Informações e credibilidade, mais uma vez

Em artigo publicado há dez anos, com o mesmo título deste, ou seja, “Informações e credibilidade”, registrei que uma das maiores redes de informação do País enaltecia e enaltece, como princípio editorial básico, que entre “o furo de reportagem e a verdade”, a segunda deve sempre prevalecer. Nele, muito escrevi sobre informações e credibilidade. Ingenuamente, […]


Vixe d-flex me-2
Glaucia Farias 08/10/2021 08:00 Artigos

Em artigo publicado há dez anos, com o mesmo título deste, ou seja, “Informações e credibilidade”, registrei que uma das maiores redes de informação do País enaltecia e enaltece, como princípio editorial básico, que entre “o furo de reportagem e a verdade”, a segunda deve sempre prevalecer. Nele, muito escrevi sobre informações e credibilidade. Ingenuamente, pensei que, no espaço disponível, tinha esgotado o assunto. Ledo engano.

Depois de pronto, acabado e publicado, percebi que algo faltou, e as fakes news estão aí para provar o quanto eu estava enganado. Mais uma vez, agradeço a paciência e a atenção dos meus fiéis leitores. Leitores desses artigos pouco lidos, talvez, mas escritos com sangue, “pois sangue é espírito”, somente para usar uma expressão do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Em verdade, escrevo com a pena e com o coração.

Com efeito, no artigo “Informações e credibilidade”, dado a público na edição de A Tarde (02/09/2011), mais do que um desabafo, procurei apresentar uma modesta tentativa de responder a todos aqueles seres que usam a palavra, em qualquer meio de comunicação, para destruir, para semear o joio, para fomentar a cizânia, mas jamais para edificar a boa torre. Como diz Léo Jaime, na canção “Nada mudou”, “os melhores momentos do mundo não são manchetes no jornal.”

De igual modo, sei que escrever em pouco espaço e bem é atributo de um bom jornalista. Infelizmente, minha seara é outra. Escrevo mal, mas não é por isso que deixarei de escrever o que penso, o que acredito e o que sofro. Escrever, para mim, é terapia, é desnudar-se, é dizer. E, como poetizou Sarah Blasko, em All I Want, tudo que eu quero dizer é que eu “quero é um dia vir a conhecer-me”.

Não vou, porém, falar sobre isso agora, pois tenho um artigo somente para tratar do escrever, aguardando espaço e oportunidade para um dia publicá-lo. 

Voltando ao cerne deste texto, decidi explorar um pouco mais o tema da credibilidade das informações, mas sem fugir de mim e olhando para frente, pois tenho internalizado, como premissa, a compreensão de que para “Deus não importa o que você foi, mas, sim, o que será a partir deste momento”, como está escrito em “A Recitação”, que é o livro sagrado da fé islâmica.

Isso posto, caro leitor, se alguém, um relatório auditorial mal posto, ou uma mídia utilizar a palavra para espalhar mentiras e falsidades, erga a cabeça, seja altivo e saiba que sempre é serena a posição de quem está com a verdade. Procure seguir os ensinamentos de Emmanuel e ignore as mentiras.

Fiel e amigo leitor, tenho aprendido com a vida que, para as infâmias, é bom não olvidar aquilo que o sábio Raul já cantava […] “Mamãe eu não preciso ler jornais, mentir sozinho eu sou capaz”. 

Nada obstante, continue lendo os periódicos de folhas soltas encasadas, as revistas e os blogs de credibilidade, como, por exemplo, o nosso “Muita Informação”, que se pauta nos princípios éticos do bom jornalismo: isenção, correção e agilidade.

É preciso saber, também, por onde transita o “adversário” (As aspas, coloco-as somente para que fique bem claro que eu uso aqui a triste palavra no mesmo sentido que usou Emmanuel Carrère, no livro reportagem sobre o doente Jean-Claude Romand. Isso mesmo, de anjo mau, no sentido de ser sem alma).

Além disso, não seja timorato, mas também não se exacerbe, pois a Palavra também ensina, como Paulo amigo sempre me lembra de que se deve “ser prudente como as serpentes e manso como as pombas” (Mateus 10,16). Jamais ferozes como os tigres. 

Portanto, esteja serenamente atento a tudo e a todos, mas somente aja com a cautela e com a certeza de que realmente vai valer a pena o combate, pois, até na natureza, a tentação de Eva, a serpente, somente morde como última opção e no momento oportuno.

Afinal, tudo tem seu tempo certo. Há tempo para tudo, mas, aí, já é outro “livro” de um certo belo Conjunto de Livros.

E, por fim, mas não por último, pratique sempre o amor. Porque quem ama cuida, protege, acolhe, perdoa e é feliz. O que mais importa, afinal, não foi o Mestre dos mestres que afirmou? “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc 23, 34).

*Mestre em Contabilidade. Conselheiro-corregedor do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, professor, escritor.

———————————————-

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representando, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!

 

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional