Após missão no Golfo da Guiné, Fragata “Independência” chega a Salvador
O navio tem capacidade para 260 tripulantes e é equipado com canhões, mísseis e torpedos
A Fragata “Independência” atracará nesta segunda-feira (27) no Porto de Salvador, após participar da operação Guinex-I, na África. A capital baiana é o primeiro porto brasileiro na viagem de volta do navio que participou de adestramentos e exercícios combinados, em terra e no mar, com as marinhas ou guardas costeiras dos países do Golfo da Guiné, com vistas a aumentar a interoperabilidade entre estas Forças Navais.
Construída no Brasil e dotada de equipamentos avançados de defesa, a “Independência” é um navio-escolta da Marinha do Brasil, cuja função é proteger os navios principais que participam de uma comissão. Quinta de uma série de seis fragatas da classe “Niterói”, ordenadas em 1970, como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha, a F44 foi a primeira construída pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.
Com 129,2 metros de comprimento e 13,5 metros de largura, o navio tem capacidade para 260 tripulantes e é equipado com canhões, mísseis e torpedos, o que lhe permite atuar em guerras antissubmarina, antiaérea e de superfície, podendo localizar e destruir aeronaves, navios de superfície e submarinos inimigos, além de efetuar patrulhas nas nossas águas.

A aeronave Wild Lynx (AH-11B), helicóptero que integra a “Independência”, possui modernos sistemas de navegação por satélite e de identificação automática, bem como câmera de imagem térmica e painel digital compatível com óculos de visão noturna, e pode ser armada com míssil antinavio, torpedo e metralhadoras para sua autodefesa. A aeronave é peça fundamental para ampliação da capacidade operacional da Fragata, otimizando as operações de esclarecimento, de interdição marítima, ações contra ameaças de superfície e de submarinos, além de fornecer apoio aéreo durante as patrulhas.
Nos seus 42 anos de atividades, a Fragata “Independência” participou de importantes comissões operativas no Brasil e no exterior, incluindo três missões de paz da ONU no Líbano. O navio fica em Salvador até o dia 30 de setembro, quando parte para Niterói/RJ, seu porto sede.
Operações
A operação Guinex I demonstra o relevante papel que os países da costa ocidental africana desempenham no cenário internacional, juntamente com o Brasil, para a manutenção da estabilidade, segurança e prosperidade do Atlântico Sul.
O Brasil e os países da costa ocidental africana, no passado interligados pela Godwana, hoje são unidos pelo Atlântico Sul por meio de suas marinhas e guardas costeiras. Nessa realidade, a Guinex I implementou adestramentos e exercícios combinados no mar e/ou no porto com as marinhas ou guardas costeiras de Cabo Verde, Camarões, Guiné Equatorial, Nigéria e São Tomé e Príncipe, a fim de estreitar os laços de confiança e incrementar, reciprocamente, a capacitação do Brasil e desses países nas atividades de segurança marítima. Esses países integram o Golfo da Guiné, região que compõe o entorno estratégico brasileiro.
Na Guinex-I, realizada de 13 de agosto a 19 de setembro. foram cumpridas diversas atividades em conjunto com os países citados. Durante as travessias entre os países, houve a execução de exercícios combinados com os meios navais de outras nações: EUA, Benin, Itália e Senegal.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional