Associação aponta que tarifa do ônibus pode aumentar 50% em 2022 no Brasil devido a omissão do governo federal

Segundo NTU, prejuízos acumulados pelas empresas do setor e pelos poderes públicos, em todo o país, já superaram os R$ 21 bi


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redacao 10/11/2021 11:12 Cidades

Um levantamento feito pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) apontou que as omissões do governo federal quanto a adoção de medidas junto setor podem fazer com que as tarifas de ônibus, em 2022, tenham um aumento de 50%, já a partir de janeiro.

Outro dado alarmante da pesquisa aponta que os prejuízos acumulados pelas empresas que operam os seviços de transporte público por ônibus urbano, em todo o país, e pelos poderes públicos concedentes já alcançam R$ 21,37 bilhões desde março do ano passado.

De acordo com a Associção, o cenário foi decorrente da queda do número de passageiros e da obrigatoriedade de manutenção da oferta para garantir o distanciamento social devido à pandemia da Covid-19.

Esse prejuízo já fez com que 52 empresas suspendessem a prestação dos serviços ou permanecessem sob intervenção ou recuperação judicial, até o momento.

Salários

Conforme a NTU, a renovação coincide com as datas-base de motoristas e cobradores, que ocorrem anualmente entre janeiro e maio. Como os salários desses profissionais – que respondem por 48,8% em média, dos custos das empresas – estão pressionados pela inflação descontrolada, que já acumula 10,25% nos últimos 12 meses, o setor prevê forte pressão por reajustes salariais, num momento em que as empresas estão descapitalizadas e sem caixa para fazer frente às obrigações.

De janeiro de 2020 a setembro de 2021 houve perda de 87.497 postos de trabalho no segmento de transporte público de passageiros e o registro de 333 movimentos grevistas, protestos e/ou manifestações que ocasionaram a interrupção da oferta de serviços em 98 sistemas de transporte público por ônibus em todo o país, quadro que vai se agravar no próximo ano se não forem tomadas as devidas providências pelo poder público.

Ao custo da mão de obra deve ser acrescentado ainda o óleo diesel, que é o segundo item que mais pesa na operação das empresas e responde por 26,6% em média, do custo do transporte público coletivo. Este ano, o diesel já acumula a absurda alta de 65% no preço.

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