Colônia de Pescadores no Rio Vermelho será reconstruída com base em projeto moderno
A previsão de entrega da obra, que começa logo após a Festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro
A Colônia de Pescadores do Rio Vermelho, uma das mais longevas e tradicionais de Salvador, será reconstruída a partir de um projeto moderno da Prefeitura, elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).
A ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos de revitalização foi assinada pelo prefeito Bruno Reis nesta sexta-feira (6), no próprio local, situado ao lado da Vila Caramuru, no Largo da Mariquita.
Também estiveram presentes a presidente da FMLF, Tânia Scofield, demais gestores municipais, pescadores e lideranças.
A previsão de entrega da obra, que começa logo após a Festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, é de cinco meses, e tem investimento de aproximadamente R$600 mil.
“Estamos reconstruindo a oitava, de nove colônias de pescadores existentes na cidade. Neste caso, estamos beneficiando cerca de 60 trabalhadores, garantindo conforto, segurança e bem-estar a estas pessoas que tiram seu sustento do mar”, disse o prefeito.
“Essa ação segue todas as normas técnicas de acessibilidade e saúde, proporcionando também o bem-estar de quem vem aqui adquirir o seu pescado. Então, isso é importante para os pescadores, que passam a ter um incremento em sua renda. Isso demonstra o respeito que temos por estes trabalhadores, tornando realidade essa obra que era um sonho deles”, acrescentou.
O presidente da Colônia de Pescadores do Rio Vermelho, Almir Albergaria, lembra que há muito tempo os trabalhadores do lugar ansiavam por melhores condições de exercer o ofício. “Agora, com a reforma anunciada e com data para iniciar, só tenho a agradecer à Prefeitura. Isso é a dignidade do trabalho e o respeito que tanto buscamos. A colônia precisava dessa intervenção”.
Há quatro décadas como pescador, Raimundo Alves, de 65 anos, afirma que a nova estrutura é uma vitória para todos os pescadores do Rio Vermelho. “Essa colônia representa nossa vida, pois é daqui que tiramos nosso sustento e de nossas famílias. Ficamos muito satisfeitos com o olhar do poder público sobre o nosso trabalho.
A esperança é ter nosso trabalho cada dia mais prestigiado, com acesso melhor da população, mais infraestrutura e saneamento para melhorar nosso atendimento aos baianos”.
Projeto
Construído em conjunto com os próprios pescadores, o projeto arquitetônico de reforma e ampliação da edificação contempla ambientes adequados para a guarda de motores das embarcações; área de convivência dos pescadores; sanitário masculino e feminino adaptados para portadores de mobilidade reduzida; quatro peixarias com espaço para freezers, bancadas para tratamento dos pescados e balcão para a comercialização dos produtos.
Além disso, será priorizado o atendimento às normas de acessibilidade da edificação por parte dos usuários, com implantação inclusive de um acesso à praia e rampa em concreto para as embarcações dos pescadores.
A reconstrução ocorrerá em uma área de 572 m², sendo 174 m² de área construída. Dentre os serviços previstos para o local estão a edificação, com um pavimento que comporta quatro boxes, área de convivência, sala para armários/guarda motores, sanitários, área de jogos e pátio. Em relação à pavimentação, toda área externa será em piso intertravado e placas de concreto.
A nova estrutura deixará para trás o cenário existente de um local que não atende às exigências de salubridade, higiene e soluções de tratamento de esgoto e águas servidas, além de não contar com sanitários adequados, condições adequadas de armazenamento e comercialização do pescado. Ainda, por estar muito próximo da linha d’água do mar, a edificação sofre constantemente os efeitos da maré, inclusive com inundação das instalações.
A edificação será ampliada e implantada em uma cota mais alta, proporcionando a interligação das instalações hidrossanitárias à rede de captação da Embasa, responsável pela prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do município, o que não acontecia anteriormente, quando todos os dejetos eram direcionados ao mar.
“Nosso objetivo é promover a reconstrução da Colônia de Pescadores do Rio Vermelho. É um projeto bonito, que dá toda uma estrutura para guardar material, área de convivência, sanitários separados para homens e mulheres, além dos boxes para comercialização dos produtos da pesca. Tivemos também todo o cuidado de preservar os símbolos religiosos deles, e atendemos, dentro do possível, tudo o que esta comunidade precisa”, ressaltou Tânia Scofield.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional