Quadrilhas do Pix são condenadas até 46 anos por roubos e sequestros
Esses crimes viraram uma febre
Os membros das “quadrilhas do Pix” estão sendo condenados pela Justiça de São Paulo. Esses criminosos praticam sequestros e roubos de telefone celular para exigir senhas bancárias e transferir eletrônica e instantaneamente o máximo de dinheiro das contas correntes das vítimas.
Somente na última sexta-feira (17), juízes determinaram quatro condenações de autores desse tipo de delito em varas criminais da capital, no Fórum da Barra Funda, zona oeste de São Paulo. As penas impostas aos réus variaram de dez anos a 46 anos de prisão em regime fechado.
Os ataques às vítimas são tipificados pela Polícia Civil como roubo, extorsão e também como associação criminosa, quando mais de três criminosos agem juntos.
A Secretaria Estadual da Segurança Pública chegou a informar à imprensa que essa modalidade de crime através do Pix cresceu 39,1% de janeiro a julho deste ano em comparação com igual período do ano anterior. A Pasta não detalhou, entretanto, quantos casos envolveram essas quadrilhas.
Segundo a desembargadora Ivana David Bariero, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, esses crimes viraram uma febre, as quadrilhas estão assolando a sociedade, colocando as vítimas em risco de morte, e os juízes levam tudo isso em consideração, impondo penas rigorosas aos criminosos.
A desembargadora observou que trata-se de um crime seríssimo, no qual os ladrões agem o tempo todo, inclusive em plena luz do dia, abordando, sequestrando e colocando armas na cabeça das vítimas, obrigando-as a abrir o aplicativo e fornecer a senha bancária na hora para transferir dinheiro.
Na última sexta-feira, a juíza Vivian Brenner de Oliveira, da 17ª Vara Criminal, condenou Rene e Wallace a 37 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de roubos e extorsões. Higor, por estar armado e ser o mais violento, foi condenado a 46 anos e seis meses. Para a magistrada, as vítimas correram risco efetivo de morte.
O trio de criminosos manteve uma comissária refém, junto com o namorado dela, até transferir toda a quantia de R$ 1 milhão que estava bo aplicativo do celular dela.
Também na sexta-feira, a juíza Sirley Claus Prado Tonello, das 27ª Vara Criminal, condenou Jonathan Porfírio da Silva, 21, à pena de 14 anos e seis meses pelos crimes de roubo e extorsão. Em 10 de julho, ele e um comparsa foragido atacaram um casal em um carro no bairro da Mooca, zona leste.
Os pagamentos bancários via Pix foram lançados em outubro do ano passado e o funcionamento teve início no mês seguinte. Diante de uma série de golpes aplicados utilizando o sistema, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) pediu ao Banco Central que os valores das movimentações sejam limitadas a R$ 500 por mês por medida de segurança. O Banco Central e contra a proposta.
As quadrilhas do Pix mataram duas vítimas durante assaltos em São Paulo em menos de um mês. No último dia 15, o gerente comercial Lucas do Valle, 29, neto do narrador Luciano do Valle, teve o telefone celular e o carro roubados e foi baleado na cabeça por um ladrão.
Com informações do Portal Uol.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional