Usar falso comprovante de pagamento é o golpe mais comum no Brasil
Saiba como se prevenir dos criminosos que atuam online
O falso pagamento lidera a lista de fraudes digitais com 42% dos casos, segundo pesquisa que analisou cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas. Na sequência, estão a falsa venda (25%) e o roubo de dados (23%).
Os golpes estão cada vez mais frequentes e diversos com o boom de pagamentos online. Na armadilha mais utilizada no país, o fraudador elabora um falso comprovante de depósito, com os dados da vítima, e envia por e-mail ou WhatsApp para finalizar uma transação de venda de um produto.
O vendedor acredita que o valor já foi depositado e entrega o produto. Quando percebe o golpe, o criminoso já sumiu do mapa: ele já está com o produto em mãos e deixa de responder as mensagens.
O levantamento, feito pela OLX, plataforma de compra e venda online, em parceria com a AllowMe, empresa de proteção de identidades digitais, coletou dados de janeiro a junho de 2021. Segundo o estudo, esse golpe gerou um prejuízo estimado de certa de R$ 6 milhões apenas no primeiro semestre deste ano.
O crime costuma acontecer com mais frequência na venda de eletrônicos, que representam 78% dos casos. Celulares aparecem em primeiro lugar (47%) e, em seguida, videogames (19%) e computadores (13%).
Perfil do fraudador
Os golpistas são extremamente organizados e não atuam sozinhos. Eles participam de associações criminosas, que se organizam em rede, para criar contas falsas a partir de dados de pessoas reais. Os fraudadores buscam atrair o maior número de vítimas por meio de anúncios, muitas vezes com abordagens realistas.
Há uma ideia equivocada de que as atividades cibernéticas criminosas estão associadas à deep web – parte da internet que não é indexada pelos mecanismos de busca como o Google -, acessada com o navegador Tor. Contudo, a pesquisa mostra que não é bem assim: a cada 10 mil contas falsas criadas, apenas uma é feita a partir do Tor (0,01%) e 14 utilizam caixas de e-mail temporárias (0,14%).
A relação de emails válidos, que vazaram recentemente, é muito superior. Se for considerada uma amostra de mais de 10 mil contas falsas, 173 foram abertas fazendo uso de e-mails comprometidos.
Outro mito é em relação ao horário. Três em cada quatro atividades criminosas ocorrem entre meio-dia e meia-noite. A madrugada, período do dia que muitas pessoas acreditam que os golpes costumam acontecer, corresponde somente a 18%.
Veja como se prevenir de golpes
Evitar aplicativos de mensagem – O ideal, segundo as empresas, é negociar sempre pelos chats das plataformas de compra e venda. Isso porque os fraudadores preferem ambientes digitais em que não poderão ser rastreados.
Confirme o depósito pelo aplicativo do banco – Atualmente, é possível conferir o extrato com facilidade. Use esse recurso para se prevenir de furadas.
Entrega do produto após confirmação do pagamento – Essa dica é fundamental: só entregue o produto após ter certeza de que recebeu o pagamento.
Desconfie dos compradores apressados – Segundo o estudo, essa é uma velha tática utilizada para que a pessoa entregue o produto antes da confirmação do pagamento. Siga o processo com calma.
Observe os e-mails – E-mails oficiais da empresa normalmente usam o nome da marca e não informações genéricas. Vale a pena verificar também o domínio: empresas não costumam usar domínios de e-mails gratuitos, como Hotmail e Gmail.
WhatsApp verificado – Empresas também costumam ter o WhatsApp verificado, garantindo mais segurança ao processo de comunicação. Então, se não tiver o selo, redobre a atenção.
* Com informações do Portal UOL.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Negócios
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
TCU sugere desindexação de aposentadoria
BC ainda guarda R$ 8,16 bilhões em valores a receber
Algodão brasileiro alcança maior participação no mercado externo
Banco Central precisa de autonomia financeira, afirma Campos Neto
Solenidade de abertura da Bahia Farm Show ocorre nesta segunda-feira
Salvador recebe edição do Dia Livre de Impostos nesta quinta
Caravanas de 11 estados participam de evento de turismo em Sauípe
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional