Após reunião com empresários, comissão da Câmara solicita flexibilização do horário de funcionamento de bares e restaurantes
Proposta é incluir pelo menos dois períodos, de forma a atender às necessidades diferentes de estabelecimentos que abrem para almoço e daqueles que funcionam no período noturno
A Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais da Câmara de Vereadores vai solicitar a flexibilização do horário de funcionamento de bares e restaurantes, determinado no protocolo de reabertura das atividades econômicas em Salvador. O presidente da comissão, vereador Cláudio Tinoco (DEM), se reuniu nesta quarta-feira (22) com representantes do setor.
A proposta da comissão da Câmara é incluir pelo menos dois períodos, de forma a atender as necessidades diferentes de estabelecimentos que abrem para almoço e daqueles que funcionam no período noturno. A prefeitura de Salvador ainda não divulgou protocolo específico.
“Essa medida é importante para garantir o funcionamento de locais que atendem a públicos com perfis diferentes. Não adianta um restaurante que abre no período noturno, em um bairro com hábitos noturnos, ser engessado em uma faixa de horário em que o comércio dele não funciona. Então, vamos dialogar com a prefeitura para que o protocolo, quando divulgado, atenda a esses perfis”, afirmou o vereador Claudio Tinoco.
A reunião desta quarta contou também com a presença dos vereadores Luiz Carlos (Republicanos), José Trindade (PSB), Marcelle Moraes (Democratas) e Helio Ferreira (PCdoB).
Além dos representantes do Legislativo municipal, também participaram membros de entidades de bares e restaurantes que atuam em Salvador. Dentre eles estavam Luiz Henrique Amaral, presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-BA); Silvio Pessoa, presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA); além de Almir Pereira da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Apart-Hotéis, Residence-Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Cidade do Salvador (Sindihotéis).
Dificuldades financeiras
Os representantes dos bares e restaurantes destacaram as dificuldades financeiras enfrentadas pelas empresas e trabalhadores por conta da pandemia. A situação de hotéis fechados, bares autorizados a abrir apenas com delivery e drive thru, além do grande número de demitidos também foram assuntos abordados pelos convidados durante a reunião.
Luiz Henrique do Amaral solicitou que as entidades representativas tenham acesso aos protocolos da categoria antes da divulgação para a sociedade, para uma melhor orientação e preparação do setor. A comissão decidiu que irá abrir diálogo com a Casa Civil e com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) para mediar as reivindicações da categoria.
Sílvio Pessoa defendeu que os bares e restaurantes sejam incluídos ainda na primeira fase de reabertura do comércio para minimizar o prejuízo do setor. Como resposta, a comissão vai solicitar uma flexibilização de condicionante para a abertura da segunda fase: garantir a retomada com 70% da taxa de ocupação dos leitos de UTI ou 14 dias após a primeira etapa.
Almir Pereira, do Sindihotéis, falou sobre a dificuldade dos trabalhadores da área, que ou foram demitidos ou estão com os contratos suspensos por conta da pandemia. A comissão vai também requisitar que a prefeitura de Salvador inclua o Rio Vermelho na lista de bairros autorizados a utilizar do espaço público no processo de reabertura do setor.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional