Abrasel diz que governo demorou de agir para coibir assaltos a bares e restaurantes de Salvador

De acordo com o presidente Leandro Menezes, mesmo que tardiamente, setor está virando mais essa página e retomando o movimento 


Vixe d-flex me-2
Bruno Brito 22/05/2022 14:27 Cidades

Em meio à recente elevação da sensação de insegurança por parte da população, o setor de bares e restaurantes têm ter encarado a diminuição do movimento, em função de episódios de assaltos a estabelecimentos e clientes. Mas segundo avaliou o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Bahia (Abrasel-BA), Leandro Menezes, o momento é de retomada. 

A avaliação do presidente se contrapõe à de alguns proprietários de bares e restaurantes ouvidos pelo Portal M!, que afirmam que a insegurança e queda no movimento ainda não foram superadas. 

Leandro destacou que, de modo geral, a insegurança acaba afetando toda a economia e geração de empregos, sendo ruim para o consumo, turismo e para todas as atividades sociais e que o Governo do Estado não respondeu com a agilidade necessária.

“O governo demorou para responder energicamente essas ações criminosas, mas acho que vale a lição, e principalmente maior atenção com a Segurança Pública, que afeta a vida de todas as pessoas. Precisamos de uma política pública também de ocupação das ruas, pois onde há maior movimento, há maior segurança. Isso se faz com disponibilização de transporte público de qualidade, principalmente a noite, incentivo ao comércio noturno, dentro outros. Felizmente, mesmo que tardiamente, estamos virando mais essa página e retomando o movimento nos bares e restaurantes”, finalizou.

Segundo o presidente da Abrasel, em dado momento, a tentativa de driblar a sensação de insegurança nos locais, levou os donos de estabelecimentos a optarem pela contratação de segurança.

“Nosso segmento é muito heterogêneo, então temos as mais diversas decisões: contratar segurança individual, contratar segurança coletivamente, solicitar reforço da PM. O mais importante de tudo é que, depois dos episódios, a Secretaria de Segurança Pública está agindo com as polícias, investigando, prendendo”, ressaltou.

Ele afirma que a região do bairro da Pituba foi uma das mais afetadas pela insegurança, mas com a atuação da polícia, tem sido possível observar um movimento de recuperação acelerada em todo o setor.

“Inicialmente afetou, mas já estamos em fase de recuperação. O impacto de queda é de recuperação, dependendo logicamente do perfil do negócio. Se considerarmos por região, o bairro da Pituba foi um dos mais afetados, mas também que já está em recuperação acelerada, por conta do trabalhão que a polícia tem desempenhado. Ontem mesmo, o comando da região divulgou, que já são 16 dias sem esse tipo de ocorrência”, destacou Menezes.

 

 

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional