Música sempre: o marketing como meio de sucesso

Compositores atuais se valeram do marketing para a mudança na aparência, estilo e até mesmo do nome para se projetarem


Vixe d-flex me-2
redacao 04/09/2021 15:00 Cultura

O que têm em comum Johannes Wolfgangus Mozart, tido, até hoje, como um dos expoentes máximos da música clássica, ao lado de outros nomes como Ludwig Van Beethoven e Frédéric François Chopin, com Tim Maia e Anitta?

Os compositores clássicos, a despeito dos seus talentos inigualáveis, se tornaram famosos graças a patrocinadores da época, desde duques, imperadores, bispos, que custearam suas artes e os projetaram para o mundo. Os da atualidade, se valeram do marketing para a mudança na aparência, do estilo e até mesmo do nome para se projetarem.

Se os compositores clássicos necessitavam de patrocinadores ricos e influentes para fazerem suas carreiras, os artistas da atualidade necessitam do marketing para se projetarem no mercado.

Essa política de mercado sempre fez parte da carreira dos artistas em diferentes situações. Do patrocinador rico e influente entre os séculos XVII e XIX, ao marketing atual, que se utiliza dos veículos de comunicação e das redes sociais, o caminho é o mesmo, apenas em contextos diferentes. Muda-se o estilo, a aparência e até mesmo o nome, como forma de projetar o artista.

Nove entre 10 brasileiros sequer sabem quem foi o carioca do bairro da Tijuca, Sebastião Rodrigues Maia (1942-1998), dono de uma das vozes mais belas da música brasileira e com estilo único. 

Cantor, compositor, maestro, produtor musical, instrumentista e empresário, foi o responsável pela introdução dos gêneros soul e funk, tendo sido considerado o melhor artista no gênero do Brasil, pela conceituada Revista Rolling Stone.  Se falarmos de Tim Maia, contudo, sua identificação se torna fácil.

Tim Maia começou no mundo da música como baterista de uma banda musical chamada “Tijucano do Ritmo”, formada na Igreja dos Capuchinhos, no Rio de Janeiro. Depois passou a tocar violão. 

Era conhecido como “Babulina”, por conta da pronúncia do rockabilly “Bop-A-Lena” de Ronnie Self. Mas foi depois que adotou o nome artístico de Tim Maia, que veio a ser descoberto, não apenas pelas gravadoras, mas pelo Brasil inteiro. 

Até hoje é considerado a maior referência nacional no estilo soul e funk, e um dos principais compositores e instrumentistas da música brasileira.

Um dos maiores exemplos do uso do marketing pessoal se deu com a antiga estudante de Administração do Ensino Médio e estagiária da Mineradora Vale, Larissa de Macedo Machado, que talvez hoje fosse uma ilustre desconhecida, da periferia do Rio de Janeiro, se não tivesse adotado o nome Anitta, que a transformou numa das maiores celebridades do mundo musical brasileiro e mesmo internacional.

Tanto é que vai ganhar uma estátua de cera no museu Madame Tussauds de Nova York, que tem sede em Londres e filiais em várias cidades, e utiliza no seu acervo estátuas de cera de pessoas famosas.

Anitta começou a cantar aos sete anos de idade em um coral de uma igreja católica no bairro de Honório Gurgel, no Rio de Janeiro, e fazia aulas de dança de salão, tendo desenvolvido pelo stiletto, com o uso do salto alto. Com essa habilidade ela gravou um videoclipe com a música “Bang”. Mas, graças às aulas de marketing que teve no curso de Administração ela passou a administrar a própria carreira, planejando e executando sua própria performance.

Isso a levou ao sucesso já em 2010 com um vídeo na plataforma Youtube, que resultou na gravação do seu primeiro grande hit, em 2012, com a música “Meiga e Abusada” e depois com “Show das poderosas”, quando conquistou o “Hot 100 Airplay”, da Bilboard Brasil. 

Em 2015, ela ganhou o “MTV EMA Worldwide Act Latin America”, sendo a primeira artista brasileira a vencer a premiação. Da inspiração que veio da série televisiva “Presença de Anita “, veio o nome que, com forte ação de marketing, transformou o que seria apenas uma cantora de coral de uma igreja católica, ou mesmo uma funkeira dos bailes do Rio de Janeiro, num dos maiores ícones de sucesso da música. 

Tags


secao

Últimas Notícias

Cultura 19/08/2022 às 09:43

MTV exibe especial com melhores shows do prêmio Miaw no Brasil e México

Exibição será nesta sexta-feira (19)


Política 19/08/2022 às 09:39

Kleber Rosa critica às autodeclarações de ACM Neto e Ana Coelho de “pardos” ao TSE 

Kleber comentou que ACM Neto não possui nenhum vínculo identitário com as populações  negra e parda, nem do ponto de vista do fenótipo


Política 19/08/2022 às 09:38

Elinaldo Araújo prestigia lançamento oficial da campanha de Manuel Rocha

O encontro contou com a presença do vice-prefeito; da primeira-dama; além de milhares de autoridades, lideranças e candidatos políticos


Política 19/08/2022 às 08:42

Estados pressionam por derrubada de veto que retira recursos de educação e saúde

Os vetos atingem artigos que determinavam que a União compensaria os estados pela perda de arrecadação, para que os gastos mínimos constitucionais em educação e saúde


Cultura 19/08/2022 às 08:37

República do Reggae reunirá grandes nomes do gênero no Wet

Ponto de Equilíbrio, Edy Vox, The Itals e Marcia Griffiths são atrações já confirmadas para a festa, agenda para 20 de novembro  


Política 19/08/2022 às 08:31

Roma planeja uma Bahia eficiente e tecnológica em seu governo

O bolsonarista lembrou da visita que o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez ao Cimatec, em Salvador, e ficou impressionado com o que viu


Cidades 19/08/2022 às 08:21

Beneficiários com NIS final 9 recebem nesta sexta-feira a parcela do Auxílio Brasil

Até o fim do ano, benefício tem valor mínimo de R$ 600 por família


Política 19/08/2022 às 08:12

Lula, Tebet e Ciro querem retomar ministérios extintos e ressuscitar pastas

Eles anunciaram que pretendem mudar configuração ministerial. Bolsonaro recuou após enxugamento e também estuda recriar pastas


Cidades 19/08/2022 às 07:30

Caravana da Mata Atlântica chega à Praça Aquarius nesta sexta-feira

Durante a ação, mais de 100 mudas serão entregues


Cidades 19/08/2022 às 07:00

Pré-selecionados do Fies têm até esta sexta-feira para enviar informações

Este ano, são oferecidas 110.925 vagas