Muita Informação – ACERVO - Daltonismo tributário - Muita Informação - ACERVO

Daltonismo tributário

Denomina-se daltonismo a incapacidade de identificar algumas ou todas as cores. O referido distúrbio visual assim é nomeado em homenagem ao químico John Dalton, considerado pioneiro no estudo e diagnóstico da doença. Essa breve caracterização introdutória cumpre o fito de ilustrar a explanação a seguir, acerca dos problemas e lacunas do estudo do Direito Tributário […]


Vixe d-flex me-2
Glaucia Farias 17/09/2021 08:00 Artigos

Denomina-se daltonismo a incapacidade de identificar algumas ou todas as cores. O referido distúrbio visual assim é nomeado em homenagem ao químico John Dalton, considerado pioneiro no estudo e diagnóstico da doença. Essa breve caracterização introdutória cumpre o fito de ilustrar a explanação a seguir, acerca dos problemas e lacunas do estudo do Direito Tributário brasileiro.

Vem se destacando, no Brasil, uma corrente de pensamento formada por importantes tributaristas, que tem denunciado o caráter regressivo da Matriz Tributária brasileira. Entende-se por uma tributação regressiva aquela que impõe uma maior carga tributária aos contribuintes com menor capacidade contributiva. Ou seja, quando os mais pobres pagam mais. Em consequência, esse modelo exerce uma menor pressão tributária frente aos que possuem mais recursos financeiros.

Outra característica da regressividade na tributação é o fato de que os recursos oriundos da arrecadação são destinados, em sua maior quantidade, à implementação de políticas públicas que beneficiam a parcela mais abastada da população. Deixando aqueles que mais precisam da presença do Estado em uma condição de extrema fragilidade. Por óbvio, a regressividade, além de ser um dificultador da mobilidade social, contribui para o incremento das desigualdades.

Em face à cobrança dos tributos, a regressividade se expressa pela opção brasileira de utilizar-se dos impostos relacionados ao consumo como maior fonte de arrecadação, sendo esta responsável por aproximadamente 70% da receita estatal. Nesse tipo de tributação, o princípio da capacidade contributiva fica secundarizado, pois, ao consumir produtos da cesta básica, por exemplo, todos pagam o mesmo valor de impostos, independentemente da condição material de cada um.

Apesar do significativo aumento das críticas à regressividade e do crescimento da sua difusão entre os estudiosos da tributação no país, existe, em paralelo, uma espécie do que convencionamos denominar de daltonismo tributário. Embora consigam enxergar que os pobres pagam mais tributos em comparação aos que compõem as classes mais abastadas, demonstram uma dificuldade, na maioria das vezes, para perceber qual a cor dessas pessoas. Há dados vastos no Brasil que atestam a cor da pele da população mais pobre: e ela é negra. Do outro lado, historicamente, é a população não negra que desfruta das melhores condições de renda e melhor acesso às políticas públicas. Em consequência disso, são os pretos e pardos que suportam a maior carga tributária e que menos usufruem das políticas públicas financiadas com os recursos arrecadados mediante a cobrança de tributos.

A dificuldade de muitos estudiosos do Direito Tributário em reconhecer a cor de quem suporta maior pressão tributária, em desproporção frontal à capacidade contributiva, é mais do que patente. A incapacidade, ora demonstrada, de distinguir as cores de quem paga mais e de quem paga menos tributos pode e deve ser motivo de análise aprofundada, em busca de desvelar as suas reais motivações. Deve-se investigar se aludida inobservância é motivada por uma simples falta de percepção ou se é mais uma forma de manifestação do racismo que atravessa as relações sociais no Brasil, a saber.

*Leonardo Queiroz é advogado

———–
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional