Bahia registra mais de nove mil autos de infração às normas trabalhista e de segurança
Dia mundial dedicado ao tema é 28 de abril
Depois de mais de dois anos de convivência com a maior crise sanitária do século, a pandemia da Covid-19, a preocupação com a saúde se tornou um alerta mais importante para as pessoas. Este contexto trouxe ainda mais relevância para o debate sobre as condições de saúde e segurança nos espaços de trabalho.
A Bahia registrou 9.315 autos de infração ao descumprimento da legislação trabalhista e violação de normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho (NRs), durante o ano de 2021. As informações são de um levantamento da Delegacia Sindical na Bahia do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT-DS/BA), em parceria com a SRTb/BA, divulgados nesta quarta-feira (27).
Entre as infrações estão atraso de salário, férias, décimo terceiro, FGTS etc e 64 empresas foram alvo de embargos ou interdições por questões ligadas à constatação de grave e iminente risco à integridade física dos trabalhadores. Apesar de serem números expressivos de violações, para a chefe do Setor de Segurança e Saúde no Trabalho (Segur) da SRTb/BA, a auditora Lidiane Barros, a realidade tende a ser ainda mais preocupante.
“Infelizmente denúncias relacionadas ao uso de máquinas sem a devida proteção, falta de EPIs, excesso de ruído e outras questões de saúde e segurança no ambiente de trabalho ainda são pouco relatadas. É preciso conscientizar as pessoas sobre o tema para que elas possam compreender seus direitos e não mais naturalizar o exercício das atividades profissionais em situações inseguras”, destacou. Ela também lembrou da importância do Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado nesta quinta-feira (28), para homenagear as vítimas de acidentes e doenças, além de dar luz ao tema para evitar novas situações de risco.
Notificações, Direito de Recusa e Canais de Denúncias
A notificação de uma empresa é resultado do trabalho dos auditores-fiscais do trabalho e pode ocorrer em locais com elevados índices de acidentes de trabalho, associados a demandas decorrentes de denúncias e solicitações de fiscalização. A partir dessa notificação, são feitos os procedimentos que podem levar, em casos mais graves, à interdição das atividades naquele espaço. “Poucos trabalhadores sabem, por exemplo, do direito de recusa. Ele permite que o trabalhador se recuse a trabalhar em ambientes ou sob circunstâncias que possam levá-lo a lesões graves ou até mesmo óbito”, pontua Barros.
Trabalhadores que percebem a existência de problemas de segurança ou de um ambiente de trabalho que não cumpra as regras de segurança e saúde devem entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Previdência, solicitando fiscalização e adoção de medidas cabíveis. Esse atendimento pode ser feito, na Bahia, pelo telefone (71) 3329-8402, no site ou e-mail fiscaliza.salvador@economia.gov.br.
Na Bahia, são mais de duzentas mil e quinhentas (200.534) empresas ativas e com empregados. A atuação dos auditores-fiscais do trabalho em relação à segurança e saúde no trabalho ocorre com apenas 32 profissionais, distribuídos na sede, em Salvador (SRTb/BA), e 7 Gerências Regionais (GRTb), localizadas em Eunápolis, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Juazeiro, Feira de Santana e Camaçari.
“O número de profissionais ainda é muito pequeno para a dimensão do nosso Estado, mas temos avançado nas fiscalizações e ações de prevenção. A conscientização da importância das denúncias é fundamental também para que os gestores enxerguem a necessidade urgente de investimento na área”, conclui Lidiane.
Na visão do presidente do SINAIT-DS/BA, Anastácio Gonçalves Filho, é ainda mais urgente reforçar a valorização e o trabalho dos profissionais responsáveis por fiscalizar as condições de trabalho, a fim de evitar que acidentes aconteçam. “Nossa categoria segue unida na luta por valorização e para garantir um país com trabalho digno e condições seguras e saudáveis para todos os trabalhadores”.
Para fortalecer a fiscalização da segurança e saúde no trabalho, a SRTb/BA desenvolve os seguintes projetos de fiscalização: prevenção de acidentes e doenças do trabalho; fiscalização na construção civil; fiscalização em máquinas e equipamentos; fiscalização em transportes; fiscalização em mineração; análise de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais; fiscalização do trabalho portuário e aquaviário; e fiscalização rural.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional