VÍDEO: “Bolsonaro está atrapalhando a política nacional pra salvar o filho dele, o Flávio”, dispara Tiago Pavinatto
Em entrevista ao portal M!, coordenador nacional do Movimento Brasil Livre também falou sobre os conceitos de direita e esquerda, rumos do Movimento Brasil Livre e a relação com Salvador
Em tempos de polarização extrema no país, há quem diga que os conceitos de direita e esquerda são simplistas demais e que são rótulos usados politicamente para se fazer campanha eleitoral.
É o que pensa o coordenador nacional do Movimento Brasil Livre (MBL), Tiago Pavinatto. De passagem pela capital baiana, o ativista, em entrevista ao portal M!, rechaçou que o autoritarismo estivesse ligado à direita. “Ele não é nem direita, nem de esquerda”, afirmou.
Ele deu como exemplo o nazismo alemão dos anos 1930. Conforme Pavinatto, não dá para saber se o regime era de direita, pois nasceu com uma forma afórmica e tinha correntes socialistas que estimulavam a tomada dos bens de produção pelo proletário. Porém, não havia liberdade econômica naquela Alemanha, pois governo planificava tudo que havia feito. Por outro lado, segundo ele, a propriedade privada era respeitada. “Nazismo e fascismo são regimes totalitaristas. Não dá pra confundir”, disse.
Avaliação
Questionado sobre a avaliação que ele faz ao próprio governo Bolsonaro, o também professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), disse que o presidente é fruto do lulismo, chamando-o de “aberração”.
“Quando Lula desmontou a institucionalidade do cargo de Presidente da República, isso abriu espaço para que esse tipo de aberração ocupasse o cargo”, alfinetou.
Para ele, ao invés de ter montado um ministério com expoentes das respectivas áreas de atuação, ele colocou pessoas como Abraham Weintraub no Ministério da Educação. “É a pessoa mais desbocada e abjeta que já passou por Brasília”, atacou.
Ao editor-chefe do portal, Osvaldo Lyra, Pavinatto afirmou que Jair Bolsonaro abandonou o cancionário da eleição, quando dizia que iria acabar com a mamata e a corrupção no governo.
“Nada disso está acontecendo. Bolsonaro está atrapalhando a política nacional pra salvar o filho dele, Flávio. Bolsonaro mudou todo o rumo da campanha. A campanha dele é tão mentirosa quanto a campanha da Dilma, porque ele enganou o eleitorado”, disparou.
Para ele, quem sanou o Brasil nos últimos anos foi o ex-presidente Michel Temer (MDB). “Bolsonaro assumiu um Brasil sanado por Temer. Ele assumiu um barco que já tinha, na sua maior parte, abandonado as práticas petistas. Se o Bolsonaro tivesse seguido o que prometeu na campanha, o Brasil estaria melhor do que está”, acredita.
MBL
Conforme o coordenador nacional do Movimento Brasil Livre (MBL), o grupo foi o principal responsável pelo Impeachment da ex-presidente Dilma, em 2016, respondendo àqueles que dizem que o movimento surfou na “onda Bolsonaro” para ter mais destaque.
Além disso, ele disse ser uma “grande mentira” o documentário “Democracia em Vertigem”, da jornalista Petra Costa, que concorreu ao Oscar deste ano. “O PSDB foi o partido que mais atrapalhou o Impeachment e Bolsonaro não teve nada a ver com disso”, contou.
Sobre os rumos do Movimento, Pavinatto diz que o MBL está em uma terceira fase, buscando o diálogo entre os extremos para tentar apaziguar a extrema polarização vivida pelo país. Para ele, o grupo é feito por militantes que se filiam de forma espontânea e participam dos momentos críticos da vida do Brasil.
Para Pavinatto, os problemas do Brasil, país de desigualdade profunda, não vão se resolver criando classes de intocáveis, cotas, ou criando vantagens e privilégios. “Este é um problema de base, um projeto de longo prazo”, afirmou.
Por último, ele falou sobre a relação dele com Salvador. Tiago Pavinatto elogiou os monumentos históricos que foram recuperados na cidade e o cuidado maior do poder público com essas regiões.
“Não se vê isso no Rio e em São Paulo. Ver um local como o Pelourinho em clima de festa, me deixa emocionado. Salvador tem um povo amável, atencioso e que quer ser agradável”, finalizou.
Você confere a entrevista completa com o coordenador nacional do MBL, Tiago Pavinatto, clicando no player abaixo:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional