Muita Informação – ACERVO - ARTIGO: Morar sozinho: liberdade ou solidão* - Muita Informação - ACERVO

ARTIGO: Morar sozinho: liberdade ou solidão*

Há pouco tempo, o mais comum era só sair da casa dos pais para casar. Hoje, de um lado, há muita gente com mais de trinta anos que continua na casa dos pais, mas, de outro, há o crescimento do número de pessoas optando em morar sozinhas. Segundo o Censo Demográfico Brasileiro de 2010 (elaborado […]


Vixe d-flex me-2
Ana Cristina 13/01/2020 10:00 Artigos

Há pouco tempo, o mais comum era só sair da casa dos pais para casar. Hoje, de um lado, há muita gente com mais de trinta anos que continua na casa dos pais, mas, de outro, há o crescimento do número de pessoas optando em morar sozinhas. Segundo o Censo Demográfico Brasileiro de 2010 (elaborado pelo IBGE), há em torno de 7 milhões de famílias unipessoais (moradores solitários) no Brasil, o que corresponde a 12% do total de unidades domésticas e esse número cresce 6% ao ano. Nesse cálculo, estão jovens que deixam a casa dos pais, divorciados, viúvas e viúvos e pessoas que viveram a maior parte de suas vidas sozinhas.

É preciso aprender e adaptar-se à nova realidade

Um dos grandes desafios em morar sozinho é assumir novas responsabilidades, que antes poderiam passar despercebidas, como manter a casa em ordem, aprender a cozinhar, ir ao supermercado, pagar as contas, entre outras tantas coisas. Essa dificuldade não é só dos mais jovens que saem de casa, mas também dos mais velhos, como no caso de viúvas recentes quando o marido fazia toda a gestão financeira. Há, portanto, a necessidade da mudança de hábitos e é preciso estar disposto a fazer coisas que, se não forem feitas pela pessoa, ninguém fará.

Quando um indivíduo muda de atitude ou mesmo de endereço, existem alterações na dinâmica de todas as relações interpessoais. O papel, por exemplo, que cada membro da família exerce é alterado e isso pode gerar resistência contra aquele que resolveu mudar. Além de lidar com o desafio das novas responsabilidades, é preciso lidar com a nova realidade das relações de amizade, amorosas e familiares. No caso dos jovens, que passam a morar longe dos pais, para além da saudade dos entes queridos e das facilidades antes existentes, surge uma grande oportunidade de amadurecimento no trato das questões emocionais, que surgem pela ausência dos pais e das relações com pessoas ou situações novas.

Ganhos e perdas

Para os que decidem morar sozinhos há motivações suficientes para prever mais benefícios do que desvantagens na nova vida. A desejada mudança de hábitos contempla a conquista deautonomia, independência, liberdade, planejamento próprio sem cobrança ou patrulhamento. A privacidade e a gestão do próprio tempo também surgem como vantagens libertadoras. Pode-se, por exemplo, andar nu o dia inteiro pela casa e dormir o quanto achar conveniente. A maneira como o novo espaço será ocupado e utilizado é motivo de satisfação, pois não é preciso negociar a decoração do ambiente e, ainda, não há ninguém para mexer e tirar tudo do lugar. A nova morada traz outra maneira de ser e estar com as pessoas queridas, pois há liberdade para mais reuniões e festas com amigos, além de uma vida sexual como for mais conveniente. A pessoa pode ser ela mesma o tempo todo ou, pelo menos, na maior parte dele.

Morar sozinho traz ganhos pessoais como, por exemplo, ter mais tempo exclusivo para pensar na própria vida. No entanto, é preciso estar preparado, pois pensamentos ruins podem invadir e se instalar. Atristeza e a solidãopodem apagar todos os benefícios e a nova situação pode ser um atalho para a depressão. Algumas situações podem ser desgastantes demais, como adoecer sem ter ninguém por perto. Estar sozinho é uma coisa, estar solitário é outra e, infelizmente, a solidão pode falar mais alto quando se procura companheirismo para dividir problemas e afetos. Para muitos, não ter com quem reclamar ou comentar sobre um filme, por exemplo, é algo muito sofrido.

Nos casos onde a separação não foi uma escolha, mas imposta por um divórcio ou, pior, pela morte de um dos parceiros, somam-se à mudança de papeis, a perda e o luto. Sempre que a situação estiver trazendo sofrimento e tristeza é preciso procurar ajuda de profissionais da psicologia, especializados em lidar com as questões emocionais, pois nem sempre é possível resolver tudo sozinho.

O ser humano é gregário e precisa viver em sociedade com seus semelhantes. Ficar sozinho vai contra essa natureza e, por isso, é fundamental haver a mescla entre o convívio social e a solidão. Morar sozinho não é sinônimo de isolamento do mundo e das pessoas e, além disso, é preciso ter um projeto de vida para que esta tenha sentido. Lembre-se que seu primeiro e maior amigo deve ser você mesmo (a).

* Sergio Manzione é psicólogo clínico, administrador, mestre em engenharia da energia e semanalmente fala sobre comportamento humano e psicologia na Rádio Câmara e no Portal Muita Informação! @psicomanzione

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional