Em força, em poesia, em Química, em Caetano: a Vida que vem da Luz do Sol

A estrela entre as estrelas, músico, arranjador, produtor, escritor, baiano de Santo Amaro da Purificação, irmão da ilustre Maria Bethânia, filho de D. Canô e Sr. José, completara 80 anos [de poesia] no dia sete do corrente mês. Considerado internacionalmente como um dos maiores compositores do século XX, Caetano Veloso, tem mais de 50 álbuns […]


Vixe d-flex me-2
Glaucia Farias 15/08/2022 15:16 Artigos

A estrela entre as estrelas, músico, arranjador, produtor, escritor, baiano de Santo Amaro da Purificação, irmão da ilustre Maria Bethânia, filho de D. Canô e Sr. José, completara 80 anos [de poesia] no dia sete do corrente mês. Considerado internacionalmente como um dos maiores compositores do século XX, Caetano Veloso, tem mais de 50 álbuns gravados e canções em trilhas sonoras de filmes como Hable con Ella, de Pedro Almodóvar e Frida, de Julie Taymor. E, com toda convicção, músicas que embalaram algum momento significante em nossas vidas (eu que o diga! “… Sou o cheiro dos livros desesperados/Sou Gitá Gogoia/Sou olho me olha mas não me pode alcançar…”).

A importância cultural de Caetano para o Brasil vai além das composições, ele é um ativista em prol [da sobrevivência e da justiça] do nosso país. Por teu zelo e trabalho, recebera uma insígnia da Ordem do Mérito Cultural (OMC), uma ordem honorífica às pessoas que se distinguem pelas respectivas contribuições prestadas à cultura. Friso que, os condecorados são avaliados por uma comissão técnica do Ministério da Cultura. Sabemos que o filho de D. Canô é autor de lindas cantigas com força poética que nos emociona e faze-nos aprender [e, compreender] sobre diversos assuntos, dentre os quais, a Química.

É isso mesmo que tu leste! Q u í m i c a. O que quero destacar (além do Caetano, é óbvio!) é que o mundo da Ciência não fica restrito somente aos laboratórios. Há informações deste universo curioso em todos os segmentos, em todas as artes. A título de exemplo, na música Luz do Sol, Caetano apresenta um dos processos mais importantes para a sobrevivência da Terra: a fotossíntese. Trata-se de uma reação físico-química – a nível celular – realizado por seres vivos clorofilados (aqueles que apresentam um pigmento essencial, a clorofila), que utilizam o dióxido de carbono (gás carbônico) e água, para obter carboidratos.

Apontando que a clorofila é o pigmento mais importante no processo fotossintético das plantas, através das suas moléculas que captam a radiação luminosa dos raios solares e a transforma em energia química. A absorção da energia luminosa e sua transformação em energia permitem o crescimento das plantas, seu florescimento e a produção de frutos, iniciando-se uma cadeia alimentar… Essa breve explicação é para denotar que existem inúmeras reações químicas que não nos são visíveis a olho nu, porém, importantes para manutenção da vida.  De forma bem simples (no português!), vou apresentá-los a reação química que ocorre na fotossíntese: gás carbônico + água + luz solar = glicose + oxigênio.

Na representação reacional supracitada, a clorofila atua como um catalisador (agente que acelera/ativa a reação), e assim, “a química” acontece. A glicose é um carboidrato que apresenta como função primordial fornecer energia. Nos seres humanos, ela pode ser obtida por meio da nossa alimentação, e os níveis que ela apresenta em nosso sangue são chamados de glicemia. Essa concentração de glicose no sangue é regulada pela insulina e pelo glucagon, dois importantes hormônios produzidos no pâncreas. A insulina é o hormônio responsável por garantir que a glicose presente no sangue entre nas células, promovendo, desse modo, a redução de glicose no sangue. O glucagon apresenta, no entanto, uma ação contrária, e faz com que a reserva de glicose seja quebrada (glicogênio) e os seus níveis no sangue aumentem.

O que Caetano quis dizer em seus versos Luz do Sol, “que a folha traga e traduz em verde novo em folha em graça em vida em força em luz”, é falar sobre a fotossíntese, onde a luz do sol é utilizada para a produção de energia e, consequentemente, a continuidade aqui na Terra. E, diga-se de passagem, que há tantos vocábulos e conceitos imbuídos na canção. Poeticamente, ela é rica, vasta e inebriante. Didaticamente, pode-se ser trabalhada de modo contextualizado nas áreas de Química, Física, Biologia, Língua Portuguesa (há tantos campos lexicais e organização semântica, que “dariam panos para as mangas”!).

Da perseguição e prisão pela ditadura militar a voz ativa e contundente, o magnânimo artista nos permite refletir, nos faz (re)pensar, [en]cantar, embalar no deleite de tuas músicas. Do Tropicalismo ao show comemorativo aos 80 anos bem vividos, Caetano é êxtase, é vigor, é político, é professor: ensina e compartilha. É ciência poética, seja em solo, seja em quarteto. Sim, em quarteto! Lembra quando mencionei no terceiro parágrafo que a Ciência está em todos os lugares? Com o octogenário, foi possível trazer à baila o viés da Química mais uma vez e, assim, concluir uma série que escrevi sobre os demais Doces

Bárbaros (Maria Bethânia, Gilberto Gil e Gal Costa, por ordem de escrita neste portal), tornando-a tal ciência mais “palpável”, acessível e descomplicada. Das inúmeras reações químicas no meio celular à composição química do óleo de dendê, a Química encontra-se no axé e no trio elétrico desde a sua criação, está no samba e no bloco do Cordão do Bola Preta, mas isso eu deixo para contar em outro carnaval. 

Ao baiano que admiro, nossas reverências e aplausos calorosos. Viva Caetano! Nosso patrimônio poético!

 

*Pós-doutorando na Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Ciências pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Mestre em Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), graduado em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), atua nas áreas de Nanotecnologia, Química de Materiais e Educação Química, diretor executivo e membro da Academia Brasileira de Jovens Cientistas (@jovenscientistas.abjc), divulgador científico e pesquisador, membro colaborador do Ciência Brasileira é de Qualidade (@ciencia.brasileira), do QuiCiência (@quicienciaiqb) (IQB/UFAL), da Usina Ciência da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFAL) e revisor dos periódicos.

————————————————————————————-

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional


Vixe