Amigas criam primeira agência de Salvador focada em criadores de conteúdo negros
Em mais de um ano de atuação, asMin(as) conecta esses influenciadores com diversas marcas do mercado
A agência asMin(as) é a primeira de Salvador focada em criadores de conteúdo negros. Entre os serviços, ela conecta – há um ano e seis meses – seus clientes às marcas do mercado. A empresa oferta planejamento estratégico e criativo, curadoria de influenciadores, assessoria comercial e projetos especiais.
Além disso, passou a disponibilizar soluções para toda a cadeia digital de marcas e clientes, com branding, pesquisa e inteligência estratégica de comunicação.
Dayane Oliveira, 27 anos, explica que a agência surgiu com foco no comercial e comunicação para influenciadores negros e LGBTs das periferias de Salvador. Ela e a sócia, ambas publicitárias de formação, se juntaram para criar um negócio que tivesse diversidade e representatividade.
“A princípio, a gente iniciou nesse formato. Agora, ampliamos nosso negócio para uma agência de comunicação digital. A gente abarca as frentes de negócios de marketing de influência, trabalhando com assessoria, interlocução desses influenciadores com as marcas, capacitação desses influenciadores, e a gente tem um núcleo de gestão de redes sociais”, explicou Dayane Oliveira, que é diretora de comunicação digital.
Sua sócia, Letícia Sotero, 28, diretora de comercial e relacionamento, fala sobre a relação entre as duas, que já existe há mais de cinco anos.
“Nossa amizade surgiu muito por conexão. A gente tinha um amigo em comum que nos apresentou e fomos percebendo alguma conexões, coisas semelhantes na nossa convivência, história, para se tornar agora uma história única com asMin(as)”, explicou.
Ainda sobre a agência, Dayane detalha que a “agência conta com cinco clientes fixos, já rotativos giram em torno de mais de dez clientes”. No total, a empresa possui mais 12 colaboradores. Os interessados em procurá-las pode acessar o seguinte perfil no Instagram: @asminascontent.
Difuldades no início
O sucesso da agência é fruto de muito trabalho. Mas tudo começou com as dificuldades que todo empreendedor pode vivenciar.
“Os primeiros desafios de impacto, de montar uma empresa desde o início, de montar um plano de negócios. Além disso, tem a falta de compreensão da sociedade de nos receber por sermos mulheres negras. Existem algumas barreiras no mercado e fomos quebrandos esse tabus, essas barreiras através do nosso discurso e da qualidade de trabalho que a gente entrega”, explicou Dayane Oliveira.
E quando existe algum problema para ser solucionado? A resposta, de acordo com Letícia Sotero, é resolver com muita conversa.
“A gente tem uma base muito no diálogo, recebemos o feedback dos colaboradores, temos aqui um espaço aberto para dialogar. O primeiro passo é a empatia de se colocar no luguar do outro. É ouvir e entender como chegar na solução. O segundo passo é o foco na solução”, detalhou.
Antes de montar o negócio, as empreendedoras vivenciaram situações complicadas. Letícia, por exemplo, teve que lidar com racismo em seu antigo trabalho.
“Trabalhava numa indústria de cosméticos e tinha que lidar com os franqueados. Eram pessoas que tinham uma posição social com grana e achavam que isso bastava, que poderiam humilhar e depreciar as pessoas. Foram processos complicados, complexos, mas consegui enxergar aquilo como algo importante para o meu crescimento, para ter maturidade e hoje ter uma postura diferente caso aconteça algo comigo semelhante”, contou.
Dayane complementa: “O sistema é formado para isso, para oprimir. O racismo é estrutural, em algum momento na sua vida você vai passar por alguma situação. Sem enxergar uma oportunidade de crescer, a gente acaba empreendendo por necessidade, por sobrevivência. Tanto a minha visão quanto a dela foi ver que não tínhamos oportunidade de crescer. Agora estamos numa posição que a gente decide, articula relações, então a visão é outra”.
Inspiração para empreendedores negros
Letícia Sotero sabe que a agência asMin(as) serve para inspirar pessoas. Por isso, elas entregam um excelente trabalho. “Temos construído desde o início da empresa até agora laços firmes, fortes, e que bom que as pessoas enxerguem isso na gente, de sermos uma inspiração”, detalhou.
Para Dayane, a empresa serve para inspirar e está aberta para que novos empreendedores negros apareçam.
“A gente sabe que é a primeira agência negra de comunicação de Salvador, mas quer que outras agências surjam com esse mesmo propósito. Só assim a gente consegue mudar a máquina, só assim a gente consegue quebrar um pouco desse sistema instalado na sociedade e consegue usar a comunicação como ferramenta de transformação social”, explicou.
Por isso, a diretora de comunicação digital pede: “Se inspirem na gente, mas também chamem a gente pra conversar e quem sabe a gente pode construir novas narrativas juntos, porque a ideia é que a gente deixe um legado a partir disso, para que outros formatos de negócios surjam a partir dessa nova provocação que estamos fazendo aqui”.
Dayane se coloca à disposição para ajudar, diz que é possível chamá-las para “tomar umas”. E completa: “Somos mulheres seguras, independentes, empoderadas. Acreditamos na progressão da sociedade como um todo, em gênero, em cor, mas economicamente falando também é importante. Somos duas sonhadoras, não temos medo de errar”, garantiu
Já Letícia define a si mesma e à sócia como duas jovens cheias de sonhos, vontade de crescer e muitos objetivos a conquistar não só profissionalmente, mas pessoalmente também.
“São duas mulheres que acreditam muito que a comunicação como um todo tem um poder de transformação, de acrescentar, de movimentar, de modificar. Somos sonhadoras e realizadoras”, explicou.
As sócias lembram que o Novembro Negro é uma agenda importante, mas que a pauta da Consciência Negra precisa ser debatida o ano inteiro.
“O Novembro Negro é para gritar para a sociedade que precisamos ter uma reparação história. As pessoas negras precisam ter visibilidade, não podem ser marginalizadas, a sociedade não abarca mais esse tipo de discriminação. Somos jovens mulheres empreendedoras que estamos aqui empregando jovens. A gente enxerga o Novembro Negro como agenda para se discutir, mas também para ter atitude. Discurso não enche barriga”, garantiram.
Leia mais:
Medalhista de ouro em Tóquio, Hebert Conceição quer combater todos os preconceitos
Educadora financeira dá dicas a mulheres negras pela internet
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional