Associação reclama de falta de diálogo com a prefeitura sobre requalificação da orla de Stella Maris
‘Stella4Praias’ afirma que considera o modelo impositivo, o que frustra as expectativas da comunidade
A associação Stella4Praias divulgou uma nota pública, nesta quarta-feira (22), em que maifesta apreensão com a falta de transparência e diálogo com a comunidade, por parte da prefeitura de Salvador e das empresas vencedoras da licitação, que vão requalificar a orla das regiões de Stella Maris, Praia do Flamengo e Ipitanga. O investimento é de aproximadamente R$ 37 milhões, com recursos do Programa do Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
No documento, a associação aponta que houve desvio da proposta inicial de um grupo de discussão formado no WhatsApp, criado para garantir a participação efetiva da sociedade civil. “Essas instituições frustram nossa expectativa ao não superar os velhos modelos de imposições, de cima para baixo, para que os canais do diálogo possam legitimar o processo e cumprir as normas legais”, diz um trecho da nota.
Conforme a Stella4Praias, ficou evidente a inexistência de mecanismos legítimos de participação e do compromisso com a democracia. Entre eles, está a falta de retorno das questões formuladas pelos cidadãos e a tática de esvaziamento da discussão do grupo através da não identificação dos membros.
De acordo com a associação, o comportamento dos entes envolvidos está em desacordo com o Estatuto da Cidade e com as normas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A reportagem do Portal M! entrou em contato com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), além da Fundação Mário Ferreira (FMLF), para se manifestarem com relação às denúncias.
Por nota, a Secult ressaltou que, para a elaboração do projeto, foram ouvidos moradores, comerciantes, empreendedores e sociedade civil organizada, que contribuíram com sugestões e propostas de melhorias na área, em oficinas participativas.
“A comunicação à comunidade interessada ocorreu, inicialmente, na fase de elaboração do projeto, entre os anos de 2014 e 2015, quando foram realizadas oficinas de apresentação de estudos e diagnósticos do projeto e, consequentemente, validação do projeto. Entre 2018 e 2019, foram retomadas as apresentações e divulgação do projeto de requalificação, bem como a validação das intervenções previstas no projeto, junto à comunidade e demais entidades civis, tendo em vista o lapso de tempo entre a elaboração do projeto e o início previsto de sua execução”, esclareceu a Secult.
Ainda conforme a pasta, a Comissão de Acompanhamento de Obra (CAO), criada pelo Prodetur em 19 de maio de 2020, é composta por representantes dos diversos segmentos da comunidade envolvida com o projeto. Nesta comissão, são divulgadas informações sobre ações, programações e eventos da obra com o potencial de afetar a rotina da comunidade. “A Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador preza pelo diálogo com a comunidade, sempre assegurando à população a disponibilidade das informações”, informou a Secretaria.
Detalhes da obra
A prefeitura de Salvador anunciou em março a requalificação de um trecho da orla entre entre os bairros de Stella Maris e Ipitanga, com extensão de 4,8 km e 400 mil m² de área de obras. Na época, o prazo estimado de conclusão era de 18 meses.
Após as intervenções, o trecho contará com uma grande extensão de orla requalificada composta por mobiliário e equipamentos urbanos, como quadra de futebol, sanitários públicos, quiosques e módulos de apoio aos salva-vidas.
As obras estão divididas em três trechos. O primeiro, de Stella Maris, conta com 1.130 metros e é localizado entre a rua Carlos Ott e o início do loteamento Praias do Flamengo. O segundo, com 2.085 metros, fica entre o Loteamento e a Alameda Cabo Frio. E o terceiro, de Ipitanga, tem 1.600 metros e é compreendido entre a Alameda Cabo Frio e a Rua Santo Antônio de Ipitanga.
Além da implantação de urbanização, infraestrutura urbana, iluminação pública e equipamentos urbanos, a obra também prevê a requalificação ambiental e tratamento paisagístico ao longo da área de intervenção. A requalifição preserva as características originais do local, como a manutenção do cordão de dunas, além da recomposição e manutenção da cobertura de restinga.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional