Assembleia aprova projeto que institui o Dia de Prevenção ao Feminicídio no estado
Comissão de Direitos da Mulher também confirmou uma audiência pública, outro PL e três moções de aplausos
O Dia de Prevenção ao Feminicídio na Bahia foi aprovado nesta quarta-feira (1), durante reunião na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa também confirmou outro Projeto de Lei e três moções de aplausos, todos voltados ao universo feminino.
Além disso, a presidente da comissão, a deputada Olívia Santana (PCdoB), marcou para 13 de dezembro a audiência pública “21 Dias de Ativismo”, que vai discutir as experiências positivas do enfrentamento à violência contra a mulher.
O Dia de Prevenção ao Feminício é oriundo do Projeto de Lei nº 23.538/2019, de autoria do deputado David Rios (PSDB). Apresentado em 27 de outubro de 2019, o PL foi submetido à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e, depois, à Comissão de Direitos da Mulher, a cargo da relatora, a deputada Neusa Lula Cadore (PT).
A petista, em seu parecer, disse que o objetivo é “informar, difundir, mobilizar e promover as políticas de proteção à mulher, estabelecendo um dia para intensificar as ações de prevenção à morte violenta de mulheres por razões de gênero”.
A ex-prefeita de Pintadas trouxe dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública: uma mulher é assassinada a cada duas horas no país. Além disso, Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a taxa de feminicídio no Brasil é a quinta maior do mundo. São 4,8 assassinatos em média para cada 100 mil mulheres.
Na Bahia, de acordo com a Rede de Observatório da Segurança, de 181 mulheres assassinadas, 70 foram decorrentes de contexto de violência doméstica ou por misoginia. Com isso, o estado é o terceiro pior do Brasil em relação a essas estatísticas.
Este ano, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informa que foram 66 casos de feminicídios entre janeiro e setembro.
“É dever do Estado criar mecanismos para prevenir a violência contra as mulheres. A data escolhida, 25 de novembro, implementada como Dia Estadual de Prevenção ao Feminicídio, se demonstra necessária, a fim de conscientizar a sociedade sobre este grave problema social e proteger as mulheres. Diante do exposto, opino pela aprovação do projeto de lei”, finalizou Neusa Lula Cadore. O parecer foi aprovado.
Outro Projeto de Lei
Olívia Santana também relatou o Projeto de Lei nº 23.772/2020, instituindo o 11 de fevereiro como o Dia Estadual das Mulheres e Meninas na Ciência. O PL é de autoria da deputada Fabíola Mansur (PSB) e visa “promover o empoderamento feminino, bem como estimular que mulheres e meninas escolham e invistam nas carreiras de ciência e tecnologia e se tornem, cada vez mais, agentes operantes no desenvolvimento tecnológico da Bahia”.
De acordo com o relatório da presidente do colegiado, vários estudos apontam que, mesmo quando se dedicam e se destacam nas áreas científicas, as meninas e mulheres não conseguem ocupar espaços ou ascender nas carreiras correlacionadas, são menos contempladas com bolsas e são sub-representadas nos cargos de institutos e empresas de pesquisa, tecnologia e inovação.
“É preciso concentrar esforços para que exista efetiva participação das meninas e mulheres nestes espaços sem que sofram nenhum tipo de discriminação, sobretudo de gênero, raça, classe ou orientação sexual”, detalhou Olívia Santana.
“É lamentável constatar que, desde que foi criado, em 1901, do total de 947 pessoas e 28 organizações que receberam o Prêmio Nobel, apenas 58 são mulheres. É preciso que cada país faça sua parte e que todos trabalhem por mais oportunidades para as mulheres, valorizando a sua diversidade. Consideramos relevante o presente projeto de lei, para promover o empoderamento das meninas e mulheres nas ciências e tecnologias, incentivando a sua inserção nestas carreiras. Opino pela aprovação”, disse. O parecer foi aprovado.
Além disso, a Comissão de Direitos da Mulher aprovou três moções de aplausos: para a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, (OAB-BA), em nome da presidente, Daniela Borges, e da vice-presidente, Cristiane Gurgel, eleitas para o triênio 2022/2024; a segunda para a professora Carla Liane Nascimento, escolhida para comandar a Diretoria do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia; e a última moção para a nova reitora da Uneb, Adriana Santos Marmori.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional