Todos os segmentos da sociedade precisam respeitar os direitos dos idosos de forma legítima
Na última quarta-feira (15) foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Como presidente do Republicanos Bahia enfatizo o compromisso real e trabalho constante de todos nós integrantes dessa sigla, classificada como a que mais cresce no Brasil. Aqui não medimos esforços para conscientizar a comunidade baiana acerca das diversas […]
Na última quarta-feira (15) foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Como presidente do Republicanos Bahia enfatizo o compromisso real e trabalho constante de todos nós integrantes dessa sigla, classificada como a que mais cresce no Brasil.
Aqui não medimos esforços para conscientizar a comunidade baiana acerca das diversas formas de violência contra a terceira idade, seja ela física, psicológica, sexual, patrimonial, financeira, abandono ou até a negligência. Lamentavelmente somente no município baiano de Feira de Santana, localizado a 100 quilômetros de Salvador, a violência contra a pessoa idosa aumentou em 125%, comparando com os primeiros cinco meses do ano passado.
Todos nós precisamos compreender o quanto é essencial termos uma responsabilidade social, de amparo, atenção, sensibilidade e noção dos direitos dessa parcela da população. Só assim iremos realmente evoluir como sociedade e oferecer mais proteção e dignidade para eles.
Em nosso estado todo esse movimento de assistência ao idoso é muito bem capitaneado pelo nosso coordenador dos Idosos Republicanos e deputado estadual, José de Arimateia. Já no Brasil, não é diferente, temos o desempenho do secretário Nacional do Idosos Republicanos e deputado federal, Ossesio Silva, que também tem atuado com veemência nessa missão.
Para marcar o dia 15 de junho e também discutir de forma minuciosa a relevância da consolidação e fortalecimento da política de proteção dos idosos, José de Arimateia tornou o Auditório do Centro Empresarial Iguatemi, em Salvador, palco de debates sobre o tema em questão. Foi muito gratificante contar com a presença de cerca de 50 idosos que saíram de suas casas para participar de palestras bastante enriquecedoras. Queremos sim uma sociedade mais informada, justa e cidadã.
Cabe aqui lembrar que vivemos em um país que mostra uma forte tendência para o envelhecimento da população. Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2060, um em cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos de idade.
Destaco aqui a importância da sociedade e o próprio poder público estarem munidos de informações precisas sobre os direitos dos idosos com a finalidade de que sejam fielmente executados. Sim, a terceira idade tem os seus direitos estabelecidos por meio do Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003, que urgentemente precisam ser colocados em prática. Só assim sairemos desse cenário cruel e injusto.
A terceira idade de hoje trabalhou muito e diariamente para a construção do Brasil e Bahia que vivemos atualmente. Torço para que esse artigo tenha provocado uma reflexão muito positiva no sentido de conscientizar e coibir a violência contra essa parcela da população.
Nós podemos fazer a nossa parte. O silêncio já é uma forma de agressão. Denunciem! Não tenha medo do agressor. A sua identidade será preservada e a ligação é gratuita. Juntos podemos alterar essa realidade. Prometem pensar a respeito? Um forte abraço!
Vejam onde denunciar a violência contra o idoso:
– Disque 100;
– Ministério Público (MP);
– Conselhos Estaduais ou Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa;
– Delegacias Especializadas na Proteção ao Idoso no município.
*Márcio Marinho é vice-presidente estadual do Republicanos, presidente estadual do Republicanos Bahia e deputado federal.
—————————————————————————————-
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Artigos
Uma história dedicada à filantropia
A importância de meu avô Juracy
Quer se atrapalhar?
Cuidado com o seu diabo quando for acalmar o inferno
Vivemos numa redoma social
Foco no candidato é elemento chave para vencer uma eleição
As habilidades de Mônica, sem medo, sem anseio
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional