“Serão injetados quase meio bilhão para empréstimo na Cultura”, diz André Porciúncula
Secretário Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura disse ainda ao Portal M! que houve mau uso da Lei Aldir Blanc
O baiano André Porciúncula, Secretário Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, disse em entrevista exclusiva ao editor-chefe do Portal M!, ao jornal A Tarde, que “serão injetados quase meio bilhão para empréstimo no setor” para auxiliar os artistas que estão passando por dificuldades neste período de pandemia.
“O Governo Federal, não só a Secretaria de Cultura, vem tomando algumas atitudes para poder mitigar os impactos dessas decisões absurdas e equivocadas e criminosas que violaram direitos civis, violaram liberdades individuais, destruíram emprego, destruíram vidas. Eu acho que dentro do âmbito da Secretaria de Cultura, o primeiro grande impacto foi a aprovação da Lei Aldir Blanc com o auxílio emergencial para os pequenos artistas”, ressaltou.
Segundo o secretário, houve ainda o mau uso da Lei Aldir Blanc.
“Eu preciso registrar, principalmente a parte de editais, muito mau usada por alguns estados, editais absurdos, mas houve um grande impacto ali na parte de assistencialismo para os pequenos artistas, o que foi positivo”, disse.
“Nós estamos lançamos aqui também um auxílio emergencial para os pequenos produtores de cinema e agora vou até antecipar aqui, deve estar saindo nas próximas semanas, dependendo da agenda do presidente, estamos terminando de oficializar toda a parte burocrática de R$480 milhões, quase meio bilhão, para empréstimo de baixo valor, baixo juros para incentivar o mercado cultural para que esses pequenos artistas, médios e grandes, qualquer um, possam pegar esse empréstimo e tenham cinco anos para pagar, dois anos aí de carência, baixo juros”, completou.
Ativo nas redes sociais, fã do ideólogo e representante do conservadorismo no Brasil, Olavo de Carvalho, e crítico da política do isolamento, André Porciúncula é considerado como próximo da ala radical e ideológica do governo. Para ele, “o termo radical é uma expressão meio vazia”.
“Primeiro que o termo radical é uma expressão meio vazia. O que é radical, quando você traz o radical para o dia a dia, como se fosse uma qualificação absoluta por si só. Por exemplo, o cara é radicalmente são? Sou. Eu sou radicalmente honesto? Sou. Então radical de que forma? Em que aspecto? Porque radical por si só não é bom nem ruim. Ele só é um adjetivo de intensidade”, pontuou.
“E aí até se você vai para a origem etimológica do termo radical, que vem de raiz, as raízes mesmo dos valores da sociedade, se você entrar nesses valores, eu sou. Agora se você me perguntar “você é radicalmente louco?” não. Não sou. Então depende de que aspecto você emprega o termo radical. Sobre Olavo, eu o admiro como filósofo, não tenho problema nenhum de dizer isso, não tenho nenhuma vergonha, inclusive, faz parte do truque retórico da esquerda trazer a pecha de radical a todos aqueles que estão para fora do espectro político da esquerda”, completou.
Ainda segundo o secretário baiano, “qualquer um que fuja daquela falsa polarização entre esquerda e esquerda mesmo é imediatamente classificado como radical para trazer a ideia pejorativa de que é desequilibrado”.
“Eu me pergunto quantas pessoas do PCdoB, ou do pessoal, partidos que defendem revolução armada, defendem ditaduras pelo mundo afora, foram classificados como radicais pela mídia maestra, eu nunca vi isso. Então eu não me considero radical ou não, depende do qualificativo, não da intensidade. Então se for radicalmente são, sim”.
Porciúncula avaliou ainda os tensionamentos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e os outros poderes, sobretudo o Judiciário.
“Eu não posso falar sobre a relação do presidente com os outros poderes. O que eu percebo das relações é que o presidente é o sujeito que mais preza por diálogo, está sempre reforçando que vai jogar dentro das quatro linhas, está sempre reforçando a importância da Constituição, da legalidade, da ordem”, disse.
“Então o último lugar que vocês poderiam ter medo ou preocupação para surgir aí algum tipo de tirania, algum tipo de desrespeito à ordem constitucional é dentro do Poder Executivo com o presidente Bolsonaro que já se mostrou várias vezes um grande defensor da nossa Constituição, do nosso ordenamento jurídico”, completou.
Capitão da Polícia Militar, André também disse que “os valores que norteiam a base da Polícia Militar são os mesmos valores das Forças Armadas: hierarquia, disciplina e preservação da ordem legal”.
Por fim, André Porciúncula repudiou veementemente o que chamou de “política criminosa de destruição econômica dos meios de sobrevivência”.
“A ideia de que se trancar pessoas saudáveis dentro de casa e impedir que elas ganhem o sustento de cada dia seria algo positivo ou próspero para combater um vírus. Isso é um absurdo, isso foi criminoso e foi o que acarretou esse estado com nossos pequenos artistas”, finalizou.
Confira entrevista:
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Política
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ministro da Guerra israelita, Benny Gantz, renuncia ao cargo
Conservadores lideram eleições para o Parlamento Europeu na Alemanha
Gilmar interrompe julgamento que pode levar Collor à prisão
Ministra da Argentina diz não saber sobre foragidos do 8 de janeiro
Nem todas as áreas se resolvem com liberalismo, diz Silveira
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional