Oceanógrafo alerta para alarde excessivo sobre tsunami que pode atingir a Bahia

Segundo Guilherme Lessa Barreiras, a teoria de que Salvador poderia ser destruída é antiga e outros estudos já foram feitos após isso


Vixe d-flex me-2
redacao 16/09/2021 17:29 Cidades

“Um alarde excessivo”, assim classificou o oceanógrafo e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Guilherme Lessa Barreiras, em conversa com o Portal M!, sobre a elevação do nível de alerta de erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, na costa do continente africano e a possibilidade de um tsunami atingir a Bahia.

De acordo com o cientista, o cenário catastrófico divulgado faz relação a um estudo antigo e o cenário atual é muito diferente. “Isso foi mapeado inicialmente há cerca de vinte e poucos anos. Em 2001, saiu uma publicação científica chamando a atenção para esse fato. Caso isso aconteça, o cenário que está sendo veiculado se relaciona a este primeiro estudo. Pelo menos seis outros estudos foram feitos posteriormente e verificaram que o volume de terra que deve escorregar é de 8 a 20 vezes menor do que o previsto inicialmente”, explicou.

O caso ganhou repercussão por causa de um aumento do alerta para uma erupção vulcânica do Cumbre Vieja que está no nível 2. Ao todo, existem quatro níveis. No 2, a população é orientada para que fique atenta e vigilante ao monitoramento da atividade vulcânica e sísmica. Anda segundo Lessa, não há certeza de quando isso vai ocorrer.

“Isso um dia vai acontecer. Pode ser essa noite, daqui a um mês, um ano ou cem anos. Não dá para apostar. A atividade na ilha aumentou e esta sendo submetida a mais analise, mas não há motivos para alarde”, explicou o pesquisador.

Mesmo improvável, caso um acontecimento deste venha a ocorrer, não vai demorar muito para que a onda atravesse o oceano. “A estimativa é de que em cerca de cinco a oito horas a tsunami atinja a Bahia. Primeiro pegando o território do Ceará e descendo”.

O oceanógrafo também salientou que é difícil estimar o tamanho das ondas, mas explicou quais seriam os principais estragos. “O maior problema, independente da altura, seria o aumento da velocidade da corrente na Baía de Todos-os-Santos,  podendo ter problemas com embarcações. Este seria um risco mais real do que o risco de inundação generalizada”.

Ainda assim, Lessa fez questão de explicar que nem sempre um tsunami significa ondas gigantescas que saem destruindo tudo pelo caminho.

“A gente chama a atenção que tsunami nem sempre é destrutivo. Tsunami é uma onda gerada por um choque e esse choque pode ser a queda desse material na água ou um tremor de terra subterrâneo que gera uma onda de choque que se propaga. Ou seja, pode ter tsunami com poucos centímetros de altura”, explicou.

Últimas Notícias

Cidades 10/06/2024 às 09:44

Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana

De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria


Destaques 09/06/2024 às 23:00

Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada

Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente


Cidades 09/06/2024 às 22:00

Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão

Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 21:30

Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’

Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002


Cidades 09/06/2024 às 21:00

ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas

A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil


Cidades 09/06/2024 às 20:30

Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações

Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos


Cidades 09/06/2024 às 20:00

Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%

Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais


Coluna Ohh! 09/06/2024 às 19:30

Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim

Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)


Destaques 09/06/2024 às 19:00

Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições


Destaques 09/06/2024 às 18:40

Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde

Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional