Por que manter é mais difícil do que abrir um negócio?
O cenário econômico durante a pandemia foi desafiador para inúmeras empresas, mas também se mostrou um canteiro de oportunidades para empreendedores no Brasil. De acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, mais de 14 milhões de pessoas se tornaram empreendedores durante a pandemia – muitas impulsionadas pelo desemprego, que as obrigou a procurar […]
O cenário econômico durante a pandemia foi desafiador para inúmeras empresas, mas também se mostrou um canteiro de oportunidades para empreendedores no Brasil. De acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, mais de 14 milhões de pessoas se tornaram empreendedores durante a pandemia – muitas impulsionadas pelo desemprego, que as obrigou a procurar por uma nova forma de renda; mas muitas também por enxergarem neste novo contexto uma oportunidade para criar o próprio negócio. Mas a mesma pesquisa revelou que empresas com mais de três anos e meio fecharam suas portas em definitivo neste período. Então, após abrir o negócio, o principal desafio é manter-se no mercado. Mas por que?
Empreender está longe de ser uma tarefa fácil. Muitas responsabilidades com funcionários, impostos, clientes, fornecedores, bancos e a lista segue. Durante a pandemia, que pegou a todos nós de surpresa, é verdade, vi inúmeros negócios fecharem por não acharem na contabilidade a resposta que precisavam para o acompanhamento e decisões com caixa. Empreendedores perdidos sem uma bússola que pudesse realmente conduzir para o sucesso financeiro – e aqui, leia-se: ter dinheiro suficiente para manter o funcionamento por longos períodos de recessão, como este que passamos no último ano.
Então a resposta para “por que o principal desafio é manter-se no mercado?” é: a falta do conhecimento e da prática de uma boa gestão financeira. E não é tão difícil quanto se pensa. O erro mais comum, e inicial, é a falta da definição de um pró-labore. Muitos empreendedores mal sabem quanto recebem de salário por mês em seu próprio negócio! É preciso calcular quanto é necessário receber todos os meses. Ter noção de quanto precisa ser vendido não é suficiente para manter o caixa positivo. Em minha experiência, já presenciei empresas faturarem muito bem e mesmo assim ter dificuldade de pagamento. E, por fim, definir a lucratividade desejada, vendendo um produto ou serviço com o lucro calculado é a forma certa de fazer dinheiro em um negócio.
A verdade é que é conhecida a preferência de muitos brasileiros por métodos rápidos para ganhar dinheiro. E talvez, por esse motivo, estejamos constantemente entre os países com mais golpes financeiros do mundo. Existe até “receita de bolo”, mas não há atalho para a conquista da tão sonhada liberdade financeira que não passe pela gestão consciente do dinheiro do seu negócio.
*Raquel Santos é especialista em gestão financeira, autora do Bora Financeirar?!, empreendedora e atual diretora financeira da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE).
————-
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Artigos
Uma história dedicada à filantropia
A importância de meu avô Juracy
Quer se atrapalhar?
Cuidado com o seu diabo quando for acalmar o inferno
Vivemos numa redoma social
Foco no candidato é elemento chave para vencer uma eleição
As habilidades de Mônica, sem medo, sem anseio
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional