DPU na Bahia ajuíza ação de medicamentos para doença renal pelo SUS
O objetivo é fazer constar que drogas estejam em valor compatível com o mercado
A Defensoria Pública da União (DPU) em Salvador ajuizou uma ação civil pública, com pedido de tutela de urgência, para que a União promova, no prazo de 60 dias, a atualização da Diretriz Diagnóstica Terapêutica (DDT) nos tratamento do câncer renal. O fato ocorreu na última terça-feira (25).
O objetivo é fazer constar o cloridrato de pazopanibe e o malato de sunitinibe, cujos nomes comerciais são Votrient e Sustent, na Tabela de Procedimentos, Medicamentos e Órteses/Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS), em valor compatível com o mercado.
Por meio da Portaria nº 91, em dezembro de 2018, o Ministério da Saúde resolveu incorporar o cloridrato de pazopanibe e o malato de sunitinibe para o tratamento de carcinoma renal metastático no âmbito SUS, destacando, na época, que o prazo máximo para efetivar a oferta seria de 180 dias.
A inclusão foi amparada em Relatório de Recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC), que concluiu pela eficácia, acurácia, custo-efetividade e segurança da tecnologia.
As substâncias seriam capazes de inibir o crescimento tumoral, causar regressão tumoral, inibir a angiogênese patológica e a progressão metastática.
O Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde não costumam disponibilizar diretamente medicamentos contra o câncer.
Em regra, os fármacos oncológicos são cadastrados em um sistema, cabendo aos hospitais habilitados em Oncologia pelo SUS, públicos ou privados, adquiri-los e fornecê-los aos pacientes, mediante posterior ressarcimento, a cargo do ministério.
De acordo com o defensor regional de Direitos Humanos, Vladimir Correia, mesmo com a incorporação formalizada por portaria, o Ministério da Saúde ainda não teria feito a atualização das diretrizes terapêuticas para tratamento do câncer renal, de forma a permitir que as unidades ou centros oncológicos pudessem efetivar a oferta no âmbito do SUS.
De acordo com ele, a DPU continuou recebendo demandas individuais de pacientes oncológicos que tinham indicação de uso dessas substâncias para tratamento do câncer renal.
Em dezembro do ano passado, a instituição enviou ofício para buscar informações acerca do fluxo de fornecimento, tendo a pasta pontuado que “a inclusão de um novo procedimento de quimioterapia paliativa de carcinoma de células renais avançado na Tabela do SUS ou o ajuste do valor do procedimento existente será efetivado tão logo as DDT estejam atualizadas e publicadas e haja disponibilidade ?nanceira do Ministério da Saúde para viabilizar tais medidas”.
Para tentar minimizar a espera dos doentes renais, Correia e o defensor federal, André Porciúncula, que atua na área cível e nas demandas individuais de Saúde, ajuizaram a ação.
De acordo com a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnoligias no SUS (CONITEC), no Brasil, o câncer renal é o sétimo câncer mais comum em homens e o nono mais comum em mulheres.
A incidência ao redor do mundo tem sido de aproximadamente 209 mil novos casos por ano e 102 mil mortes por ano. Dados mais recentes da comissão apontam que a incidência tem aumentado 2% anualmente.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional