procedimento evitou a perda de vidas.
Ainda conforme o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, “a pronta atuação dos órgãos do SMPDC tem permitido apresentar respostas imediatas às principais demandas e garantir a segurança da população sem o registro ocorrências graves”.
Durante a fase preparatória, são intensificadas as vistorias técnicas, principalmente em áreas de encostas suscetíveis à deslizamentos de terra. Entre as ações preventivas, a Defesa Civil de Salvador, em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), aplica lona plástica para impermeabilização de terrenos de encostas.
Além disso, as equipes da Limpurb realizaram serviços de capinação, roçagem, retirada de entulho, remoção de terra, lixo e limpeza de valetas.
A aplicação de geomantas em áreas de risco integra também a estratégia de ações preventivas desenvolvidas pela Codesal como preparativo para a Operação Chuva.
A manutenção da rede de micro e macrodrenagem, realizada pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), está no escopo de ações contínuas.
Já o setor de Atendimento a Comunidades em Áreas de Risco da Codesal realiza o cadastro de pessoas pleiteando benefícios eventuais, como auxílio-moradia e auxílio-emergência encaminhados à Sempre para análise.
Confira programação de simulados
Dia 20/1: Vila Picasso (Capelinha de São Caetano) e Voluntários da Pátria (Lobato).
Dia 24/2: Irmã Dulce (Cajazeiras V) e Mangabeira (Cajazeiras VIII).
Dia 2/3: Bom Juá, Calabetão e Mamede (Alto da Terezinha).
Dia 9/3: Moscou I e II e Creche (Castelo Branco).
Dia 16/3: Mangueira, Olaria e Bosque Real (Sete de Abril).
Dia 23/3: Baixa do Cacau (Lobato/São Caetano) e Vila Sabiá (Calçada).
Leia também:
Enem dos Concursos: ministério da Gestão diz não haver ‘mudança drástica’ nas provas
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional