“A falta de ação do MEC prejudicou os jovens e crianças”, diz diretora do Centro de Excelência e Inovação Educacional da FGV
Claudia Costin é professora da PUC-SP, do Insper, da Enap (Canadá) e da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard
Em entrevista ao Portal M!, a professora da PUC-SP, do Insper, da Enap (Canadá) e da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, Claudia Costin, disse que o Ministério da Educação “não considerou que era seu papel coordenar a política educacional na pandemia”. E a “falta de ação do MEC prejudicou as crianças, com certeza”.
“Fui diretora global de educação do Banco Mundial, que integra o sistema das Nações Unidas. E com isso eu tenho muito contato com ministros de educação de vários países, uma coisa que me chamou muita atenção é que enquanto nesses países quem coordenava a resposta educacional à Covid era o Ministério da Educação, inclusive em repúblicas federativas, aqui, o Ministério da Educação, durante a maior parte da pandemia e de escolas fechadas, não considerou que era seu papel coordenar a política educacional em tempos de crise profunda”, ressaltou.
Para ela, o MEC prejudicou a capacidade de apoio nacional, “como fazer pequenas obras em escolas para preparar para um eventual retorno, organizar materiais para aprendizagem”.
“É importante a gente lembrar que muitos municípios têm menos de 5 escolas. Então não é que eles têm uma sede da secretaria com capacidade de produção de material gráfico e de tudo que é necessário para que uma boa aprendizagem em casa aconteça. Contato com televisão para quem não tem acesso às plataformas digitais poderia ter sido uma alternativa. Então nada disso aconteceu”, afirmou.
Claudia Costin disse também que o Consed, que congrega os secretários estaduais de educação, e a Undime, que congrega os secretários municipais, “se uniram e juntos conseguiram fazer uma parte do trabalho”.
“Com duras dificuldades, juntaram a universidade, organizações da sociedade civil em várias partes do território para ajuda-los a preparar a mídia mais adequada ou as mídias mais adequadas, na maioria dos casos foi uma combinação de diferentes mídias para garantir alguma aprendizagem em casa, organizar o processo logístico de envio de cadernos impressos para as residências, e preparar essas obras e até os protocolos sanitários”, completou.
“Mais recentemente o MEC estabeleceu protocolos sanitários quando a Undime já tinha passado para todo mundo uma proposta de protocolo sanitário para eventual reabertura das escolas. E como você bem falou, o MEC mostra que tinha recursos e esses recursos poderiam ter sido mobilizados nessa crise brutal que a gente passou. Mas o MEC não pareceu achar que esse era o seu papel. A falta de ação do MEC prejudicou as crianças, com certeza”, finalizou.
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