Antigo hotel na Barra vira ponto de ocupação de usuários de drogas e proliferação de insetos
Moradores do bairro denunciam condições do prédio que está fechado desde 2014. Imóvel apresenta riscos
Fechado desde 2014, o prédio que já foi sede do San Marino Hotel, localizado na Avenida Oceânica, na Barra, tem sido o pivô de dores de cabeça dos moradores da região próxima ao Cristo. Em abandono, a localidade virou ponto de ocupação indevida de dependentes químicos, vandalismo e problemas sanitários, segundo os residentes do bairro.
Esse é um problema antigo que quem mora na região enfrenta ao longo desse anos e afeta na valorização da Avenida Oceânica. O imóvel deixou de abrigar hóspedes em 2014 e, em 2019, foi a leilão pelo Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5), por causa de dívidas trabalhistas.
De acordo com o TRT5 (confira a nota na íntegra abaixo), em maio de 2021, foi proferida uma decisão terminativa do Regime Especial de Execução Forçada na qual o San Marino Hotel, com patrimônio esgotado, nos dois processos quitou parcialmente apenas um. Pagando uma dívida de R$33.440,29. Desde então nenhum destino foi dado ao prédio.
“O problema maior é a questão da segurança da estrutura, que está sem manutenção e pode ocasionar algum acidente e a questão da segurança pública, que não se tem como saber o que está acontecendo lá dentro, qualquer um pode entrar e fazer qualquer maldade com alguém, sem que outras pessoas possam ajudar”, afirma a diretoria da Associação dos Moradores da Barra (AMABARRA).
Os moradores ressaltam as constantes tentativas de diálogo para a resolução das demandas que crescem com o abandono do prédio de duas alas e sete andares. Eles apontam que já foi solicitado para o secretário da pasta de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador (Sedur), para se isolar o local e proteger do vandalismo e da ocupação indevida de usuários de drogas ilícitas, mas a resposta não amenizou o problema.
“A informação que tivemos que isso seria de responsabilidade dos proprietários e que a PMS [Prefeitura Municipal de Salvador] não poderia fazer nada. Perguntamos se eles poderiam cobrar dos responsáveis que protegessem o imóvel mas não obtivemos respostas. Hoje esse imóvel está em processo judicial, teríamos que aguardar a decisão do juiz para ver qual seria o fim do mesmo. É uma pena, um imóvel tão bem localizado, abandonado em plena orla da Barra”, diz.
O Portal M! procurou a Sedur para entender a resposta enviada a AMABARRA. Por meio da assessoria de comunicação, o órgão informou que enviará uma equipe de fiscalização ao local para verificar a situação e adotar as medidas necessárias. Mas destaca que é dever do proprietário zelar pela sede.
“De acordo com o Código de Polícia Administrativa de Salvador, Lei nº 5503/99 é de dever do proprietário do terreno e do imóvel zelar pela unidade imobiliária, por meio de capinação, varrição, drenagem e, até mesmo, murando ou cercando os imóveis, caso necessário”, diz trecho da nota.
Na questão da saúde, a AMABARRA também aponta a proliferação de ratos, baratas e mosquitos. Essa demanda também foi apresentada pelo Portal M! à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O órgão alegou ter encontrado dificuldades para acessar o local.
“Uma equipe multiprofissional do CCZ se dirigiu ao imóvel San Marino Hotel na manhã desta segunda-feira (21) para realização de procedimentos zoossanitários. Entretanto, as equipes do CCZ estão encontrando dificuldades para inspecionar as dependências, devido às más condições do imóvel que apresenta riscos. O CCZ tentou acesso ao local no ciclo de visita domiciliar e encontrou as mesmas dificuldades para acesso”, informa por meio de nota.
SMS encontra dificuldade para acessar o local. Crédito: SMS
Referente a segurança dos pedestres no entorno do prédio, a Polícia Militar informou que o policiamento da região é feito por guarnições da 11ª CIPM em regime de 24h, com o apoio de equipes do Esquadrão de Motociclistas Águia e do Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur). Nos fins de semana e feriados, o patrulhamento é reforçado extraordinariamente com o emprego de policiais da unidade.
Confira a nota na íntegra do Tribunal
Em 30/11/2018 foi instaurado procedimento de Regime Especial de Execução Forçada em desfavor do Hotel San Marino, que passou a tramitar nos autos do processo piloto nº 0000158-29.2014.5.05. 0025 RTOrd , em razão da existência de execuções trabalhistas de grande monta inadimplidas neste Tribunal.
Em 07/05/2021 foi proferida decisão terminativa do REEF, uma vez esgotado o patrimônio da executada, tendo remanescido apenas uma dívida de R$33.440,29 sem quitação, correspondente a 2 (dois) processos (um dos quais parcialmente quitado) dos 39 processos habilitados.
A partir do momento em que o imóvel é arrematado e o adquirente obtém a transferência da propriedade e mandado de imissão de posse, a Justiça do Trabalho não tem qualquer ingerência a respeito do destino que o proprietário dará à respectiva propriedade.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional