Mamadou Gaye deixa gestão da Aliança Francesa na Bahia
Ele chegou à Bahia em 2017
Após ficar um período à frente da diretoria da Aliança Francesa na Bahia, o senegalês naturalizado francês, Mamadou Gaye, que chegou à Salvador em 2017, deixa o cargo, mas com planos de continuar no Brasil.
Ele falou sobre os desafios de encarar a missão, encerrada em meio a pandemia de covid-19. “Amei a missão. A minha gestão foi particularmente desafiadora por conta da pandemia. Tivemos que nos reinventar ainda mais e isso foi ótimo”, avaliou.
Mesmo com a crise sanitária, as atividades na instituição, localizada na Ladeira da Barra, não foram interrompidas – as aulas seguem presenciais até o final do ano. O resultado das diversas ações pode ser conferido em uma pesquisa de satisfação, realizada junto aos alunos da Aliança, que apontou uma aprovação do curso superior a 96%.
“Nossa abordagem parte do pressuposto de que, não apenas o professor, mas também os alunos têm algo a contribuir partindo do seu próprio repertório. A formação envolve todos e a contribuição de cada um é muito importante”, defendeu Gaye.
Para compensar a falta de contato presencial, a equipe investiu em tecnologia, novos métodos de ensino e na interação para manter a comunicação e interação com os alunos. “Nossas aulas online são muito boas hoje, depois de quase dois anos de experiência e muitas formações para os professores”, diz o ex-diretor.
Ações sociais e culturais, como o evento virtual Diálogos Contemporâneos entre África e Ocidente e a iniciativa que beneficiou moradores da comunidade de Vila Brandão com cestas básicas, uniram e engajaram os alunos não só no curso de idioma, mas em momentos de cultura, alegria e solidariedade.
Outras iniciativas de inclusão foram adotadas, como oferta de bolsas de estudo integrais e adoção de uma política de adequação de valores das mensalidades e facilidade de pagamento. A estratégia tinha o objetivo de tornar a escola mais acessível a todos que desejam se aproximar do idioma e da cultura francesa sem sair da Bahia.
Internamente, o clima de cooperação e aprendizado era ainda maior. Ao invés de uma gestão centralizadora, decisões coletivas e compartilhadas só aumentaram a confiança entre os membros da equipe.
Mamadou avalia que sua principal contribuição foi poder se colocar a serviço da equipe, orientar, acolher, dividir poder para empoderar cada colaborador para que se sentisse responsável pela sua própria missão.
“Minhas raízes africanas me ajudaram muito. Nasci no Senegal, cresci vendo a comunidade, a contribuição de cada pessoa do grupo ser valorizada. Quando a gente divide o sentido geral do trabalho com todos, o efeito da ação individual tem impacto positivo no coletivo. O ecossistema torna-se favorável a bons resultados”, explica.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional