“Educação não é para amadores”, afirma diretora da Fundação Getúlio Vargas sobre retomada pós-pandemia

Para recuperar o tempo perdido, uma das sugestões é investir na escola em turno único


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Ana Paula Ramos 10/08/2021 23:00 Cidades

A comissão de Educação da Câmara Municipal de Salvador reuniu educadores, alunos e Cláudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), para debater como recuperar o tempo perdido após quase dois anos sem aula presencial em função da pandemia da Covid-19.

Uma das respostas serve não apenas a esse período de retomada, mas se configura como uma das chances de qualificar o ensino público: a escola em tempo integral. Em vários países, o turno único já é uma realidade.

Além disso, outras alternativas são a criação de um sistema de recuperação de aprendizagem; trabalho colaborativo dentro de cada escola e entre escolas; e a criação de um currículo claro.

Em sua explanação, Cláudia Costin trouxe dados sobre a educação no período anterior a pandemia. E eles são desabonadores. De acordo com a Avaliação Nacional de Aprendizado, quase 55% dos alunos do 3º ano do ensino público, com idades entre 8 e 9 anos, não se alfabetizaram.

Os números refletem o pouco caso com a educação. Apenas na primeira década do século 21, o Brasil universalizou o ensino fundamental.

No entanto, em alguns estados é possível observar mudanças positivas que refletem uma melhor qualidade no ensino. Um exemplo citado por Cláudia Costin é a cidade de Sobral, no Ceará. Há anos, o município apresenta o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

No sistema empregado em Sobral, todas as escolas da rede municipal devem apresentar o mesmo resultado. Além disso, a cada dois meses os alunos são submetidos avaliações diagnósticas.

“Estamos vivendo um negacionismo na ciência. É bom ter cuidado para  que não tenhamos o negacionismo na educação. A educação não é para amadores. Não é uma coisa apenas poética, bonita. Não é apenas para ter a criança feliz. É para estar feliz, mas também construindo o futuro”, alerta a educadora.

Para a presidente da Comissão de Educação, Esporte e Lazer, Cris Correia (PSDB), a escola em tempo integral, com o aluno tendo aula curricular num turno e reforço no outro, além de atividades extracurriculares, precisa ser perseguida pelo poder público.

“Essa é uma das saídas para diminuirmos o fosso existente entre a educação pública e a privada. Outros países adotaram esse modelo na perspectiva de melhorarem a educação, que é única porta para um futuro digno e promissor”, assinalou.

Além de Cris Correia, participaram da reunião os vereadores Marta Rodrigues, Silvio Humberto, Téo Senna e Emerson Penalva

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