ARTIGO: O silêncio ensurdecedor*

O poeta e filósofo norte americano Ralph Waldo Emerson (1803-1882) disse que as ações falam mais que mil palavras, ao se referir ao fato, na frase: “Suas atitudes falam tão alto que não consigo ouvir o que você fala”. Na sua assertiva sobre o comportamento humano, ele diz que somos aquilo que pensamos e exteriorizamos […]


Vixe d-flex me-2
Ana Cristina 12/02/2020 10:00 Artigos

O poeta e filósofo norte americano Ralph Waldo Emerson (1803-1882) disse que as ações falam mais que mil palavras, ao se referir ao fato, na frase: “Suas atitudes falam tão alto que não consigo ouvir o que você fala”. Na sua assertiva sobre o comportamento humano, ele diz que somos aquilo que pensamos e exteriorizamos isso em atitudes. E afirma” “O homem é aquilo que ele costuma pensar durante o dia todo”.

Daí que não dá para entender o silêncio das mulheres, notadamente aquelas que se julgam feministas ou, no mínimo, defensoras dos direitos das próprias mulheres, ante a vilania praticada pelo ator José de Abreu contra sua colega de televisão e agora integrante das equipe de governo do presidente Jair Bolsonaro, Regina Duarte.

Só se tem uma explicação desse silêncio aquiescente das mulheres, quando esse silêncio assume ares trovejante na voz de uma delas, a filósofa carioca, Márcia Tiburi, militante do Partido dos Trabalhadores (antes PSOL) não por apenas sair em defesa de Zé de Abreu, mas corroborar com a anuência silenciosa das demais mulheres, tudo que o ator, chamado de “cuspidor geral da União”, por ter se tornado notório ao cuspir em opositores, incluindo mulheres, em 2016, vem dizendo recentemente.

Tiburi justifica a frase torpe de Zé de Abreu de que a mulher, se for considerada fascista, deixa de ser mulher, passando a ser qualquer coisa, nem mesmo se o seu órgão feminino, a vagina, atestar biologicamente a sua identificação de gênero, como diz Abreu no seu novo conceito que “fascista não tem sexo”. E que “vagina não transforma ninguém em ser humano”.

A professora e filósofa Márcia Tiburi, que se autointitula feminista, diz: “Feminismo não pode ser tratado como uma abstração para defender mulheres fascistas e machistas só porque são mulheres. E é claro que não deveríamos atacar ninguém. Mas quando o ataque virou razão de Estado tudo é diferente”.

Pelo que se sabe, questões de Estado envolvem Segurança Nacional ou ameaça em grande escala ao governo, à sociedade, à governabilidade e ao Estado Pleno de Direitos. E não se vê como a agora secretária nacional de Cultura, a atriz Regina Duarte, se enquadraria em quaisquer uma dessas situações. E muito menos seria motivo de ataques em defesa do Estado.

Na convocação feita em redes sociais, José de Abreu pede apoio das mulheres para defender sua tese antivaginal. Ao que parece, até agora conseguiu publicamente de duas: a Márcia Tiburi, e a colunista da Folha de São Paulo, Mônica Bergamo, que corroborou em manchete na sua coluna diária o delírio vaginal do ator.

Mas com o silêncio ensurdecedor das demais mulheres, desde as feministas de plantão até as que formaram o grupo “Mexeu com uma mexeu com todas”, Zé de Abreu parece ter conseguido muito mais apoios. Para as mulheres que o apoiam ou endossam, no silêncio, o apoio, vale a máxima: Não se critica ataques contra as mulheres, mas sim se verifica o autor e a sua procedência. E Zé de Abreu é o autor, mas tem procedência ideológica que se identifica com a das próprias feministas. Talvez por isso o silêncio.

O ator José de Abreu, depois da verborragia vaginal contra sua colega, Regina Duarte, anuncia que vai se mudar para a Nova Zelândia, um dos países proporcionalmente mais ricos do mundo e geograficamente mais isolado. Uma moleza fazer oposição à distância!

*Adilson Fonseca é Jornalista e escreve neste espaço sempre às quartas-feiras.

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional