É consenso entre associações de blocos, trios e camarotes que mudança do circuito do Carnaval não deve acontecer em 2023

Entidades, no entanto, aprovam a mudança em outro período


Vixe d-flex me-2
Bruno Brito 02/08/2022 15:13 Cidades

O único consenso a cerca da mudança ou permanência do Carnaval no circuito Barra-Ondina é sobre a data. Representantes de entidades ligadas à festa acham precipitada uma decisão para 2023. Se houver mudança, eles pedem que seja a partir de 2024. 

Segundo o presidente do Conselho do Carnaval (Comcar), Joaquim Nery, em uma carta assinada por Associações de Blocos, Trios e Camarotes entregue à entidade, eles alegam que o tempo para o Carnaval é muito curto e que não existe tempo suficiente para a mudança. As entidades que fizeram a carta são aquelas que tem blocos e camarotes relacionados ao Carnaval Barra/Ondina: Associação dos Blocos Alternativos (ABA), Associação dos Blocos da Barra (ABB), Associação Baiana dos Blocos Carnavalescos com Trio (ABT) e pela Associação Baiana dos Camarotes (ABC).

“Eles alegam que o tempo para o Carnaval já é muito curto e que não existe tempo suficiente, para planejar e executar uma mudança tão brusca em um Carnaval tão importante, como será o de 2023, por conta de dois anos de pandemia da Covid-19. Não é o único motivo colocado, mas é o principal. É impossível até se discutir um novo projeto em virtude do pouco tempo que existe para o Carnaval”, disse.

Segundo Nery, mesmo que haja tempo para mudar a estrutura, não haveria tempo suficiente para “convencer as pessoas, a opinião pública, de que seria uma alternativa melhor para o Carnaval de Salvador”, apontou.

 “Se a gente parte do princípio que, não haveria tempo hábil suficiente e não seria interessante mudar o Carnaval para 2023, isso deixa de ser uma prioridade emergencial. Mas, existe um layout feito para o desfile no circuito da Orla e a partir desse layout, deverão existir reuniões técnicas com órgãos ligados ao desfile como um todo, de trânsito, segurança pública, para que possam opinar”, completou.

De acordo com o presidente da Associação Baiana de Camarotes (ABC), Alex Amaral, existe uma preocupação com a mudança já em 2023. Isso porque, já houve a venda de ingressos a edição do ano que vem, além de alugueis de apartamentos e pontos, que inviabilizam uma mudança repentina.

“A gente não é contrário à mudança, a gente é contrário à mudança em curso. Já temos ingresso vendidos, ponto alugado, apartamento alugamento, hotel vendido, a gente entende que essa urgência não tem sentido, é apenas isso. Temos venda de ingresso desde o Carnaval de 2021, pouquíssimos clientes desistiram e temos o compromisso de entregar no endereço que a gente vendeu”, explicou.

Sobre a possibilidade de mudança, Alex acredita que é possível, mas que é necessário que a obra de revitalização prevista para ocorrer na Boca do Rio esteja pronta. “O Carnaval é mutável, agora a Associação entende que precisamos testar, precisamos que a obra de revitalização esteja pronta. É possível que mude, é possível, mas precisamos estudar um pouco mais”. O presidente da ABC também sugeriu a realização de um evento-teste na Boca do Rio.

Já a presidente da Associação de Blocos Alternativos (ABA) afirmou que durante a reunião houve a decisão de aguardar o acompanhamento do projeto em agosto e, a partir disso, é que seria analisado se o projeto é viável ou não para 2023.

“A gente precisa ser apresentada ao projeto, ninguém o viu. Na reunião decidimos que íamos ver o projeto que será apresentado em agosto, e que em setembro tomaríamos uma posição. Claro que achamos que para 2023 poderá estar muito em cima, mas não está batido o martelo”.

Mudança positiva

Na avaliação do business de trio elétrico, Beto Ramos, que disponibiliza trios para o bloco “As Muquiranas” e para artistas como Ivete Sangalo, a possível mudança para a região da Boca do Rio seria positiva porque a Barra já não suporta o tamanho da festa.

“Recebi a notícia sem muito espanto, porque está ficando inviável o Carnaval apenas na Barra, porque o Carnaval da Avenida, praticamente, acabou. Todas as atrações desceram e inchou o Carnaval da Barra e ali não suporta mais a quantidade de gente. Eu acho, inclusive, que a região da Boca do Rio é mais arejada, de fácil acesso, já acontece a festa de Réveillon e é um sucesso. Concordo plenamente”, disse.

Enquanto empresário do ramo de trios elétricos, Beto acredita que a mudança seria benéfica, inclusive, por conta do trajeto feito pelos veículos. “Em relação aos trios elétricos, não afeta em nada. Na verdade, acho que um circuito na Boca do Rio seria até mais tranquilo para trio elétrico, do que por exemplo, a subida do Cristo, que é uma subida perigosa. Acho que a mudança seria benéfica sim”, explicou.

Por fim, o empresário apontou que toda mudança é bem-vinda e lembrou de discussões anteriores envolvendo a mudança do circuito do Carnaval para a Barra/Ondina, que acabou sendo abraçada pela população.

“Toda mudança é bem-vinda, acho que vai beneficiar, sim, a todos do Carnaval. Inclusive, quando se criou o Barra/Ondina era Ondina/Barra, muito se criticou, mas algumas pessoas apostaram como Jorge Roque, do bloco ‘Brothers’ e Israel Isaque foram os primeiros a apostar, e em seguida, todo mundo veio descendo. Acredito que na Boca do Rio seria assim e beneficiaria todos do Carnaval”, concluiu. 

Tags


home

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional