Houve omissão no IPTU de Salvador?

A Planta Genérica de Valores (PGV) da cidade de Salvador foi modificada de forma drástica e sem um estudo criterioso no exercício de 2013, motivando um aumento desproporcional no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU incidente sobre os imóveis residenciais, comerciais e terrenos, além de uma ação direta de inconstitucionalidade. A […]


Vixe d-flex me-2
Glaucia Farias 29/06/2022 14:23 Artigos

A Planta Genérica de Valores (PGV) da cidade de Salvador foi modificada de forma drástica e sem um estudo criterioso no exercício de 2013, motivando um aumento desproporcional no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU incidente sobre os imóveis residenciais, comerciais e terrenos, além de uma ação direta de inconstitucionalidade. A Lei 7.186/06 determina no artigo 67 que o Poder Executivo submeta à apreciação da Câmara, no primeiro exercício de cada legislatura e, quando necessário, a proposta de avaliação ou realinhamento dos Valores Unitários Padrão de Terreno e de Construção.

Em 2017, primeiro ano do último mandato, o então Prefeito conseguiu aprovação do legislativo municipal para promover uma majoração linear de mais 28% em todas as unidades imobiliárias existentes na cidade. A expectativa dos soteropolitanos, diante das inconsistências constatadas na forma de tributação do IPTU, era de que o novo Chefe do Executivo encaminhasse no seu primeiro ano de gestão um projeto de lei que promovesse uma real valoração do imposto, compatibilizando-o à realidade do mercado imobiliário, situação que não ocorreu.

A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios deve obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, conforme previsão do artigo 37 da Constituição Federal (CF). A Lei Federal 8.429/92, alterada pela 14.230/21, dispõe que “constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições”.

Embora o descumprimento de decisão judicial não configure mais ato de improbidade, o Decreto-Lei 201/67, recepcionado pela CF, reza no seu artigo primeiro que é crime de responsabilidade dos Prefeitos Municipais, sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores, negar execução a lei federal, estadual ou municipal. Desta forma, poderia o gestor público se abster de cumprir a lei?

Seria prudente, portanto, o envio em caráter de urgência à Câmara Municipal de Salvador, de um projeto de lei que promova uma real avaliação da PGV, ajustando a tabela de receita do IPTU e os fatores de correção, a fim de suprir a omissão ocorrida em 2021. Afinal, caso o contribuinte sinta-se lesado por essa omissão, poderia insurgir-se judicialmente para reparação dos danos causados por uma tributação irregular? E teria dolo a inobservância de um preceito legal que pudesse tipificar uma conduta apta a legitimar uma ação de improbidade? 

————————————————————————

*Karla Borges é professora de Direito Tributário

—————————————————————————————

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!

 

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional


Vixe