Anatel finaliza consulta pública para liberação de sinal aberto de rádio e TV da Câmara de Camaçari

A consulta verifica se as alterações propostas para o sistema causam interferência em outros canais 


Vixe d-flex me-2
tlndesign 01/09/2022 18:40 Cidades

Mais um passo foi dado pela Câmara Municipal de Camaçari na conquista do sinal aberto digital para a TV Câmara e a autorização para início das operações da Rádio Câmara FM. Desta vez, a conclusão da consulta pública realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), aproximou o sistema legislativo de comunicação do Parlamento Municipal  da conquista do sinal aberto, cujo objetivo é garantir um ganho essencial para a transparência pública.

A consulta foi feita a pedido do Ministério das Comunicações (MCOM), que divulgou no dia 15 de agosto, a Consulta Pública Nº 60 com os canais reservados à TV e Rádio Câmara de Camaçari, ficando a TV Digital com o canal 44 UHF e a rádio FM com operação de frequência no dial 94,7 MHz. A Consulta Pública é o procedimento adotado pela Anatel para verificar se as alterações propostas para o sistema de radiodifusão provocam interferência em canais de outros prestadores de serviço, que, nesse caso, devem se manifestar dentro do prazo estabelecido de 10 dias.

No caso dos canais reservados ao sistema legislativo de comunicação de Camaçari, o prazo para manifestação de 10 dias correu sem que surgisse qualquer tipo de impedimento para o processo de implantação dos canais outorgados pela Anatel.

A liberação dos canais em sinal aberto significa um marco para Camaçari, que passa a figurar entre os poucos municípios da Bahia a operar em rede aberta e gratuita de televisão e FM. Na Bahia, apenas dois municípios contam com liberação de sinal aberto para TV Legislativa, sendo eles Salvador e Barreiras. Já sinal aberto de rádio, quatro municípios estão autorizados, sendo Brumado, Barreiras, Salvador e Teixeira de Freitas.

 “A tecnologia utilizada na implantação permitirá à população camaçariense assistir os canais de TV Digital da Câmara dos Deputados de Brasília, do Senado Federal, da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia e, em destaque, o conteúdo local produzido pela Câmara de Camaçari”, informa o responsável técnico pelos canais radiodifusão da Câmara de Vereadores, o engenheiro Marlon Pamponet.

O chefe do Legislativo Municipal, vereador Júnior Borges (União), celebrou esse importante passo, desde o início das atividades da TV Câmara. “Toda a Câmara ganha com esse passo importante do Legislativo Municipal, a cidade passa a ter um canal aberto e agora a população que acompanha o trabalho dos vereadores terão acesso mais fácil às rotinas da Casa, o que antes era limitado pelo fato de o canal estar disponível apenas em canal fechado”, destacou o presidente.

O diretor-presidente da Fundação Dilson Magalhães da Rede Legislativa de Comunicação, o jornalista Henrique da Mata, explica que no canal local, os telespectadores poderão acompanhar as sessões plenárias, nas quais são discutidos os projetos e leis de interesse da comunidade local. Além do canal de TV, também haverá um canal de rádio com o sinal da Rádio Câmara de Brasília e da FM Câmara de Camaçari. T

Com a aprovação dos canais, a Câmara deve aguardar a publicação oficial da concessão dos canais para dar continuidade às ações para a implantação da TV Digital e Rádio FM em caráter definitivo em sinal aberto, que incluem a assinatura do contrato de parceria com a Câmara dos Deputados.

“Foi um trabalho árduo, de idas e vindas a Brasília para dialogar com a Câmara dos Deputados e com o Ministério das Comunicações e defender a importância que a liberação desses canais tem para Camaçari, principalmente para aqueles que fazem questão de acompanhar o trabalho dos vereadores mesmo que seja pela TV ou outros meios na internet. Agora ampliamos essa possibilidade, com a conquista de TV e rádio. Sem dúvida, um grande motivo pra comemorar”, afirma Júnior.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional