Transporte clandestino gera prejuízo de R$ 180 milhões ao ano
De acordo com coordenador-geral da UGP, Alex Emanoel, uma das soluções poderia ser legalizar vans que rodam de maneira irregular na cidade
Entidades de defesa dos usuários do transporte público de Salvador realizaram, na manhã desta terça-feira (10), uma manifestação em frente a sede do Ministério Público da Baha (MP-BA), no Centro Administrativo, no CAB.
Na oportunidade, o grupo, com faixas e cartazes, solicitou a instituição uma definição de um processo que se arrasta a seis anos e que permitiria a estudantes pagar meia-entrada no chamado transporte não-regular, assim como permitiria a gratuidade de acesso a idosos e deficientes.
De acordo com o coordenador-geral da União Geral dos Passageiros (UGP), Alex Emanuel, uma das opções para acabar com o atual cenário do transporte clandestino em Salvador seria a Prefeitura da capital baiana realizar uma licitação para abrangir até mesmo as vans que rodam de maneira irregular na cidade.
“O dinheiro que é gasto no transporte clandestino não vai para o Município, o que acaba gerando um prejuízo de R$ 180 milhões ao ano. Com esse dinheiro, seria possível renovar um terço da frota, evitar a falência da CSN e a intervenção da Prefeitura no sistema”, disse.
Para o militante, as vans irregulares atrapalham o trânsito da cidade e prejudicam os passageiros. “A Prefeitura não tem controle sobre isso. As vans tomam os pontos e, no centro da cidade, quando precisamos pegar os ônibus, temos de ir para o meio da rua e acessar”, afirma Alex Emanuel.
“Já temos um bom exemplo do Sistema e Transporte Complementar. Porque não fazer isso agora? Mas, o prefeito prefere ir ao México do que debater esta situação com a população de Salvador”, acrescentou.
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