D. Sergio da Rocha preside missa em memória de D. Lucas Neves nesta quinta

Celebração marca momento histórico para a Arquidiocese de Salvador


Vixe d-flex me-2
Ana Paula Ramos 08/09/2022 07:00 Cidades

A Arquidiocese de Salvador, a primeira do país, celebra nesta quinta-feira (8) a memória de dois arcebispos que viveram e morreram em terras baianas: cardeal D. Lucas Moreira Neves e D.  Sebastião Monteiro da Vide, mortos há 20 e há 300 anos, respectivamente.

A missa em memória deles será celebrada pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal D. Sergio da Rocha, às 16h, na Catedral Basílica (Terreiro de Jesus), onde estão sepultados os restos mortais de D. Lucas.

Embora tenham pastoreado a Arquidiocese de Salvador em períodos diferentes (D. Sebastião de 1701 a 1722; e D. Lucas de 1987 a 1998), os dois marcaram a história do povo brasileiro, mas, sobretudo, dos baianos. 

 

Sobre D. Lucas Moreira Neves

Nomeado pelo então papa João Paulo II como o 25º Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, sucedendo o cardeal D. Avelar Brandão Vilela, em 9 de julho de 1987, D.  Frei Lucas Moreira Neves foi elevado ao cardinalato em 1988 e iniciou um trabalho intenso.

Entre as atividades pastorais e administrativas, o cardeal erigiu as paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Mata Escura), Santa Mônica (Cajazeiras), São Cristóvão (São Cristóvão), Santa Rosa de Lima (Stiep), São Lucas Evangelista (Marechal Rondon), Sagrada Família (Nova Brasília de Itapuã), Nossa Senhora Aparecida e Santa Catarina de Sena (Itinga), Nossa Senhora Mãe da Igreja (Plataforma), Santa Teresinha, Doutora da Igreja (Alto da Teresinha) e Santa Clara (Águas Claras).

Dom Lucas ordenou mais de 40 sacerdotes; construiu o edifício da Rádio Excelsior da Bahia; instituiu a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela; concluiu a construção do novo pavilhão do Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Itapuã, e reformou o antigo; apoiou as obras de reforma e novas construções da Casa do Padre e do campus da Universidade Católica do Salvador (UCSal). 

O cardeal foi o responsável por dinamizar a Caminhada Penitencial dos Mares ao Bonfim, na Quaresma, bem como a Procissão de Ramos, da Piedade à Praça Municipal. D. Lucas presidiu a ordenação e a apresentação de quatro novos bispos auxiliares da Arquidiocese de Salvador: D. José Carlos Melo, D. José Antônio Aparecido Tosi Marques, D. Gílio Felício e D. Walmor Oliveira de Azevedo.

Após quase 11 anos de ministério episcopal na Bahia, o papa João Paulo II o nomeou como Pprefeito da Congregação para os Bispos, em 25 de junho de 1988, no Vaticano. Dois anos mais tarde, quando também exercia a função de presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina, por motivos de saúde, ao completar 75 anos, o cardeal apresentou o pedido de renúncia, que foi aceito em 16 de setembro de 2000.

D. Lucas morreu em 8 de setembro de 2002. A missa de corpo presente foi celebrada em 11 de setembro, na Basílica de São Pedro, em Roma, presidida pelo então papa João Paulo II e concelebrada por mais de 30 cardeais, entre eles Joseph Ratzinger, que mais tarde seria nomeado papa Bento XVI.

Logo após as cerimônias fúnebres, em Roma, o corpo de D. Lucas seguiu para o Brasil, sendo recebido em 14 de setembro em Salvador, seguindo para a cidade natal do prelado, São João d’El Rei, em Minas Gerais, onde foi celebrada mais uma missa exequial.

Após retornar para a capital baiana, o corpo do cardeal foi sepultado e 16 de setembro, data em que completaria 77 anos, na Catedral Basílica.

 

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional