Chef Tereza Paim comemora retomada das atividades, anuncia novo boteco no Rio Vermelho e faz planos para o segundo livro

Faturamento de 2021 do estabelecimento superou o fechamento anual de 2019 e 2020


Vixe d-flex me-2
redacao 09/06/2022 11:46 Cidades

Após passar pela pandemia da Covid-19, a chefe do restaurante Casa de Tereza, no Rio Vermelho, Tereza Paim, diz que a retomada da economia no pós-crise sanitária está acontecendo de fato.

“A retomada é real. Em 2021 retomou um pouco e assim mesmo a gente conseguiu superar o faturamento de 2020 e chegamos ao faturamento mais do que em 2019. Então, a empresa não parou. Assim como todo mundo, tivemos redução de ganhos na pandemia, mas ninguém ficou para trás”, disse Tereza Paim, durante entrevista com o editor chefe do Portal M!, no programa Nova Brasil, da rádio Nova Brasil FM.

Segundo a chef de cozinha, embora o restaurante esteja em seu melhor momento depois das flexibilizações dos decretos sanitários, a Casa de Tereza também sentiu os efeitos causados pelas restrições estaduais para frear, na época, o avanço da Covid-19. Apesar do levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que apontou o fechamento de cerca de 300 mil restaurantes no Brasil, somente em 2020, Tereza usou o momento para se preparar para a retomada econômica.

“A gente fechou o restaurante e eu fui muito naquela onda: ‘enquanto muitos choram, a gente tenta melhorar as nossas condições para poder vender lenço’. Então, trabalhamos muito, fizemos muitas reformas, reestruturação interna de procedimentos, tentamos desenvolver algumas linhas de trabalho diferentes, como a questão do delivery, o prato para finalizar em casa. Fizemos vários testes, várias conservas, fizemos muitas coisas e, sobretudo, no físico mesmo. É uma casa de 1836 que não para nunca, não fecha dia nenhum, que começa 7h, abre 12h e vai até 1h ou 2h, então a casa não descansa”, disse Paim.

“Então, a gente precisava fazer muita coisa, trocar telhado, pisos da cozinha – os da sala são todos originais -. Mas, assim, a gente trabalhou. Nós somos muito agraciados, iluminados porque muita gente se desesperou, demitiu todo mundo e até fechou. A gente não. A gente se manteve ali. Onde for um, vai todo mundo e isso deu um gás para a gente. Obviamente que tínhamos dinheiro no caixa, porque quem não teve não sobreviveu à pandemia, mas nós não poupamos tirar dinheiro nosso, da pessoa física, para jogar dinheiro na empresa. Claro que a empresa estava com um caixa bom, mas mesmo assim tivemos que injetar para que a gente pudesse voltar e voltar com tudo e foi isso que aconteceu”, acrescentou.

Novidades na literatura e no Rio Vermelho

Durante a entrevista, Tereza revelou que sempre teve o sonho de abrir uma escola técnica de gastronomia, mas que a proposta vai ter que esperar mais um pouco. Isso porque a cervejaria Bohemia abriu um boteco em parceria com o Casa de Tereza. Quem passa pela rua Guedes Cabral, próximo à Paróquia de Sant’Ana, já percebe a instalação do primeiro bar da Bohemia no Brasil, fora de Petrópolis.

“Acabamos de abrir um o Boteco Casa Bohemia que vai ser o boteco da TT, mas é a segunda casa da Boemia do Brasil porque a Boêmia é a cervejaria mais antiga do Brasil e fica lá em Petrópolis e a gente tem a casa da Boêmia da Bahia, uma vez que não tem nenhuma casa fora de Petrópolis e a gente tem essa incubência agora de representar. E porque Boêmia? Porque é tradição e movimento”, explicou Tereza Paim.

“Então, nada mais justo do que linkar com o meu trabalho. É a cerveja mais temperada do Brasil já que trabalha com cinco lúpulos e tem tudo a ver com a comida da gente que é bastante temperada. Então, tem uma sintonia de propósito, de marca, de desenvolvimento de trabalho, de acreditar na vida longa”, emendou.

Ainda em clima de novidades, a chef anunciou que está em fase de captação de recursos para lançar o segundo livro da carreira gastronômica. “Estou focada . Estou escrevendo meu segundo livro e estamos na fase de captação porque é um livro bastante caro. Vamos contar a história da Bahia através dos ingredientes e vou ter que viajar para 130 cidades. Quero fazer um livro ao vivo. Quero dar a cara aos produtores, não somente no papel, mas também online, tudo ao mesmo tempo. Então esse é um grande projeto”, completou Tereza. 

Confira a entrevista na íntegra:

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional