Antigo hotel na Barra vira ponto de ocupação de usuários de drogas e proliferação de insetos

Moradores do bairro denunciam condições do prédio que está fechado desde 2014. Imóvel apresenta riscos


Vixe d-flex me-2
redacao 21/03/2022 13:58 Cidades

Fechado desde 2014, o prédio que já foi sede do San Marino Hotel, localizado na Avenida Oceânica, na Barra, tem sido o pivô de dores de cabeça dos moradores da região próxima ao Cristo. Em abandono, a localidade virou ponto de ocupação indevida de dependentes químicos, vandalismo e problemas sanitários, segundo os residentes do bairro.  

Esse é um problema antigo que quem mora na região enfrenta ao longo desse anos e afeta na valorização da Avenida Oceânica. O imóvel deixou de abrigar hóspedes em 2014 e, em 2019, foi a leilão pelo Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5), por causa de dívidas trabalhistas.  

De acordo com o TRT5 (confira a nota na íntegra abaixo), em maio de 2021, foi proferida uma decisão terminativa do Regime Especial de Execução Forçada na qual o San Marino Hotel, com patrimônio esgotado, nos dois processos quitou parcialmente apenas um. Pagando uma dívida de R$33.440,29. Desde então nenhum destino foi dado ao prédio.  

“O problema maior é a questão da segurança da estrutura, que está sem manutenção e pode ocasionar algum acidente e a questão da segurança pública, que não se tem como saber o que está acontecendo lá dentro, qualquer um pode entrar e fazer qualquer maldade com alguém, sem que outras pessoas possam ajudar”, afirma a diretoria da Associação dos Moradores da Barra (AMABARRA). 

Os moradores ressaltam as constantes tentativas de diálogo para a resolução das demandas que crescem com o abandono do prédio de duas alas e sete andares. Eles apontam que já foi solicitado para o secretário da pasta de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador (Sedur), para se isolar o local e proteger do vandalismo e da ocupação indevida de usuários de drogas ilícitas, mas a resposta não amenizou o problema. 

“A informação que tivemos que isso seria de responsabilidade dos proprietários e que a PMS [Prefeitura Municipal de Salvador] não poderia fazer nada. Perguntamos se eles poderiam cobrar dos responsáveis que protegessem o imóvel mas não obtivemos respostas. Hoje esse imóvel está em processo judicial, teríamos que aguardar a decisão do juiz para ver qual seria o fim do mesmo. É uma pena, um imóvel tão bem localizado, abandonado em plena orla da Barra”, diz.  

O Portal M! procurou a Sedur para entender a resposta enviada a AMABARRA. Por meio da assessoria de comunicação, o órgão informou que enviará uma equipe de fiscalização ao local para verificar a situação e adotar as medidas necessárias. Mas destaca que é dever do proprietário zelar pela sede. 
 
“De acordo com o Código de Polícia Administrativa de Salvador, Lei nº 5503/99 é de dever do proprietário do terreno e do imóvel zelar pela unidade imobiliária, por meio de capinação, varrição, drenagem e, até mesmo, murando ou cercando os imóveis, caso necessário”, diz trecho da nota. 

Na questão da saúde, a AMABARRA também aponta a proliferação de ratos, baratas e mosquitos. Essa demanda também foi apresentada pelo Portal M! à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O órgão alegou ter encontrado dificuldades para acessar o local.  

“Uma equipe multiprofissional do CCZ se dirigiu ao imóvel San Marino Hotel na manhã desta segunda-feira (21) para realização de procedimentos zoossanitários. Entretanto, as equipes do CCZ estão encontrando dificuldades para inspecionar as dependências, devido às más condições do imóvel que apresenta riscos. O CCZ tentou acesso ao local no ciclo de visita domiciliar e encontrou as mesmas dificuldades para acesso”, informa por meio de nota. 

SMS encontra dificuldade para acessar o local. Crédito: SMS

Referente a segurança dos pedestres no entorno do prédio, a Polícia Militar informou que o policiamento da região é feito por guarnições da 11ª CIPM em regime de 24h, com o apoio de equipes do Esquadrão de Motociclistas Águia e do Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur). Nos fins de semana e feriados, o patrulhamento é reforçado extraordinariamente com o emprego de policiais da unidade. 

Confira a nota na íntegra do Tribunal 

Em 30/11/2018 foi instaurado procedimento de Regime Especial de Execução Forçada em desfavor do Hotel San Marino, que passou a tramitar nos autos do processo piloto nº 0000158-29.2014.5.05. 0025 RTOrd , em razão da existência de execuções trabalhistas de grande monta inadimplidas neste Tribunal. 

Em 07/05/2021 foi proferida decisão terminativa do REEF, uma vez esgotado o patrimônio da executada, tendo remanescido apenas uma dívida de R$33.440,29 sem quitação, correspondente a 2 (dois) processos (um dos quais parcialmente quitado) dos 39 processos habilitados.  

A partir do momento em que o imóvel é arrematado e o adquirente obtém a transferência da propriedade e mandado de imissão de posse, a Justiça do Trabalho não tem qualquer ingerência a respeito do destino que o proprietário dará à respectiva propriedade. 

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional


Vixe