Câmeras corporais começarão ser usadas em Salvador e RMS, diz Werner
Atualmente, o estado conta com 1.300 equipamentos, sendo 200 cedidos pelo Ministério da Justiça e 1.100 locados pelo governo estadual
O secretário de segurança pública, Marcelo Werner, falou, na manhã desta terça-feira (7), sobre a fase de testes das câmeras corporais nos uniformes de policiais militares. Segundo a SSP, ao todo, serão implementadas 1.300 câmeras, 200 delas cedidas pelo Ministério da Justiça, e outras 1.100, locadas pelo governo estadual, que serão utilizadas em Salvador e municípios da Região Metropolitana.
“As primeiras 1.100 câmeras vão ser destacadas para a capital e a Região Metropolitana de Salvador. Hoje, são 448 que começam a ser utilizadas. A partir de junho, nós começamos utilizar outras câmeras, e iremos fazer um planejamento para interiorizar também a utilização dos equipamentos. Nesse primeiro momento, começamos com a capital e a região metropolitana nas unidades que têm maior atendimento à população”, afirmou Werner em entrevista à imprensa.
De acordo com o titular da SSP, as câmeras corporais farão um registro transparente e inviolável da atuação das forças, e são destinadas ao uso exclusivo no serviço operacional pelo profissional devidamente capacitado, sendo vedada a sua utilização para captação de imagens e áudios que não sejam de interesse da segurança pública.
“O sistema de câmeras que a gente implementa no estado é totalmente auditável, nós temos inclusive uma programação de auditoria periódica e ele não pode ser editado. Não há a possibilidade de edição de qualquer das imagens. O policial ao começar a fazer uso desse equipamento de proteção, começa a gravação de forma interrupta, ao terminar o uso em serviço, ele coloca numa doca no carregador e ao mesmo tempo em que está sendo realizado o carregamento daquele equipamento é realizado o download das imagens que vão para as nuvens”, frisou o secretário.
Marcelo Werner ressaltou, que as imagens obtidas pelo equipamento vão ser passadas pelo comitê gestor de governança que vai analisar os pedidos através do normativo taxativo, e determinar a utilização.
“A pessoa que receber a imagem vai ter uma marca d’água individual que ela recebeu, vai ter a identificação de quem extraiu essa imagem nas nuvens de armazenamento, mas também vai ser um usuário com link externo próprio. Ou seja, quem recebeu, caso haja o uso indevido daquela imagem, por qualquer razão que seja, vai ser responsabilizado também civilmente e criminalmente pelo vazamento ou o uso indevido daquela imagem.”
Werner garantiu que as imagens capturadas pelo equipamento não vão afetar a privacidade dos agentes de segurança. “Tudo foi muito bem regulamentado, amadurecido e instruído. A partir do uso, a gente revisa constantemente os projetos, processos, mas é um exemplo, quando for ao banheiro, ele [policial] retira aquele equipamento e entrega ao colega de guarnição. É mais um equipamento de proteção, transparência, integração e fortalecimento das forças de segurança, sobretudo, uma integração também com a comunidade”, concluiu.
Confira entrevista completa:
Leia também:
Câmeras corporais nas Forças da Segurança da Bahia começam a ser implantadas
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional