Bahia empata com o Guarani na Fonte Nova lotada e adia acesso à Série A
Com um gol de pênalti para cada lado, Bahia e Guarani empataram
Nem mesmo com a Arena Fonte Nova lotada, com recorde de público confirmado – 48.866 torcedores serviu para o Bahia antecipar o seu tão aguardado acesso para a elite nacional em 2022 nesta 37ª rodada do Brasileiro da Série B Ao empatar por 1 a 1 com o Guarani, nesta sexta-feira à noite, adiou para a última rodada para carimbar sua vaga entre os maiorais do futebol brasileiro.
Com um gol de pênalti para cada lado, Bahia e Guarani empataram. Com o resultado, o Bahia chegou aos 59 pontos, em terceiro lugar, com a mesma pontuação do Vasco, quarto colocado, com 16 vitórias. A vantagem baiana é apenas no saldo de gols: 13 a 11.
Na última rodada, o Bahia enfrenta o CRB, em Maceió (Al), precisando do empate para não depender do resultado do confronto direto entre Ituano e Vasco, na cidade paulista de Itu. Já o Guarani, segue em 11º lugar, com 48 pontos ganhos e vai se despedir da sua torcida no Brinco de Ouro diante da Chapecoense, dia 6 (domingo), às 18h30.
Empurrado por uma Fonte Nova pulsante, o Bahia deu o cartão de visitas logo nos minutos iniciais. Lucas Mugni com cruzamentos venenosos quase abriu o placar em uma bola direta. Depois, ergueu a bola na área e Ignácio, quase na pequena área, mandou por cima do gol. A pressão inicial era tanta, que o Guarani não conseguia passar da linha de meio campo. Em novo lançamento, Davó chegou até a balançar as redes, mas foi assinalado posição irregular do atacante.
De tanto ocupar o campo de ataque, o Bahia conseguiu abrir o marcador aos nove minutos. Após nova jogada aérea, a bola ficou viva na área e Derlan cometeu um duplo pênalti. Primeiro ao dominar com a mão a bola e depois acertar um chute em Davó. Perto do lance, o árbitro Wilton Pereira Sampaio não marcou nada e a penalidade só foi consumada, depois do árbitro que estará na Copa do Mundo, ir ao monitor do VAR.
Na cobrança, Lucas Mugni, com categoria, deslocou Kozlinski e deixou os baianos mais próximos da Série A. No minuto seguinte, Caio Vidal ficou no quase, parando na grande defesa do goleiro visitante.
Acuado, o Guarani só conseguiu sua primeira finalização aos 30 minutos e com perigo. Rodrigo Andrade rolou para Isaque que finalizou de primeira. O gol só não saiu por conta do zagueiro Luiz Otávio tirou de cabeça, quase em cima da linha. O lance animou os visitantes, que passaram a ter mais posse na segunda metade do primeiro tempo, mas encontrou um Bahia forte defensivamente, que segurou o resultado parcial de 1 a 0.
No segundo tempo, o Bahia voltou com a mesma estratégia do início do jogo, com uma pressão inicial. Vitor Jacaré arriscou de longe e assustou o goleiro bugrino. A resposta veio logo em seguida. Yago finalizou rasteiro e Matheus Claus defendeu. Depois, o goleiro fez uma grande defesa em um cabeceio de João Victor.
O Bahia voltou a tomar conta do jogo e esbarrou em Kozlinski. Davó, de pé esquerdo, e Ytalo, de cabeça, pararam nas defesas do goleiro, que contou com a sorte, em chute de Vitor Jacaré, que parou na trave.
Controlando a partida, o Bahia recuou e chamou o adversário para seu campo. Matheus Ludke finalizou e a bola acertou o braço de Miqueias. Novamente ao VAR, o árbitro marcou pênalti para o Guarani. O centroavante Yuri Tanque, com paradinha e tudo, deixou tudo igual, aos 40 minutos.
O empate caiu como um balde de água fria na torcida do Bahia. E só não virou tragédia em campo, graças ao goleiro Matheus Klaus que evitou a virada do Guarani, nos acréscimos. Primeiro o goleiro defendeu o chute de Bruno José, mandando para escanteio. Na cobrança, Derlan cabeceou e o goleiro salvou o Bahia, novamente. Após o apito final, o quase ascendente Bahia saiu de campo sob fortes vaias de mais de 48.866 torcedores, que esperavam festeja o acesso à elite nacional.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 1 GUARANI
BAHIA – Matheus Claus; Marcinho, Ignácio, Luiz Otávio e Luiz Henrique (Miqueias); Patrick de Lucca, Lucas Mugni e Ricardo Goulart (Rezende); Caio Vidal (Raí Nascimento), Davó (Ytalo) e Vitor Jacaré (Matheus Bahia). Técnico: Eduardo Barroca.
GUARANI – Maurício Kozlinski; Alvariño (Matheus Ludke), João Victor, Derlan e Jamerson; Leandro Vilela, Rodrigo Andrade (Madison) e Giovanni Augusto (Yuri Tanque); Isaque (Edson Carioca) e Yago (Bruno José). Técnico: Mozart.
GOLS – Lucas Mugni, aos 28 minutos do primeiro tempo; Yuri Tanque, aos 40 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO – Wilton Pereira Sampaio (GO-FIFA).
CARTÕES AMARELOS – Marcinho e Miqueias (Bahia); Giovanni Augusto e Madison (Guarani).
RENDA – R$ 1.463.374,00.
PÚBLICO – 48.866 torcedores.
LOCAL – Arena Fonte Nova, Salvador (BA).
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional