Coordenação de Educação Escolar Indígena empossa coordenadora
O cargo é exclusivamente ocupado por indígenas e garante a gestão do sistema de educação escolar
Através de ato publicado no Diário Oficial do Estado, na última sexta-feira (11), a Coordenação de Educação Escolar Indígena, da Diretoria de Educação e suas modalidades, da Superintendência de Políticas para a Educação Básica, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia nomeou sua nova gestora, a professora Adenilza Kiriri.
O cargo, desde a sua criação, é exclusivamente ocupado por indígenas e garante a gestão do sistema de educação escolar indígena nos aspectos pedagógicos e administrativos. A nova coordenadora mora na aldeia Baixa da Cangalha, é militante do movimento indígena desde 1996 e participa ativamente da luta em defesa dos direitos indígenas, incluindo a educação pública, de qualidade e com diversidade cultural.
Adenilza é licenciada em Letras (Faculdade Dom Luiz de Bragança) e em Pedagogia Indígena (LICEEI- Universidade do Estado da Bahia Uneb/Paulo Afonso) e é professora indígena do ensino médio no Colégio Estadual Indígena kiriri Indio Feliz, no Território kiriri, aldeia Cajazeiras, Alto da Jurema, Banzaê, Bahia. Ela é bolsista do programa “Saberes indígenas”, orientadora e pesquisadora do Centro de Pesquisa Opará da Uneb, Campus VIII. Na comunidade da aldeia de Araças, ela atua como secretária da Associação Nossa Senhora Rainha da Paz.
Adenilza destaca o papel da coordenação na valorização das tradições culturais indígenas, respeitando a diversidade de cada povo. “Nossa prioridade é levantar todas as ações realizadas, pontuar as questões pertinentes na parte pedagógica e administrativa para acompanhar e coordenar as questões que são prioridades nas unidades escolares junto aos gestores e coordenadores.” afirmou. Dentre as propostas de sua gestão estão: valorizar programas educacionais para os estudantes em todos os segmentos, apoiar os estudantes universitários, promover cursos de formação e capacitação para professores, dialogar com o movimento indígena, governos municipais e estadual, criar estratégias para melhor desenvolver o compromisso com o trabalho.
Desafios na pandemia
Atualmente, na Bahia, a Educação Escolar Indígena é desenvolvida em 103 espaços escolares e 48 salas anexas e contempla 6.961 estudantes de 15 etnias que habitam em 130 comunidades indígenas.
A nova gestora da Coordenação de Educação Escolar Indígena apontou os desafios impostos no contexto da pandemia da Covid 19. “Causou um grande impacto no processo administrativo e pedagógico das escolas indígenas, é um desafio desenvolver um trabalho de forma remota nas comunidades de povos tradicionais, enfrentar o distanciamento social dentro da realidade indígena é um diferencial que estamos nos adaptando. O trabalho vem sendo realizado com a entrega de material impresso, é um grande desafio o acesso às novas tecnologias por parte dos estudantes e gestores. Estamos lutando para que o nosso acesso às tecnologias e ao transporte escolar melhore nesse momento de pandemia”, declarou.
Sobre as ações de inclusão digital da Secretaria Estadual de Educação, Adenilza informou que o acesso à internet nas escolas está sendo suprido, mas ainda não é 100% para todos os profissionais e estudantes da rede, apesar do empenho pela melhoria por parte do governo estadual. Ela ressalta que a dificuldade é a distância entre as aldeias e as unidades escolares, além do transporte escolar que é insuficiente para o atendimento de toda demanda com mais eficácia, devido ao deslocamento dos estudantes das residências até as escolas.
*O texto é uma colaboração da jornalista e assistente social Cláudia Correia
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional