Após evasão em 2021, escolas particulares estão otimistas com matrículas
Ensino Infantil foi o mais prejudicado, e perda de alunos chegou a 70% em alguns estabelecimentos
Em razão do avanço da vacinação para pessoas com 12 anos ou mais – e agora a inclusão das crianças da faixa etária de 5 a 11 anos -, a expectativa das escolas particulares é positiva para o retorno de muitos alunos, especialmente do Ensino Infantil, que deixaram as escolas em 2021.
A coordenadora pedagógica do Centro Educacional Veredas da Ilha (Cevilha), Jordânia Santos, conversou com o Portal M! e ressaltou que, apesar das dificuldades enfrentadas no início da pandemia, está otimista com a chegada dos alunos para 2022.
Jordânia Santos, coordenadora pedagógica da Cevilha
“Tivemos um ano bastante difícil em 2020 no princípio da pandemia. Um período de muitas descobertas no qual tivemos que nos adaptar a esta modalidade de ensino remota. Nós adquirimos recursos e capacitamos os professores para que não tivéssemos tantos prejuízos do ponto de visa pedagógico. Em relação às matrículas, a evasão não foi tão grande, mas no Ensino Infantil tivemos uma diminuição considerável”, afirmou Jordânia.
“A escola investiu nos protocolos de saúde para que os alunos e as famílias se sentissem seguras de levar o filho, e nós tivemos êxito. Não houve casos de Covid”, acrescentou. Em 2022, segundo Jordânia, a matrícula está um pouco mais lenta, mas ela está otimista de que os alunos vão chegar até o mês de março em maior número.
Mário Sérgio, diretor do Educandário Augusta de Freitas, em Cajazeiras, afirmou que em 2020 houve quase 70% de cancelamento das matrículas. Já 2021 registrou cerca de 50% do total de alunos de 2019.
No Ensino Infantil, o baque foi maior com turmas de três alunos. Ele ressaltou ainda a importância da educação no aspecto social e se diz otimista para 2022.
Aulas presenciais
Em Salvador, a rede particular de ensino foi autorizada a iniciar as aulas semipresenciais desde maio, com protocolos estabelecidos pela prefeitura. E tanto na capital quanto no interior, as escolas foram voltando gradualmente.
Depois, as escolas adotaram os protocolos municipais. Diversas instituições particulares baianas foram muito além dos protocolos nas medidas de segurança contra a Covid e nas reformas estruturais.
De acordo com o diretor do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe), Jorge Tadeu Coelho, houve uma evasão da rede privada para a pública em virtude da pandemia. Ele também destaca que o Ensino Infantil foi o mais prejudicado, já que não há obrigatoriedade para crianças menores de 4 anos estarem matriculadas nas escolas.
“O Ensino Infantil sofreu, especialmente os estabelecimentos voltados para crianças de até 6 anos. Primeiro, pela não obrigatoriedade das crianças menores de 4 anos estarem nas instituições de ensino, os pais prefeririam não inscrevê-las. Depois, muitas crianças dessa faixa etária que foram mantidas nas escolas acabaram desistindo porque não se concentravam nas aulas online. A situação é lamentável nas escolas de educação infantil e muitas escolas tiveram de fechar”, disse Jorge Tadeu Coelho.
Jorge Tadeu, Diretor do Sinepe Bahia
Tadeu diz estar confiante para 2022 no âmbito geral do processo educacional. “A pandemia serviu para mostrar às famílias a importância da educação e do espaço escolar. Por essa razão, estou bastante otimista”, concluiu.
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