“É uma loucura pensar em reprovação, stricto sensu, em um ano como esse”, diz Paulo Nacif

Presidente do Conselho Estadual de Educação disse ao Portal M! que grande parcela das escolas atingiram a meta das 800 horas anuais


Vixe d-flex me-2
redacao 26/11/2020 14:05 Cidades

Paulo Gabriel Nacif, presidente do Conselho Estadual de Educação disse em entrevista ao editor-chefe do Portal M! e colunista do jornal A Tarde, Osvaldo Lyra, que o objetivo do setor educacional, afetado pela pandemia da Covid-19, é integralizar a carga horária mínima e reorganizar o calendário escolar do ano letivo de 2020.

Segundo o educador, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira estabelece que o calendário escolar tenha 200 dias letivos, no mínimo, e 800 horas anuais. Com a pandemia, o Conselho Estadual de Educação flexibilizou o calendário desobrigando os 200 dias letivos, mantendo as 800 horas no ano.

“Quando a gente autorizou que as escolas desenvolvessem atividades remotas, as escolas, então, começaram a contabilizar de diferentes maneiras essas 800 horas, num processo de integração com as famílias. Eram aulas digitais, atividades, exercícios enviados às vezes de forma analógica ou também digital, leituras… As escolas estão completando as 800 horas e com isso elas precisam de autorização para decretarem o fim do ano letivo. Então, o que o Conselho fez ao baixar essa resolução de validação é dizer ‘olha, você está dizendo para mim que você cumpriu as 800 horas’. Você pode encerrar o ano, mas a gente quer que você apresente um relatório ao Conselho Escolar, que você dialogue com os pais mostrando o que você vez, que você faça uma ata com essa reunião com os pais, com a comunidade escolar e mande para o Conselho”, ressaltou.

Nacif também afirmou que o Conselho irá sortear 150 escolas da Bahia “para averiguar detalhadamente como essas atividades foram desenvolvidas”, para dar segurança às famílias de que as atividades foram desenvolvidas de forma satisfatória.

“Resumindo, as escolas foram autorizadas a considerar o ano letivo completo quando atingissem 800 horas. Elas atingiram, grande parcela das escolas está atingindo essas 800 horas. Agora nós estamos dirigindo para validar essas horas que elas preencham essas etapas que estão na nossa resolução de validação de regime especial”, completou.

E com as mudanças em decorrência da pandemia, a média escolar foi modificada também para tentar penalizar menos os alunos e evitar a reprovação.

“É uma loucura pensar em reprovação, stricto sensu, em um ano como esse. É claro que se um aluno está em uma escola, a escola manda atividade, ele não apareceu nas atividades remotas, ele não desenvolveu as atividades que foram pedidas… Esse aluno não é nem que ele seja reprovado. Por algum caso ele evadiu e é razoável que esse aluno seja retido naquele ano que ele estava. Mas se o aluno minimamente participou, buscou interagir, buscou se integrar às atividades remotas, é uma maldade se falar em retenção de um aluno como esse. Eu acho que a gente tem que falar em progressão mesmo, considerando as circunstâncias e vendo o esforço do aluno. Uma coisa é um aluno que desapareceu, nem esteve lá. Mas se o aluno mostrou esforço, caramba, vamos combinar”.

Para 2021, Paulo afirma que haverá um processo de junção dos anos letivos, em três casos eventuais.

“O primeiro, as escolas que estão encerrando o ano porque cumpriram as 800 horas. Eu tenho o caso das escolas da rede estadual, que vão continuar o ano de 2020, na hora que acabar o ano de 2020, os alunos irão progredir para o ano de 2021 sem nenhuma integração de anos. E o terceiro caso é que você estabeleça um ciclo, você pegue os assuntos, as competências e habilidades que deveriam ser desenvolvidas em um ano e no outro e junte tudo, estabelecendo algumas prioridades de assuntos, de competências e habilidades para que aqueles alunos possam fazer dois anos em um, na prática isso, ou um ano e meio”, declarou.

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional