ARTIGO: A profecia de Eliana Calmon sobre o judiciário*

A então corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, causou polêmica em 2011 ao afirmar que no Judiciário brasileiro existiam “bandidos escondidos atrás de toga”. Agora, 2019, essa declaração parece ganhar ainda mais dimensão, ao percebermos, por exemplo, os desdobramentos da Operação Faroeste, que investiga a venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia. […]


Vixe d-flex me-2
Ana Cristina 06/12/2019 16:42 Artigos

A então corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, causou polêmica em 2011 ao afirmar que no Judiciário brasileiro existiam “bandidos escondidos atrás de toga”. Agora, 2019, essa declaração parece ganhar ainda mais dimensão, ao percebermos, por exemplo, os desdobramentos da Operação Faroeste, que investiga a venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia. Em conversa nos últimos dias, a ministra, sem citar especificamente o caso baiano, afirmou que não tinha noção das irregularidades do judiciário até assumir a corregedoria do CNJ. 

O detalhe, que ela mesma lembrou, foi que as investigações só foram possíveis graças ao acesso a dados do Coaf, que mostravam uma lista com informações sobre servidores, o que direcionou a atuação dela no Conselho, sobretudo, para a forma de adentrar nos tribunais de justiça do país. ”Coisas absurdas que só começaram a aparecer agora”.

Eliana Calmon diz ainda que a Unidade de Inteligência Financeira (UIF), o antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), é de você extrema importância para o combate à corrupção no país. Ela criticou também a decisão monocrática do presidente do Supremo, Dias Toffoli, de pedir cópias de todos os Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) produzidos nos últimos três anos. No total, eram cerca de 19 mil relatórios sigilosos, que tinham informações sobre 600 mil pessoas e empresas, incluindo políticos com foro privilegiado. A ex-ministra classificou como um equívoco do ministro, que terminou isolado no Supremo, sendo obrigado a ver  a própria decisão revista. Ela citou a pressão das instituições democráticas e da sociedade civil organizada no caso. 

Ao fazer uma avaliação da atuação do Supremo Tribunal Federal, a ex-ministra baiana afirmou que a suprema corte “tornou-se um órgão extremamente político, com magistrados atuando sob interesses políticos”. Criticou o ativismo, que não encontra respaldo na constituição, colocando o STF longe dos anseios da população brasileira. 

Eliana Calmon disse ainda ser cedo para avaliar a condução do também baiano Augusto Aras, na Procuradoria Geral da República. No entanto, destacou a firmeza, cautela e sobriedade das decisões do PGR. “Ele tem tido posições de equilíbrio”. Pra finalizar, a ex-ministra baiana falou sobre a dificuldade de se instalar uma CPI no Congresso para investigar a magistratura. Ela disse ainda não ver espaço para criação da comissão, sobretudo, devido o Parlamento depender muito da justiça, em razão dos inúmeros processos que muitos parlamentares tem que responder. “Tenho dificuldade de entender porque ha tanta resistência de se detectar irregularidades para corrigir rumos no judiciário brasileiro”, concluiu. 

*Osvaldo Lyra -jornalista, editor-chefe do Portal Muita Informação e colunista do jornal Tribuna da Bahia, onde escerve às sextas-feiras.

Tags


secao

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional