Defesa Civil realizou simulados de evacuação em três comunidades em áreas de risco de Salvador

Atividades foram realizadas simultâneamente no Mamede e em localidades do Bom Juá e do Calabetão


Vixe d-flex me-2
redacao 03/03/2024 11:30 Cidades

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou, na manhã do sábado (2), mais um conjunto de simulados para a evacuação de moradores em três comunidades localizadas em áreas de risco da capital baiana. As atividades foram realizadas simultâneamente no Mamede, que fica no bairro de Alto da Terezinha; e em localidades do Bom Juá e do Calabetão.

O ciclo de simulados de evacuação faz parte do planejamento preventivo da Codesal para a Operação Chuva, e ocorre nos finais de semana de janeiro a março de cada ano, antecipando o período de chuvas mais intensas na capital baiana, a partir de abril. Ao todo, 14 localidades em áreas de risco da cidade recebem essas atividades.

Ao longo deste ano, a Codesal já passou pelas localidades de Vila Picasso (Capelinha de São Caetano), Voluntários da Pátria (Lobato), Irmã Dulce (Cajazeiras V) e Mangabeira (Cajazeiras VIII). No próximo dia 16 de março, o órgão vai estar nas localidades de Mangueira, Olaria e Bosque Real (Sete de Abril). Já no dia 23 do mesmo mês, na Baixa do Cacau (Lobato/São Caetano) e na Vila Sabiá (Calçada).

Os simulados são exercícios práticos que promovem a capacitação das comunidades para enfrentar um caso de acionamento real das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme da Codesal. Elas são controladas pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), e são disparadas em caso de chuvas intensas numa mesma região e um acumulado maior do que 150mm em 72 horas.

As sirenes tocaram simultaneamente nas três localidades às 9 horas. A partir disso, os técnicos da Codesal e os voluntários entraram em campo para realizar o simulado de evacuação dos moradores e convocá-los por um megafone, avisando que se tratava de um exercício que é importante para a comunidade.

Guiados pelos técnicos e voluntários, os moradores participantes se deslocaram através dos caminhos considerados mais seguros até escolas municipais próximas que, em caso de emergência real, estão preparadas para servirem de abrigos. No Mamede, é a Escola Municipal Santa Terezinha; no Bom Juá, a Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães; e no Calabetão, a Escola Municipal Leovícia Andrade.

Também participaram agentes das secretarias municipais de Educação (Smed), de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Promoção Social (Sempre), integrantes das Gerências Regionais de Educação (GRE) do São Caetano, do Cabula e do Subúrbio I, voluntários formados pela Codesal e lideranças emergentes dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).

Objetivos

Dentre os objetivos dos simulados, estão a avaliação da eficiência do plano de evacuação, avaliação das rotas de fuga seguras, além da apresentação do equipamento público que servirá de abrigo na época de chuva e o que cada cidadão precisa fazer em casos de acionamento durante o período de chuvas. De acordo com a subcoordenadora da Codesal, Fabiana Santana, os simulados também mostram quais serviços são oferecidos nesses abrigos em caso de uma emergência.

“É um exercício prático que faz com que a comunidade treine a saída dos seus imóveis numa situação de evacuação real. A gente sabe que, durante a Operação Chuva, existem muitas possibilidades de acionamento da sirene e a gente precisa que os moradores já saibam exatamente o que fazer”, disse.

Ela ressaltou que a participação da comunidade é imprescindível: “Quanto mais pessoas participarem, melhor. Até mesmo as pessoas que não moram na área de risco precisam saber orientar e auxiliar os vizinhos e demais moradores, que por muitas vezes têm filhos, idosos e animais de estimação. A gente precisa que toda comunidade se envolva com essa atividade”, reforça.

 

Leia também:

Projeto ParaPraia acontece em Ondina neste domingo

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional