Após reunião com empresários, comissão da Câmara solicita flexibilização do horário de funcionamento de bares e restaurantes

Proposta é incluir pelo menos dois períodos, de forma a atender às necessidades diferentes de estabelecimentos que abrem para almoço e daqueles que funcionam no período noturno


Vixe d-flex me-2
redacao 22/07/2020 23:00 Cidades

A Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais da Câmara de Vereadores vai solicitar a flexibilização do horário de funcionamento de bares e restaurantes, determinado no protocolo de reabertura das atividades econômicas em Salvador. O presidente da comissão, vereador Cláudio Tinoco (DEM), se reuniu nesta quarta-feira (22) com representantes do setor.

A proposta da comissão da Câmara é incluir pelo menos dois períodos, de forma a atender as necessidades diferentes de estabelecimentos que abrem para almoço e daqueles que funcionam no período noturno. A prefeitura de Salvador ainda não divulgou protocolo específico.

“Essa medida é importante para garantir o funcionamento de locais que atendem a públicos com perfis diferentes. Não adianta um restaurante que abre no período noturno, em um bairro com hábitos noturnos, ser engessado em uma faixa de horário em que o comércio dele não funciona. Então, vamos dialogar com a prefeitura para que o protocolo, quando divulgado, atenda a esses perfis”, afirmou o vereador Claudio Tinoco.

A reunião desta quarta contou também com a presença dos vereadores Luiz Carlos (Republicanos), José Trindade (PSB), Marcelle Moraes (Democratas) e Helio Ferreira (PCdoB).

Além dos representantes do Legislativo municipal, também participaram membros de entidades de bares e restaurantes que atuam em Salvador. Dentre eles estavam  Luiz Henrique Amaral, presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-BA); Silvio Pessoa, presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA); além de Almir Pereira da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Apart-Hotéis, Residence-Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Cidade do Salvador (Sindihotéis).

Dificuldades financeiras

Os representantes dos bares e restaurantes destacaram as dificuldades financeiras enfrentadas pelas empresas e trabalhadores por conta da pandemia. A situação de hotéis fechados, bares autorizados a abrir apenas com delivery e drive thru, além do grande número de demitidos também foram assuntos abordados pelos convidados durante a reunião. 

Luiz Henrique do Amaral solicitou que as entidades representativas tenham acesso aos protocolos da categoria antes da divulgação para a sociedade, para uma melhor orientação e preparação do setor. A comissão decidiu que irá abrir diálogo com a Casa Civil e com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) para mediar as reivindicações da categoria.

Sílvio Pessoa defendeu que os bares e restaurantes sejam incluídos ainda na primeira fase de reabertura do comércio para minimizar o prejuízo do setor. Como resposta, a comissão vai solicitar uma flexibilização de condicionante para a abertura da segunda fase: garantir a retomada com 70% da taxa de ocupação dos leitos de UTI ou 14 dias após a primeira etapa.

Almir Pereira, do Sindihotéis, falou sobre a dificuldade dos trabalhadores da área, que ou foram demitidos ou estão com os contratos suspensos por conta da pandemia. A comissão vai também requisitar que a prefeitura de Salvador inclua o Rio Vermelho na lista de bairros autorizados a utilizar do espaço público no  processo de reabertura do setor.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional