ARTIGO: Inteligência Artificial*
Os nossos olhos são como câmeras digitais que tiram uma foto a cada 200 milissegundos. Ainda recém-nascidos, somos apresentados a um universo de imagens e logo começamos a processar identificando padrões. E, quanto mais imagens recebemos, mais capacidade o nosso sistema operacional aprende. Essas imagens juntas formam conceitos.Quando uma leitura é feita, os olhos fixam […]
Os nossos olhos são como câmeras digitais que tiram uma foto a cada 200 milissegundos. Ainda recém-nascidos, somos apresentados a um universo de imagens e logo começamos a processar identificando padrões. E, quanto mais imagens recebemos, mais capacidade o nosso sistema operacional aprende. Essas imagens juntas formam conceitos.
Quando uma leitura é feita, os olhos fixam em um ponto específico da palavra. Nós olhamos primeiro a palavra, depois o nosso cérebro reconhece o significado. No momento que o cérebro está processando o significado, se consegue construir representações mentais.
Atualmente, existem sistemas de inteligência artificial que conseguem perceber estados emocionais ao reconhecer e processar rostos humanos detectando inclusive, através de expressões faciais, mentiras, tristezas, alegrias, raiva… Eles compreendem caligrafias, traduzem línguas, detectam fraude de cartão de crédito, spam, tumores em exames de imagem, níveis de stress elevados medidos de acordo com a frequência da voz e outras infinitas interpretações.
No ImageNet, banco de dados contendo milhões de fotografias, somadas a mais de três bilhões de imagens tiradas do Facebook, YouTube, Linkedin, Twitter, Pinterest , por exemplo, conseguimos através de algoritmo, extrair milhões de informações dessas fotos, comparando automaticamente com outras, de infinitos e, cada vez mais robustos, bancos de dados. Essas fotos incluem; cores, pixel, geometria, renderização, geolocalização e detalhamentos importantes para capacitar cada vez mais essa poliglota inteligência artificial.
Hoje, apenas 50 imagens geradas a partir de smartphones ou tablets, seriam suficientes para que um algoritmo fornecesse um diagnóstico médico convertendo as imagens em bilhões de pontos de dados, levando à detecção precoce de doenças potencialmente fatais.
Muitas doenças são causadas por metabólito – pequenas moléculas do corpo, como gordura, colesterol e glicose. Contudo, não se sabe ainda como elas funcionam. Já existem redes de inteligência artificial para caracterizar padrões de metabólitos, entender melhor como certas doenças se desenvolvem e descobrir tratamento mais eficazes através das imagens.
A PillCam, por exemplo, é uma pílula que tira até 50.000 fotos do interior do corpo. É uma câmera pequena e que pode ser engolida. Com dois quadros por segundo, fornece aos médicos um mapa visual do sistema digestivo.
É claro que existem bancos de imagens de todos nós em domínio do poder público e privado. Não seria tarefa difícil o desenvolvimento de derivados do tema abordado.
Com a capacidade tecnológica que temos hoje, cada vez mais accessível, somada com a chegada da tecnologia 5G, as teletelas e ferramentas de inteligência artificial têm tudo que necessitam para monitorar definitivamente os nossos passos e emoções e, isso não será um desafio muito complexo. A privacidade que já é incontrolável está cada vez mais próxima da extinção.
*Wilson Mendes é DataScientist, Cryptographer e Cybersecurity
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Artigos
Uma história dedicada à filantropia
A importância de meu avô Juracy
Quer se atrapalhar?
Cuidado com o seu diabo quando for acalmar o inferno
Vivemos numa redoma social
Foco no candidato é elemento chave para vencer uma eleição
As habilidades de Mônica, sem medo, sem anseio
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional