“A partir do momento que assumi o nome Preta, tudo andou”, explica dona de restaurante que virou point na Ilha dos Frades
Empreendedora bem-sucedida, Angeluci Figueiredo já planeja alçar novos voos
Em entrevista para o especial Março Mulher do Portal M!, Angeluci Figueiredo, 47 anos, também falou sobre a sua trajetória profissional de empreendedora bem-sucedida. De Amargosa para o mundo, a fotógrafa com vários anos de experiência resolveu montar o Restaurante Preta e faz o maior sucesso com pratos deliciosos na Ilha dos Frades. O próximo passo, segundo ela, é criar uma loja de artesanato.
“Quero montar uma loja de garimpos de artesanato, de estilistas que eu gosto, conheço. Estou com uma pousada, que tem seis apartamentos e já é um sucesso, a semana toda com hóspedes, pessoas de outros estados, não só da Bahia. Agora quero me especializar nessa área”, explicou Preta, como é conhecida desde a criação do restaurante. Ela explica a origem do nome.
“Foi logo quando montei o restaurante. Angeluci é muito difícil, e o nome Preta é pequeno, sonoro, mais fácil. Antes, tive uma resistência de mudar, mas, a partir do momento que assumi o nome Preta, tudo andou, as pessoas me procuram e chegam até mim com mais facilidade. Foi muito orgânico”, explica.
O restaurante foi criado em 2015, em Ilha de Maré. À época, Angeluci conciliava a atividade culinária com a fotografia – ainda era repórter fotográfica do jornal Correio. As atividades estavam interligadas desde o início.
“De repente fui trabalhar no jornal e surge uma matéria de gastronomia à beira-mar. Quando fui fazer a produção da matéria não tinha um lugar legal, aí pensei em montar algo para quem vinha de barco na Baía de Todos-os-Santos. Foi a ideia de montar o restaurante”, explicou.
Início difícil e pavor do arrocha
“Comprei a casa, montei o restaurante. A grana era curta, então usei tudo de reaproveitamento, dava uma repaginada no que eu achava nas ruas. Sempre gostei de cozinhar. Quando morava no interior, fazia vários pratos. Como eu sabia cozinhar, foi mais fácil. Tanto que eu digo que faço gororoba com a comida”, brinca a culinarista.
Mas, no início, houve muitas dificuildades. “Passei dois meses sem ter cliente, até chorava porque não ia ninguém. Tenho pavor a arrocha, no meu momento mais deprimida ficava tocando arrocha de fundo. Foi em 2015. Fiquei muito pra baixo. Aí, de repente, as pessoas começaram a descobrir o restaurante, e não parou mais. Hoje tenho até dificuldade de achar uma mesa pra alguém porque fica muito cheio”, conta.
Preta lembra que ninguém acreditava que o negócio fosse dar certo. Sua mãe dizia: “Como você vai montar um negócio no mar se nem nadar você sabe?” Mas a fotógrafa não desistiu. “Eu sou intuitiva, sempre ouço minha escuta interior e gosto de ir pelas minhas próprias experiências, quero tentar com meus erros e acertos”, define.
O sucesso resultou em uma mudança de Ilha de Maré para Ilha dos Frades. “Fiquei cinco anos em Ilha de Maré, quando recebi o convite para montar o restaurante na Ilha dos Frades, pela Fundação Bahia Viva, e estou lá até hoje. Graças a Deus, é um sucesso”, festeja Preta, que saiu do Correio em 2018, mas nunca deixou de fotografar.
“Sou apaixonada, viciada por fotografia. Uso meu celular mais para fotografar do que para as redes sociais. Acho ótimo você ter celular com câmera”, disse.
Ela ressalta que a fotografia foi fundamental para a sua evolução na gastronomia. “Fico ligada nessa coisa da estética do prato, apesar de não fazer essa comida toda minimalista. Sempre quero buscar a estética, com aquele olhar além do óbvio com gastronomia. A fotografia me ajudou muito nisso”, explica.
Apaixonada por Ilha dos Frades
O Restaurante Preta está perto de completar quatro anos na Ilha dos Frades. Neste período, Preta se apaixonou pelo local, que não tem a agitação da capital baiana.
“Amo morar na ilha. Você esquece de tudo, dorme mais cedo, acorda mais cedo. Agora comecei a tocar pandeiro, fico ensaiando, também ensaiando canto lírico”, disse.
Como ela mesmo fala, “quem vê close não vê corre”. Manter um restaurante na Ilha dos Frades exige muita entrega. Os produtos são comprados em Salvador, transportados de carro até o embarque. A viagem por mar dura uma hora. Já em Ilha dos Frades, mais trabalho para desembarcar os alimentos e carregá-los até o restaurante.
Este ano, ela conta com a ajuda do filho Francisco, de 25 anos. “Antes eu fazia tudo sozinha”, lembrou. E, além do trabalho árduo para manter o restaurante com um estoque bacana, Preta tem que cuidar da parte criativa, como o cardápio e o preparo dos pratos.
“Sempre passa por mudanças, todo ano mudo algo. É um cardápio praiano, com saladas frescas com mariscos, crustáceos, coisas assadas, tudo muito leve, trabalho com muito azeite de oliva”, descreve a culinarista.
Momentos engraçados
Na correria de chef de cozinha e proprietária do Restaurante Preta, Angeluci Figueiredo já passou por algumas situações engraçadas. Uma delas envolveu o cantor Bell Marques, um dos muitos famosos que frequentam o local.
“Uma vez esqueci de botar o sal na comida de Bell. Foi pra mesa e ele comeu sem sal, meu Deus. Ele comeu e ficou feliz. Mas como era muita coisa com saladas e frutos do mar, limão e tal, o sal não predominava tanto”, explicou.
Em outra situação, Angeluci se enganou após ficar sabendo, por telefone, que seria uma das dez homenageadas na 13ª edição do prêmio Barra Mulher, oferecido pelo Shopping Barra. A escolha foi feita por voto popular via redes sociais e também por uma comissão julgadora.
“Estava na ilha e lá o sinal é terrível, você não consegue falar com as pessoas, fala e cai. Quando ela disse que ganhei o prêmio, pensei que estava ganhando aquele carro do final do ano, fiquei tão louca, eufórica. Aí, cinco minutos depois, ela avisou”, diverte-se.
Angeluci complementa, com a simplicidade característica: “Mas foi uma sensação boa tanto quanto a do carro. Bem gratificante, nem esperava isso, fiquei sem palavras. Muito estranho ver sua foto grande e estampada nos lugares. Um susto, sabe?”
Leia também:
“É como estar eternamente gritando para ter que ser ouvida”, diz Angeluci Figueiredo sobre os desafios da mulher
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional