ARTIGO: O Vírus, o Vale, o Decreto
Os efeitos do vírus que se espalhou a partir de um mercado de animais silvestres, na então distante Wuhan, trazem forte expectativa de mudança global nas políticas que regulam a relação humana com a natureza. Na pós-pandemia haveremos de saber para onde penderá a balança das decisões sobre sustentabilidade. Por aqui, essa expectativa está inicialmente […]
Os efeitos do vírus que se espalhou a partir de um mercado de animais silvestres, na então distante Wuhan, trazem forte expectativa de mudança global nas políticas que regulam a relação humana com a natureza. Na pós-pandemia haveremos de saber para onde penderá a balança das decisões sobre sustentabilidade.
Por aqui, essa expectativa está inicialmente em um decreto que aguardava a assinatura do prefeito ACM Neto na semana anterior às urgências impostas pela Covid-19: o decreto de criação do 1o Refúgio da Vida Silvestre (Revis) de Salvador, na Mata Atlântica do Vale Encantado em Patamares.
A norma é fruto da principal discussão ecológica da cidade, que teve o seu último capítulo numa Consulta Pública feita pela prefeitura no início de março, pouco antes do distanciamento social.
No encontro, foram expostas as razões científicas para criação do Revis no Vale onde moram tamanduá, macaco, tatu, ouriço-cacheiro em extinção, aves endêmicas e migratórias e mais de 200 espécies de plantas em meio a córregos, lagoas e nascentes de águas limpas.
Uma das razões expostas dizia respeito à crise que se avizinhava. Estudos técnicos demostraram a contribuição do verde preservado na contenção de epidemias – a maioria delas originadas de doenças transmitidas de animais para pessoas, zoonoses. Neste quesito, não restou dúvida sobre a necessidade do Vale Encantado para fortalecer a barreira antiepidêmica.
Seus 617 mil m2 de floresta formam o único corredor ecológico de Salvador. Conecta o Parque de Pituaçu e a Mata do Castão aos outros trechos de Mata Atlântica. Por essa via se dá o fluxo de animais e sementes que permite a reprodução com variedade genética – a biodiversidade crucial para deter desequilíbrios sanitários e climáticos.
Com dados comparativos de outras cidades do mundo, os expositores também demonstraram a importância econômica da medida. Um local como o 1o Revis pode render milhões de reais a Salvador pelo aumento do turismo, pela valorização imobiliária nos arredores do verde e pelos serviços ecossistêmicos – como controle de alagamento, regulação climática, redução de poluição sonora, do ar e da água. Os benefícios dados, de graça, pela natureza diminuem uma série de gastos públicos, gerando economia que pode ser aplicada em educação, geradora de melhores empregos.
O decreto do 1o Refúgio da Vida Silvestre de Salvador resultou destes e de outros motivos expostos naquela Consulta Pública e representaria então mais um passo da prefeitura em direção à sua meta de tornar Salvador a Capital da Mata Atlântica. Com a pandemia, esta causa ganhou nova dimensão.
A esperança é que, a partir desse decreto, nossa cidade se una à expectativa global por uma nova ordem de sustentabilidade.
* Margareth Maia e Tatiana Bichara – Biólogas integram o IMATERRA.
* Daniela Falcão, Sandra Jovita e Victória Leão – Bióloga, corretora e turismóloga. Integram o SOS Vale Encantado.
————–
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Artigos
Uma história dedicada à filantropia
A importância de meu avô Juracy
Quer se atrapalhar?
Cuidado com o seu diabo quando for acalmar o inferno
Vivemos numa redoma social
Foco no candidato é elemento chave para vencer uma eleição
As habilidades de Mônica, sem medo, sem anseio
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional