Após missão no Golfo da Guiné, Fragata “Independência” chega a Salvador

O navio tem capacidade para 260 tripulantes e é equipado com canhões, mísseis e torpedos


Vixe d-flex me-2
redacao 27/09/2021 11:03 Cidades

A Fragata “Independência” atracará nesta segunda-feira (27) no Porto de Salvador, após participar da operação Guinex-I, na África. A capital baiana é o primeiro porto brasileiro na viagem de volta do navio que participou de adestramentos e exercícios combinados, em terra e no mar, com as marinhas ou guardas costeiras dos países do Golfo da Guiné, com vistas a aumentar a interoperabilidade entre estas Forças Navais.

Construída no Brasil e dotada de equipamentos avançados de defesa, a “Independência” é um navio-escolta da Marinha do Brasil, cuja função é proteger os navios principais que participam de uma comissão. Quinta de uma série de seis fragatas da classe “Niterói”, ordenadas em 1970, como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha, a F44 foi a primeira construída pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

Com 129,2 metros de comprimento e 13,5 metros de largura, o navio tem capacidade para 260 tripulantes e é equipado com canhões, mísseis e torpedos, o que lhe permite atuar em guerras antissubmarina, antiaérea e de superfície, podendo localizar e destruir aeronaves, navios de superfície e submarinos inimigos, além de efetuar patrulhas nas nossas águas.

A aeronave Wild Lynx (AH-11B), helicóptero que integra a “Independência”, possui modernos sistemas de navegação por satélite e de identificação automática, bem como câmera de imagem térmica e painel digital compatível com óculos de visão noturna, e pode ser armada com míssil antinavio, torpedo e metralhadoras para sua autodefesa. A aeronave é peça fundamental para ampliação da capacidade operacional da Fragata, otimizando as operações de esclarecimento, de interdição marítima, ações contra ameaças de superfície e de submarinos, além de fornecer apoio aéreo durante as patrulhas.

Nos seus 42 anos de atividades, a Fragata “Independência” participou de importantes comissões operativas no Brasil e no exterior, incluindo três missões de paz da ONU no Líbano. O navio fica em Salvador até o dia 30 de setembro, quando parte para Niterói/RJ, seu porto sede.

Operações

A operação Guinex I demonstra o relevante papel que os países da costa ocidental africana desempenham no cenário internacional, juntamente com o Brasil, para a manutenção da estabilidade, segurança e prosperidade do Atlântico Sul.

O Brasil e os países da costa ocidental africana, no passado interligados pela Godwana, hoje são unidos pelo Atlântico Sul por meio de suas marinhas e guardas costeiras. Nessa realidade, a Guinex I implementou adestramentos e exercícios combinados no mar e/ou no porto com as marinhas ou guardas costeiras de Cabo Verde, Camarões, Guiné Equatorial, Nigéria e São Tomé e Príncipe, a fim de estreitar os laços de confiança e incrementar, reciprocamente, a capacitação do Brasil e desses países nas atividades de segurança marítima. Esses países integram o Golfo da Guiné, região que compõe o entorno estratégico brasileiro.

Na Guinex-I, realizada de 13 de agosto a 19 de setembro. foram cumpridas diversas atividades em conjunto com os países citados. Durante as travessias entre os países, houve a execução de exercícios combinados com os meios navais de outras nações: EUA, Benin, Itália e Senegal.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional