Arcebispo primaz do Brasil diz que “o papa Francisco veio recolocar a importância da simplicidade em tudo”

D. Sérgio da Rocha afirmou ao Portal M! como superar esse momento difícil de pandemia


Vixe d-flex me-2
redacao 22/12/2020 07:30 Cidades

A Igreja tem insistido nas atitudes de caridade, de amor ao próximo, de misericórdia, de compaixão, de solidariedade. Esta é uma afirmação do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, D. Sérgio da Rocha, em relação ao momento de crise sanitária, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Segundo o cardeal, “nós vamos superando esse tempo difícil. Com a fé em Deus, com a força do amor de Deus, nós vamos superando”, disse em entrevista ao Portal M!.

“Sem dúvida que a pandemia mexe com a cabeça e o coração, mas nossa resposta a esses questionamentos tem a ver com a luz da fé, tem a ver com a força do amor. Em outras palavras, com a luz da fé e com a força do amor nós superamos esse tempo difícil, porque as causas disso tudo cabe à ciência buscar ao máximo possível e explicar”, completou.

Dom Sérgio disse ainda que o papa Francisco escreveu recentemente uma encíclica a respeito do amor ao próximo sem fronteiras.

“O próximo a ser amado é quem mais sofre, quem necessita de nossa atenção, seja quem for e em qualquer situação que esteja. O certo é que nós temos tido ocasião para repensar nosso estilo de vida, para repensar a maneira como nós lidamos com a própria natureza, a maneira com que nós vivemos em sociedade. Então a própria Igreja tem nos ajudado a refletir, a rever e a aprofundar, a encontrar um jeito novo, mais coerente com a ética, mais coerente com o Evangelho, um jeito novo de viver essas relações humanas, relações sociais, as relações com a própria natureza”, disse ao M!.

Questionado se a religião e política podem se misturar, D. Sérgio se posicionou afirmando que a Igreja Católica enquanto instituição, “as suas instituições não adotam uma posição político-partidária”.

“A Igreja tem incentivado na sua chamada “doutrina social” a participação efetiva dos cristãos na sociedade, na vida política. Mas a Igreja enquanto instituição não tem posição político-partidária. Volta e meia alguém tenta identificar uma posição aqui ou ali, algum pronunciamento, alguma atitude da Igreja, mas isso não existe de maneira explícita, intencional, de forma alguma. Pelo contrário, não é permitido isso. A Igreja enquanto instituição, as suas instituições não adotam uma posição político-partidária”, pontuou.

“Nós respeitamos outras maneiras de pensar porque nem todas as Igrejas têm essa postura. Mas a postura que a Igreja Católica tem é fruto não só de reflexão, de busca de coerência com a fé, mas é fruto da sua história. Nós já tivemos outro modo de pensar no passado, mas depois, a própria Igreja avaliou que a maneira melhor, mais fiel ao Evangelho, mais frutuosa é essa, de incentivar a participação política dos cristãos. Nós respeitamos a pluralidade. Mas é preciso que as pessoas, na sua conduta política, sejam coerentes com os valores do Evangelho, sejam coerentes com os valores da própria Igreja. Se tem pessoas de outro credo, ou de outra denominação religiosa cristã, então nós podemos respeitar. Nós buscamos o bem comum, o bem do povo. Todo político está a serviço do bem comum. A política está a serviço da construção da sociedade, uma sociedade justa, fraterna, uma sociedade que respeite a nossa Constituição Brasileira e, é claro, uma sociedade que se deixa de uma maneira se orientar pelos valores do Evangelho, pelos princípios éticos que têm o seu fundamento lá em Jesus” finalizou.


 

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional