Prefeitura de Salvador assina termo para início das obras do 2º trecho do BRT
Cerimônia ocorreu no Parque da Cidade
A Prefeitura de Salvador vai iniciar as obras do Trecho 2 do BRT, e as primeiras intervenções serão realizadas entre as avenidas Lucaia, Garibaldi e Vasco da Gama. A autorização para a ação foi assinada durante cerimônia ocorrida nesta sexta-feira (10), no Parque da Cidade, no Itaigara. Estiveram presentes o prefeito Bruno Reis (União Brasil), os ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e da Cidadania, João Roma (Republicanos), dentre outras autoridades.
A programação inicial envolve a execução de dois elevados, macrodrenagem do canal do Lucaia e do canal do Camarajipe, sistema viário em pavimento flexível (asfalto) no entorno do viaduto da Garibaldi e na Rua Lucaia, incluindo trecho da Avenida Waldemar Falcão, que conta ainda com a contenção com cortina atirantada.
“Toda a obra do BRT soma cerca de R$ 600 milhões. Já temos a primeira etapa concluída, a terceira em plena execução e esta que está sendo autorizada hoje, de todo o Trecho 2, que vai concluir todo o complexo do sistema. Essa obra se destaca pelos elevados no cruzamento das avenidas Vasco da Gama e Garibaldi, eliminando totalmente os engarrafamentos crônicos desta região”, pontuou Reis.
Com previsão de entrega para o final de 2023, a intervenção em todo o Trecho 2, da Lapa ao Parque da Cidade, abrange 7 km e tem investimento de R$ 203 milhões, oriundos de financiamento da Caixa Econômica Federal, Orçamento Geral da União e recursos próprios da Prefeitura, com obras executadas pelo Consórcio Engetec/PCE.
Benefícios previstos
As intervenções vão proporcionar benefícios como o fim do cruzamento da Garibaldi com a Vasco da Gama. Além disso, o sistema viário vai atender o aumento de demanda que resulta do funcionamento do Hospital Mater Dei, com previsão de inauguração para fevereiro de 2022.
“Este é o novo centro comercial da cidade, com novos empreendimentos habitacionais e comerciais, onde, diariamente, transitam 70% dos transportes públicos, além de 40% dos veículos que circulam pela cidade. Esta obra resolve, de uma só vez, três problemas: mobilidade, transporte público e um passivo histórico de infraestrutura da região que, em dias de chuva, possuía alagamentos que prejudicavam bastante o trânsito”, destacou Bruno Reis.
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