Muita Informação – ACERVO - Lula e Bolsonaro vão se defrontar com a anamnese dos eleitores - Muita Informação - ACERVO

Lula e Bolsonaro vão se defrontar com a anamnese dos eleitores

As pesquisas almejam em mostrar a carne viva do eleitor, emprestando veleidades e conclusões extravagantes, de comprovada cientificidade, e sempre na confiança do impacto sobre a memória da coletividade que caminhará até as urnas. É inútil opor-lhe qualquer argumentação e nem mesmo os fiascos protagonizados pelos percentuais de eleições passadas têm força de dissuasão.Todas as […]


Vixe d-flex me-2
Glaucia Farias 01/06/2022 08:00 Artigos

As pesquisas almejam em mostrar a carne viva do eleitor, emprestando veleidades e conclusões extravagantes, de comprovada cientificidade, e sempre na confiança do impacto sobre a memória da coletividade que caminhará até as urnas.

É inútil opor-lhe qualquer argumentação e nem mesmo os fiascos protagonizados pelos percentuais de eleições passadas têm força de dissuasão.
Todas as somas heteróclitas e mais as perspectivas do comportamento do eleitor são submetidas a escrutínio, com resultado próximo ou muito próximo das paixões irresistíveis, que tornam o voto um santuário de maldições, de incongruências, de racionalidade e da fé inquebrantável da escolha certa.

Para fazer a escolha certa, a comunidade terá de absorver o quase cotidiano das pesquisas e repassá-los na memória, acreditar, por em dúvida, comparar com as reminiscências, para que nada fique fora do lugar, sem uma ponta solta, com todas as cadeiras, sem faltar uma; contrariando o jogo  infantil,  em que os jovens brincam não para sentar nas cadeiras, mas para ver quem ficou de pé.

Esse logro -, da próxima vez preste atenção e sente rapidamente na cadeira-, ilustra uma condição de que sempre haverá um vencedor e uma perda, sendo que a vitória tem um gosto especial, uma expiação, um castigo à derrota. Quem ficou de pé foi um tolo, embora ele faça parte da comunidade, não goza do privilégio da comunhão.

Isso não pode ser esquecido, porque faz parte da memória, não é anamnesis, ou seja, não é o processo de recordar, reinscrever no corpo, na memória, aquilo que havia sido esquecido.

Mas acontece que a memória não é duradora, ou seja, uma vez o acontecimento ele não será para sempre a marca indelével que o fez surgir, daí a reminiscência, a anamnesis.  Paara não ter de recorrer a anamnesis, a bíblia encontrou uma saída, numa espécie de terrorismo santificado, para os fies reterem na memória a fé e a confiança em deus, de tal modo que o esquecimento será punido, igualado ao pecado original, como bem disse Yosef Hayim Yerushalmi, em “Reflexões sobre o Esquecimento”, se referindo ao Deuteronômio VIII: “toma cuidado para não esquecer o Senhor teu Deus, nem deixar de observar os mandamentos, os decretos e as leis que hoje te prescrevo. Não aconteça que depois de teres comido à saciedade… e aumentado a prata, o ouro e todos os seus bens esqueça o Senhor. Se te esqueceres vós perecereis, por não haver escutado a voz de deus”. Mas é a bíblia e não as pesquisas.

No entanto, o esquecimento coletivo e a memória coletiva se dão por vias intrigantes e não respondem a religião, e nem colocam em causa acreditar ou não em deus. As pesquisas oferecem munições, interpretações e até mesmo se põem na condição de oráculo. Mas seja como for, tanto Lula como Bolsonaro, para além das pesquisas, vão se defrontar com a anamnesis dos eleitores, mas nem tão esquecidos assim? No Youtube Alba Armengou, despretensiosa, cata Eclipse.

*Gerson Brasil é jornalista e escritor

——————————————x

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional