Alunos de escolas municipais terão acesso a projetos de ciência da computação
Projeto pioneiro no Brasil leva noções de ciência da computação ao Ensino Fundamental
A tecnologia a favor da aprendizagem em sala de aula. Esse conceito já está sendo aplicado em 20 escolas municipais de Salvador, que passaram a implementar nesta semana, na rotina dos estudantes, o projeto piloto Tech4Kids. Pioneira no Brasil, a iniciativa leva noções de ciência da computação ao Ensino Fundamental I.
Na prática, os alunos manuseiam tablets conectados com a plataforma chamada “ubbu” – utilizada em vários países, como Estados Unidos, África do Sul, Espanha e Noruega. A ferramenta proporciona um aprendizado de forma fácil e divertida, através de jogos interativos, vídeos animados e exercícios.
Uma das escolas beneficiadas com o projeto foi a Saturnino Cabral, em Cosme de Farias. A vice-diretora da unidade, Camila Amorim, destacou que a ação não apenas ajudará as crianças a desenvolverem o pensamento computacional e linguagem de programação como também agregará na aprendizagem de disciplinas curriculares, como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.
“Essas crianças já estão inseridas nas novas tecnologias, portanto, precisamos potencializar isso como uma ferramenta que possa ajudá-las na questão da aprendizagem”, destacou Camila. “Quando eles começarem a ingressar no Fundamental II e Ensino Médio, ficará muito fácil desenvolver um processo de pesquisa, de iniciação científica”, acrescentou.
A Saturnino Cabral possui 250 alunos e ganhou 37 tablets que serão usados por 10 turmas do Ensino Fundamental I – cada classe do segmento terá uma hora de aula por semana. Bastante empolgada com as aulas de ciência da computação, Bianca Gomes, 10 anos, comemorou a iniciativa na unidade. “Sempre sonhei em usar tablet em sala de aula. Achei ótimo porque a escola está evoluindo e isso deixa muito feliz”.
Alfabetização digital
Adaptadas a cada idade, as atividades do projeto Tech4Kids incentivam o raciocínio lógico, computacional e a resolução de problemas, através da ciência da computação. Outro aspecto da plataforma empregada é que o conteúdo de cada lição é baseado em pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, ajudando a promover a consciência cidadã.
“A ideia é trazer a linguagem da programação e a ciência da computação para dentro das escolas de uma forma lúdica. E que as crianças, desde os seis anos de idade, já comecem a interagir com esse letramento digital”, explicou o chefe de gabinete da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Frederico Wegelin. Ele visitou a Escola Saturnino Cabral para acompanhar as primeiras aulas do projeto na unidade.
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