Bruno Reis entrega novo Centro Municipal de Educação Infantil de Cosme de Farias
O equipamento é um dos mais modernos da rede municipal de ensino
O prefeito Bruno Reis (DEM) entregou nesta sexta-feira (16) o novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), Luis Eduardo Magalhães, que vai contemplar a comunidade de Cosme de Farias e adjacências. A entrega simbólica contou com as presenças da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e do titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira.
O equipamento foi completamente reconstruído pela Prefeitura e é considerado um dos mais modernos da rede municipal de ensino. A antiga estrutura teve que ser demolida em razão da precariedade do prédio de pré-moldado.
Com investimento da ordem de R$4,3 milhões, o Cmei possui 1.282 m² de área construída. A quantidade de vagas aumentou, passando dos atuais 136 alunos matriculados para 190 vagas, distribuídas entre os grupos 2 e 3 nas creches e na pré-escola, grupos 4 e 5.
O prefeito destacou que a nova unidade possui o que há de mais moderno – por exemplo, há Wi-Fi em toda a escola e sala multiuso com kit multimídia – e que investir em educação de qualidade é investir em tecnologia e inovação.
“Um ambiente como esse motiva os profissionais e as crianças a aprenderem. Com amor, com conteúdo programático e qualidade de todo o material pedagógico que estamos oferecendo, isso vai transformar a vida de todos. Só a educação é capaz de dar independência e autonomia, de alcançar nossos sonhos e objetivos”, salientou.
Estrutura
O atual Cmei Luis Eduardo Magalhães tem oito salas de aula, mais sala de artes e multiuso; fachada com pastilha e gradil artístico; acessibilidade total, incluindo plataforma elevatória; reutilização de água pluvial; quadra esportiva coberta; ambientes alternativos: sala de artes e sala multiuso com projetor, televisão e divisória retrátil para criação de duas salas (capacidade de até 70 alunos); playground e recreio descoberto.
Além disso, possui estacionamento; salas administrativas (diretoria, secretaria, coordenação e sala de professores com copa); sanitários de alunos; sanitário para pessoas com necessidades especiais (PNE); refeitório e guarita coberta com sanitário, entre outros ambientes.
Gestora da unidade desde 2011, a diretora Lídia Maria Ribeiro lembrou que o antigo Cmei trazia muitos problemas, como goteiras e alagamentos nos dias de chuvas e excesso de calor nos dias mais quentes.
“Hoje essa estrutura é de alto nível e qualidade, aqui na região ela se destaca. E se tem instalações boas, as crianças vão se sentir melhor, ter melhor concentração e desempenho no aprendizado”, avaliou.
O chefe do Executivo municipal ainda ressaltou a necessidade de a Educação se reinventar em um mundo que será outro, após a pandemia.
“Toda a estrutura que montamos para as aulas semipresenciais vieram pra ficar. Isso será usado depois para reforço escolar, para auxiliar ainda mais as aulas em tempo integral, para oferecer mais conteúdo, informação e educação com qualidade melhor”, avaliou Bruno Reis.
Apelo
O prefeito voltou a fazer um apelo para que os professores da rede que ainda não realizam atividades presenciais possam voltar à sala de aula.
“Aqui no Cmei Luís Eduardo Magalhães todos os professores voltaram, e agradeço bastante por isso. Mas lembro aos demais que vacinamos entre abril e maio todos os trabalhadores da educação com a primeira dose. Muitas de nossas escolas já têm uma infraestrutura como essa, então é importante o retorno da Educação, que os professores tenham consciência disso.”
Bruno Reis ainda ressaltou que nunca ameaçou cortar o ponto daqueles que não voltaram à sala de aula, entendendo que, se não houver engajamento e comprometimento, não há como fazer educação de qualidade.
“Já vacinamos 60% da população com a primeira dose, 27% com a segunda. Todos os públicos vulneráveis acima de 18 anos já foram vacinados. Não dá mais pra ter a mesma inércia do passado, até porque tem um ano e meio de aulas paralisadas, então precisamos correr muito. Peço também às mães e pais que pensem nos seus filhos e o quanto um ano e meio sem estudar é prejudicial para as crianças”, finalizou.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
Cidades
Artesanato da Bahia dá dicas de presentes para Dia dos Namorados
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
Maria Romilda Maltez assume presidência da Liga Bahiana Contra Câncer
PF destrói 255 hectares de plantação de maconha na fronteira com Paraguai
Últimas Notícias
Defesa Civil alerta para novas chuvas no RS nesta semana
De acordo com o comunicado, tanto a Defesa Civil quanto a Sala de Situação do estado monitoram o avanço de uma frente fria
Sem Bolsonaro, manifestação contra Lula e Moraes fica esvaziada
Ato reuniu um número mais tímido de pessoas do que os convocados pelo próprio ex-presidente
Goleada do Cuiabá sobre Criciúma deixa Vitória na lanterna do Brasileirão
Foi a primeira vitória da equipe mato-grossense na competição
Kleber Bambam diz que foi ‘o maior fenômeno do BBB no geral’
Influencer venceu a primeira edição do reality, em 2002
ANS cobra esclarecimentos de plano de saúde sobre suspensão de vendas
A partir de 1º de julho, os clientes da Golden Cross passarão a ser atendidos na rede credenciada Amil
Em partida contra o México, Endrick iguala recordes de Pelé, mas rejeita comparações
Atleta marca com a camisa da Seleção Brasileira em três jogos consecutivos antes dos 18 anos
Prefeituras da Bahia receberão primeiro repasse do FPM de Junho com alta de 30%
Valor supera expectativas e impulsiona os cofres municipais
Lulu Santos tem “plena recuperação” após crise de gastroenterite, diz boletim
Previsão é que cantor tenha alta nesta segunda-feira (10)
Após derrota, o presidente da França dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas
Em resposta a resultados desfavoráveis nas eleições do Parlamento Europeu, Macron busca renovar a Assembleia Nacional com novas eleições
Bahia Farm Show começa nesta segunda com expectativa de público recorde
Solenidade de abertura contará com a presença de autoridades e representantes do agronegócio nacional