Artigo: Vamos vencer o pânico para administrar a crise*
A todo momento, estamos sujeitos a passar por situações de anormalidade e tensão, de maior ou menor intensidade. A gravidade da epidemia do coronavírus é considerada como “muito alta” pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e isto, naturalmente, causa espanto e a necessidade de alterações comportamentais importantes para conter a situação e evitar o desenvolvimento […]
A todo momento, estamos sujeitos a passar por situações de anormalidade e tensão, de maior ou menor intensidade. A gravidade da epidemia do coronavírus é considerada como “muito alta” pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e isto, naturalmente, causa espanto e a necessidade de alterações comportamentais importantes para conter a situação e evitar o desenvolvimento de complicações maiores.
No caso em análise, essas alterações se manifestam de maneiras físicas ou simbólicas. A primeira decorre da necessidade de adotarmos medidas preventivas e de contenção, orientadas sempre pelos especialistas e pelos profissionais de saúde que, no nosso país, diga-se de passagem, estão demonstrando absoluta dedicação e elevada capacidade de lidar com a ameaça do ponto de vista epidemiológico. A segunda pode expressar uma situação de conflito, perigo ou mesmo de ausência, mas controlá-la deve ser um esforço coletivo, adotado por toda sociedade.
Em uma situação como essa, na qual ainda estamos mergulhados em incertezas e lidando com o desconhecido, é imprescindível que todos se mantenham atualizados sobre os pontos principais que afetam a vida em coletividade para podermos atuar como um excelente gestor de crise.
Necessário se faz, também, estarmos bem informados – conhecer bem as orientações dos profissionais de saúde e as orientações da autoridades, além de estarmos atentos sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) que tem sido referência para o mundo – principalmente em situações de crise e que tem protocolos de emergência, mas não precisamos (e nem faz sentido) alimentar o pânico generalizado. Não é possível e não é eficaz, além de levar a perda de foco, comprometendo toda a eficácia de medidas importantes que estão sendo implantadas por especialistas.
A gestão de crise é um método que une todas as forças, seja das autoridades, seja dos cidadãos. Para gerenciar, efetivamente, qualquer crise, precisamos de um processo bem estruturado, que vai muito além de medidas individuais. A melhor forma de lidar com crises é manter-se atualizado sobre os pontos principais que afetam a vida em coletividade e seguir a orientação de especialistas que têm anos de experiência na área.
Assim, você será um excelente gestor para qualquer crise. O medo do desconhecido é inevitável, mas só faremos uma boa gestão de nossas crises se, primeiro, vencermos o pânico.
O pânico não se faz necessário se conseguirmos gerir os acontecimentos e, para isso, convidamos todos a serem os dirigentes das suas histórias com atenção aos acontecimentos, responsabilidade e inteligência emocional.
*Ana Paula Bomfim – Professora da Faculdade de Direito da UFBA, Observatório da Pacificação Social / Ufba, gestora de conflitos
*Murilo Vilas Boas – Observatório da Pacificação Social / Ufba, gestor de conflitos
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Artigos
Uma história dedicada à filantropia
A importância de meu avô Juracy
Quer se atrapalhar?
Cuidado com o seu diabo quando for acalmar o inferno
Vivemos numa redoma social
Foco no candidato é elemento chave para vencer uma eleição
As habilidades de Mônica, sem medo, sem anseio
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional